19/05/2011

Filme: Volver

Por Eduardo Andolini





Fala galera, belezinha? Antes da minha dica de todas as quintas-feiras, gostaria de falar sobre um filme que está vindo por aí. Amanhã, dia 20 de maio, estreia "Piratas do Caribe - Navegando em Águas Misteriosas", um filme muito aguardado que tráz um enredo totalmente novo à série. O elenco também conta com inovações como, por exemplo, o guitarrista Keith Richards, que viverá Capitão Teague. Outra novidade é uma das minhas atrizes favoritas, Penélope Cruz, que interpretará Angélica.

Infelizmente, Penélope Cruz é mais conhecida com os filmes de Hollywood em que quase sempre faz papeis secundários e estereotipados. Porém, a dica de hoje é justamente de um filme brilhantemente estrelado por ela.
É quase regra que os grandes diretores tenham seus favoritos e suas musas, e o espanhol Pedro Almodóvar sempre deixou bem clara a admiração por sua compatriota. Penélope estrelou muitos filmes do diretor e, de todos eles, o meu favorito é Volver
Almodóvar produz filmes em que você sente todas as emoções de uma vez só: em menos de duas horas você fica angustiado, ri, chora, se irrita e, o principal: você se surpreende! A linguagem do diretor é bem simples e clara, mesmo trazendo coisas que sempre ficam entre o absurdo e o cotidiano, entre o provável e o impossível.
Falando de Volver, trata-se da história de Raimunda (Penélope Cruz), mãe que tem um marido desempregado e uma filha adolescente. Ela se vira como pode para sustentar a família. Sua irmã mais velha, Sole, vivida por Lola Dueñas, é a dona de um salão de cabeleireiro e vive sozinha desde que seu marido foi embora com uma de suas clientes.
Certo dia, Sole liga à irmã para comunicar a morte de sua tia Paula, apegadíssima à personagem de Penélope. Entretanto, Raimunda não pode comparecer ao enterro: antes de receber tal noticia, ela encontra seu marido morto na cozinha, com uma faca no peito. A filha, então, confessa ter matado o pai. A protagonista começa a buscar meios de se livrar do corpo sem levantar suspeitas sobre ela ou a filha, enquanto que Sole viaja sozinha até uma aldeia para o funeral da tia.
Vamos então todos ver Piratas do Caribe 4, pois deve ser um grande filme sim! Mas procure Volver: que eu garanto que será um filme pra colocar entre seus favoritos.
See U!


*Eduardo Andolini é professor de educação física e língua inglesa e escreve sobre cinema para o AODC Notícias todas as quintas-feiras.

Um comentário:

  1. Don, almodovar é o que há. (Não que eu já tenha assisitdo à um filme dele, mas uma pessoa que eu respeito muito intelectualmente é uma grande fã, então deve ser bom.)
    E o principal, você me deixou com vontade de ver o filme..

    ResponderExcluir

Qual sua opinião sobre o post? Comente, abra discussões, critique, elogie. O AODC Notícias é o seu espaço.

Instagram

>

Não deixe de conferir:

Oficina Teatral 2022 - CEU PQ Bristol

Depois de muito tempo parados por conta da pandemia de Covid-19, finalmente estamos de volta com a oficina teatral gratuita. Agora em um no...