30/07/2012

É dia de feira com AODC


Olá, estudantes!

No último domingo, fechamos a 7ª Mostra Cultural com chave de ouro. Mas as aulas continuam a todo vapor e para seguir em frente, voltamos aos nossos passeios.
A nossa oficina é a única que tem abordagem em produção por profissionais de comunicação, e para dar um suporte a mais aos estudantes, vamos à duas grandes feiras que irão acontecer em São Paulo este mês: a PHOTOIMAGE BRAZIL 2012, 20ª Feira Internacional de Fotografia, e a Broascast & Cable - SET 2012.

Estas duas feiras são janelas do que há de novo no mercado de produção e fotografia, e darão um panorama mercadológico das áreas técnicas que aplicamos na oficina AODC.


O grupo A Ordem do Caos é considerada uma companhia de teatro crossmedia por trabalhar com produção e comunicação, e por ter professores formados e profissionais qualificados. Com isso, o estudante tem um acesso real às informações e técnicas que o mercado usa.

Nestes eventos iremos conhecer os produtos, mexer, e é claro, receber orientações que irão completar o capítulo de iluminação que foi passado na oficina. Seria muito importante a presença nestes eventos, pois nelas poderei dar acesso aos equipamentos reais e profissionais que o mercado usa.


Estas feiras são reservadas aos que atuam no setor, mas como o grupo AODC é uma produtora de eventos, todos poderão ir como estudantes e produtores.
Pergunte ao seu monitor como preencher os dados e nos vemos lá.
Abraços!


Imagens: www.panoramavisual.com.br

26/07/2012

Banda Kavalla realiza show gratuito na Mostra Cultural do Jabaquara


Domingo, dia 29 de julho, é dia de rock'n'roll de primeira no Centro Cultural Jabaquara. A Banda Kavalla apresenta show com entrada franca, a partir das 16h, participando das atividades da 7ª Mostra, organizada pelo grupo A Ordem do Caos.

Formada em 2011 por integrantes de bandas amigas, Kavalla possui influências que passam pelo rock clássico ao heavy metal, estilos que dão cara às composições próprias e aos covers do grupo. Os shows, com Paulo Lutero no vocal, André Domingues na guitarra, Diego Salomão no baixo e Gustavo Jubran na bateria, são para os fãs de um rock sem fronteiras e apreciadores de um novo som. Para conferir mais informações sobre o som dos paulistas, acesse a fan-page dessa galera no Facebook: Banda Kavalla.

A apresentação começa às 16h, no dia 29 de julho, domingo, no Centro Cultural Jabaquara. O local fica à rua Arsênio Tavolieri, 45, próximo ao pátio do Metrô. Não haverá distribuição de ingressos, mas é recomendado ao público chegar cerca de 20 minutos antes do show.

24/07/2012

A Ordem do Caos encerra neste domingo a 7ª Mostra do CCJabaquara


A 7ª Mostra Cultural terá seu último dia de atrações gratuitas no próximo final de semana e quem realiza o encerramento dessa festa é o grupo A Ordem do Caos, organizador do evento. Com o espetáculo O Parturião, o grupo garante que vai surpreender o público que já conhece a peça e encantar os novos espectadores.

A comédia se desenrola em meio às brigas entre duas famílias rivais, somadas às confusões de seus empregados matutos, Matias Cão e João Teité, que armam todas contra os patrões muquiranas. O resultado vem com boas risadas e diversão garantida ao público. Não tem desculpa para não ir: a entrada é franca!!

O espetáculo começa às 18h, no dia 29 de julho, domingo, no Centro Cultural Jabaquara. O local fica na rua Arsênio Tavolieri, 45, próximo ao pátio do Metrô. Não haverá distribuição de ingressos, mas é recomendado ao público chegar cerca de 20 minutos antes da apresentação.

A Ordem do Caos
"O Parturião"


Texto: Luiz Alberto de Abreu
Direção: Wellington Dias
Duração: 90 minutos
Classificação etária: a partir de 12 anos


Elenco: Ananda Dias, Antonio Kisters, Daniel da Silva, Gi Barboli, Janna Lemos, Joel Ícarus, Marjorie Silva, Mettal Rodrigo, Tallison Oliveira e Wellington Dias. 
Produção: Eduardo Andolini (Don)
Equipe de produção e montagem: A Ordem do Caos
Iluminação: Paulo Akxyll
Sonoplastia: Josh Walter
Figurino: Juliana Galla
Maquiagem: Ingrid Menezes, Jéssica Nazli e Janna Lemos
Assessoria de imprensa: Gi Olmedo

Dança marca sua presença na 7ª Mostra Cultural



A Cia Oikóos, de Guarulhos, mostra seu trabalho ao público paulistano no próximo domingo, no Centro Cultural Jabaquara, participando da 7ª Mostra Cultural. Por meio de uma mensagem de paz, o grupo traz a dança ao CCJ, num espetáculo de 30 minutos que mescla o estilo contemporâneo da arte e o jazz moderno.

A Cia de Dança Oikóos existe há mais de 12 anos e desde setembro de 1999 faz apresentações em escolas, igrejas e eventos evangelísticos. Atualmente, possui oficinas de aprendizado de dança e têm, como objetivo principal, mostrar que através da arte é possível enxergar a dança cristã de uma maneira diversificada, o que proporciona uma visão unificada e apresentável ao público, passando uma mensagem de amor e esperança. O significado do nome vem do grego (Oikóos - Família Ampliada). A companhia conta com bailarinos formados em estilos como ballet, jazz e contemporâneo, com o intuito de agregar pessoas que tenham a mesma visão e responsabilidade com a arte.

Para conferir, a entrada é gratuita e a música rola a partir das 17h30, dia 29 de julho, no Centro Cultural Jabaquara. O local fica na rua Arsênio Tavolieri, 45, próximo ao pátio do Metrô. Não haverá distribuição de ingressos, mas é recomendado ao público chegar cerca de 20 minutos antes da apresentação.



Cia Oikoós
BailarinosAmanda Nunes da Silva Pinheiro, Beatriz Andrade Hesse, Dayse Roberto de Araújo, Fabiana Andrade Hesse, Fernanda dos Santos de Oliveira, Keyla Reis Silva de Siqueira, Thiago de Almeida Chaves, Vanessa Thais Silva Chaves e Weylha Laiane de Paula Marinho
Duração: 30 minutos
Classificação Indicativa: Livre

18/07/2012

Além da Ponte se apresenta na 7ª Mostra Cultural do Jabaquara


Nos intervalos dos espetáculos teatrais deste domingo, a banda Além da Ponte faz o som para a galera visitante do CCJ e convidados. O grupo, composto por Alex Jardim (bateria), Eduardo Dias (vocal e violão), Lucas Sousa (guitarra) e Vinicius Quinelo (baixo), acredita que fazer música sem se importar com rótulos é o espírito principal dessa reunião de amigos, que surgiu na periferia da zona sul de São Paulo, ainda na escola, por estímulos de festivais culturais promovidos pela coordenadoria local. 


Após três anos de conversa, estabilizações, ensaios, papos jogados fora, muito som e nada concreto, os quatro finalmente formam, no final de 2010, a "Além da Ponte", que por sua formação faz um rock diferente, cheio de elementos não-comuns e forte influência brasileira. No ano seguinte, a banda se junta a um evento do município, o Projeto Vocacional, que por meio dos CEU’s instrui e direciona os músicos da região, além de promovê-los.





Para quem quiser conferir, a entrada é gratuita e o som rola a partir das 17h, neste domingo, 22 de julho, no Centro Cultural Jabaquara, localizado à rua Arsênio Tavolieri, 45, próximo ao pátio do Metrô. Não haverá distribuição de ingressos, mas é recomendado ao público chegar cerca de 20 minutos antes da apresentação.

17/07/2012

Itapevi presente na 7ª Mostra Cultural com a Cia d'Os Liberttinos


O espetáculo www.Brasil Efêmero - Liberttinos e Libertários é uma sátira antropofágica, resultado de um ano e meio de pesquisas. Teatro, tecnologia e sexualidade são os temas abordados, trazendo ao palco diversas críticas ao fazer teatral, à dependência da tecnologia, à repercussão de acontecimentos na internet e ao universo da diversidade sexual, seus preconceitos e estereótipos. A Cia d’Os Liberttinos tem como objetivo estimular a reflexão sobre os temas. 


A peça tem como característica a intercomunicação com o público, com uma uma encenação que envolve, também, o espaço que deveria ser da plateia. O espetáculo traz também diversos elementos que enriquecem o enredo, como bonecos, em teatro de animação e recursos multimídia, que estabelecem a dialética no espetáculo.


A entrada é gratuita e a peça começa às 18h, neste domingo, 22 de julho, no Centro Cultural Jabaquara, localizado à rua Arsênio Tavolieri, 45, próximo ao pátio do Metrô. Não haverá distribuição de ingressos, mas é recomendado ao público chegar cerca de 20 minutos antes da apresentação.



Cia d'Os Liberttinos

www.Brasil Efêmero - Liberttinos e Libertários

Texto: André de Araújo
Direção: André de Araújo
Duração: 75 minutos
Classificação Indicativa: 12 anos

ElencoAna Elisabeth, Emanuel Bittencourt, Giannini Ilka, Patrícia Martins
ProduçãoPatrícia Martins
Figurinos e adereços: O grupo
Maquiagem: O grupo

Fotografias: André de Araújo, Giannini Ilka, Patrícia Martins
Design Gráfico: AM Design











Espetáculo "Escrevendo Eu" gratuito no Jabaquara


Eduardo Andolini (Don) retorna à Mostra Cultural do Jabaquara, em sua 7ª edição, para apresentar, junto a um grande elenco, a obra Escrevendo Eu, de sua autoria com Mettal Rodrigo. Este ano a esquete, apresentada em 2011 no mesmo evento, tornou-se uma peça de 40 minutos, que promete surpreender o público. 

O que aconteceria se a sua consciência falasse com você? E, pior, mostrasse que a sua vida, perfeita, é cheia de defeitos? Em Escrevendo Eu esse assunto é abordado de uma forma um tanto peculiar, e mostra que, às vezes, é melhor agir contra a sua própria consciência. Se você não entendeu, assista à peça e tire suas próprias conclusões.

A entrada é gratuita e a peça começa às 16h, neste domingo, 22 de julho, no Centro Cultural Jabaquara, localizado à rua Arsênio Tavolieri, 45, próximo ao pátio do Metrô. Não haverá distribuição de ingressos, mas é recomendado ao público chegar cerca de 20 minutos antes da apresentação.


Escrevendo Eu
De Don e Mettal
Duração: 40 minutos
Classificação Indicativa: 12 Anos
Gênero: Comédia


Direção: Eduardo Andolini (Don)
Elenco: Mettal Rodrigo, Rafael Frade, Ysabelle Botti, Mary Durval, Marcela Mosqueti, Daniele Oliveira e Fábio Jarjura.
Produção: Don, Mettal, Ysabelle Botti e Marcela Mosqueti

12/07/2012

O manual da beleza

Por Ligia Mendes

Estar bonita não é usar roupas caras, relógios chamativos, muita maquiagem a todo momento, salto alto, acessórios diversos ou cabelo escovado. Estar bonita é MUITO além da aparência: não é só seguir as tendências, é se sentir bonita. Para isso, você precisa cuidar do seu corpo e do seu bem-estar.

Mas como?
Primeiramente, para se sentir bonita (essência) é preciso estar de bem com o mundo, com as pessoas, se sentir segura, motivada e cuidar da alimentação, unhas, pele, corpo e cabelos.

Para estar com as roupas adequadas, identifique os “pontos fracos” do seu tipo de corpo, disfarce-os e realce o que de melhor você tem. A seguir, coloque acessórios, salto e/ou jóias. Porém, é preciso ter cautela em exageros, pois a mais pura beleza está na simplicidade. Não é preciso andar sempre com maquiagem forte, com escova e muitos adereços. Saiba adequar a combinação do look a cada lugar.

No dia a dia, utilize uma maquiagem leve, mais casual, de acordo com a sua personalidade. Se sempre estiver muito arrumada, quando participar de algum evento especial, você não chamará atenção, e sim, as outras pessoas, por estarem com um visual diferente dos dias rotineiros. Elas tomarão o lugar de destaque na festa.

Então, atente-se a tudo. Cuide do seu corpo, pele, higiene, cabelos, roupas e, claro: bons modos ajudam bastante!

10/07/2012

Companhia Máscara traz "O Sonho de Clarence" ao Jabaquara




Baseada na obra de Ricardo III, de William Shakespeare, a Companhia Máscara apresenta um espetáculo que mescla as linguagens de teatro tradicional e teatro mudo. O Sonho de Clarence aborda uma história passada durante a idade média, em que as casas de Lancaster e York estão numa intensa disputa pela coroa inglesa. Eduardo IV assume a coroa, marcando a vitória da dinastia de York. Ricardo III, irmão do atual rei, agora pensa em um plano para se apoderar da coroa. O ardiloso duque é cruel e não tem piedade nem com aqueles de mesmo sangue. O Duque de Clarence, George, antes da morte planejada pelo irmão, conta o sonho que tivera e suas visões horríveis quanto esteve preso em uma torre.               

A entrada é gratuita e a peça começa às 18h, neste domingo, 15 de julho, no Centro Cultural Jabaquara, localizado à rua Arsênio Tavolieri, 45, próximo ao pátio do Metrô. Não haverá distribuição de ingressos, mas é recomendado ao público chegar cerca de 20 minutos antes da apresentação.


Companhia Máscara
O Sonho de Clarence
Baseado no texto de William Shakespeare, Ricardo III
Duração: 50 minutos
Classificação indicativa: 12 anos
Gênero: Drama histórico
*Este espetáculo contém cenas de horror


Direção: Lucas Almeida
Trilha sonora: Lucas Almeida
Iluminação: Danilo Esteves
Cenário: Marcelo Hoffmann
Elenco: Gilberto, Tarek, Eduardo, Guilherme, Tatiana, Odileny, Renato, Valéria, Jhonattan, Camila Porfiro e Felipe Vasconcelos.

Esquete "O Jogo" promete arrepiar o CCJabaquara


Um casamento desfeito e uma mente vingativa. Com este tema, a obra O Jogo, de autoria de Sérgio Virgílio e direção de Ingrid Menezes, participa da 7ª Mostra do Centro Cultural Jabaquara. 

Lígia, uma mulher fria e poderosa, acostumada a ter tudo aos seus pés, não aceita quando Carlos, seu marido, decide ir embora para viver com Helena, uma atriz. Até onde um jogo de obsessão pode levar um casal à completa insanidade? O que era apenas uma brincadeira de despedida virou um jogo sem limites, onde apenas o vencedor sobrevive.


A entrada é gratuita e a esquete começa às 17h, no Centro Cultural Jabaquara, localizado à rua Arsênio Tavolieri, 45, próximo ao pátio do Metrô. Não haverá distribuição de ingressos, mas é recomendado ao público chegar cerca de 20 minutos antes da apresentação.

O Jogo

Duração: 25 minutos
Classificação etária: 14 anos
Texto: Sérgio Virgílio
Direção e produção: Ingrid Menezes
Elenco: Bruno Marselha, Daniel da Silva, Jéssica Nazli e Juliana Galla

Peça "Nunca Vou Esquecer" com entrada gratuita na 7ª Mostra Cultural


Dia 15 de julho, às 16h, o Centro Cultural Jabaquara recebe a companhia Arte|Caos com o espetáculo Nunca Vou Esquecer. A obra, de Sérgio Virgílio, passou anteriormente pela Fábrica de Cultura da Vila Nova Cachoeirinha e pelo Bar Cênico, onde foi muito bem recebida pelo público, devido a sua sutileza única ao abordar os conflitos internos de quatro adolescentes. A peça acontece em forma de monólogos intercalados. Os personagens contam cada um sua história, interagindo simbolicamente com os outros atores.

A neurótica, o maníaco sexual, o tímido e a sonhadora. Quatro estereótipos que se tornam personalidades mais profundas, desencadeando em uma história envolvente. Jovens que recém descobriram a sexualidade passam a ter responsabilidades. Até onde se pode chegar sem a segurança dos pais? Encarar a vida adulta quando ainda estão fresquinhos na memória os traumas de infância, quando não se tem definida a vida profissional e tampouco a amorosa. 

A entrada é gratuita e a peça começa às 16h, no Centro Cultural Jabaquara, localizado à rua Arsênio Tavolieri, 45, próximo ao pátio do Metrô. Não haverá distribuição de ingressos, mas é recomendado ao público chegar cerca de 20 minutos antes da apresentação.

Arte|Caos
Nunca Vou Esquecer

Duração: 45 minutos
Gênero: Drama
Classificação etária: 12 anos
Texto:  Sérgio Virgílio 
ElencoIgor di Rocha, Maína Alexandre, Théo Oliveira e Janaína Marques
Direção: Sérgio Virgílio
Produção: Ingrid Menezes e Geórgia Reis

07/07/2012

Aos estudantes da Oficina 2012: relatório sobre a Mostra


Aqui vai uma orientação sobre como elaborar o relatório das atividades da 7ª Mostra: o trabalho deve ser realizado de acordo com a visita feita pelo seu grupo aos bastidores da companhia teatral que se apresentou. Nele, você deverá descrever suas impressões pessoais - críticas, elogios, formas como ocorreu a montagem, preparação dos integrantes, enfim, tudo aquilo que você observou, com uma pitada da sua opinião a respeito. É importante que seja seguida uma linha argumentativa, de acordo com tudo o que já foi aprendido na oficina, somado às suas pesquisas pessoais.


Se restar alguma dúvida durante este processo, peça auxílio ao seu monitor, que poderá esclarecer boa parte das ações que a companhia teatral utilizou para produzir a peça. Outra dica importante é conversar com os integrantes do grupo (sem atrapalhar a preparação dos atores pré-espetáculo, claro), já que, muitas vezes, o estudo realizado ou a linha de pesquisa da companhia é diferente das conhecidas por você ou das utilizadas pela AODC. O mais importante nesse relatório, é o aprendizado de diferentes linguagens teatrais, cada uma delas com sua peculiaridade e importância para o desenvolvimento do "fazer arte". 

03/07/2012

Cia Atapu faz sua estreia no palco do Centro Cultural Jabaquara


O espetáculo Quarto 304 promete conquistar o público na noite do próximo domingo na 7ª Mostra do Centro Cultural Jabaquara. O texto, de Cezar Filho, é encenado pela Cia Atapu e traz uma trama envolvente que se passa em 1990, no inverno de Nova York. As ações de impacto são sempre no quarto 304 e o enredo possui em cinco personagens: Oliver, um jovem inglês, Adam, um jovem francês, Rebecca, uma prostituta, Rosie, estudante de jornalismo e Andrew, um garoto de programa. O espetáculo conta a história de um garoto que se envolve com uma prostituta e acaba ficando iludido por ela. Seu melhor amigo e parceiro de quarto presencia seus piores momentos de dor, junto com Rosie, que permanece escondida todo o tempo. Certo dia, Oliver procura ajuda de seu colega Andrew, que o vê com segundas intenções. Adam, laçado pelo amor, cai nas drogas causando sua degradação e morte, episódio que dará um livro de grande sucesso e repercussão no futuro.

A entrada é gratuita e começa às 18h, no Centro Cultural Jabaquara, localizado à rua Arsênio Tavolieri, 45, próximo ao pátio do Metrô. Não haverá distribuição de ingressos, mas é recomendado ao público chegar cerca de 20 minutos antes da apresentação.

Cia Atapu
Quarto 304

Duração: 45 minutos
Classificação etária: 14 anos
Gênero: Drama

Texto: Cezar Filho
Elenco: Cezar Filho, Leticia Santos, Max Goes, Raquel Rodrigues e Thiago Ghizellini
Direção: Cezar Filho
Figurino: Jonhson Cavalcante
Maquiagem: Jéssica Natalia
Operação de luz: Robson Rodrigues
Operação de som: Marco Lourenço
Produção: Thiago Ghizellini

Teatro Real volta ao Jabaquara com "Apresentação de Existências - Um Espetáculo de Improvisação"



Neste domingo, 8 de julho, às 16h, Dede Lovitch participa da 7ª Mostra do Centro Cultural Jabaquara representando o Teatro Real. Em sua volta ao evento, Apresentação de Existências - Um Espetáculo de Improvisação traz uma obra inédita a cada atividade, com uma linguagem singular. A improvisação aqui é o grande segredo, onde busca-se uma realidade transformadora em que o público é estimulado a apreender a arte como algo destituído de formas, assim como realizar expressões espontâneas em qualquer ocasião de sua vida, até mesmo como tomar parte do espetáculo.



Trata-se de um projeto itinerante para a população, que consiste na criação de atmosferas de liberação dos padrões normais de se apresentar ao público. Não pressupõe regras, estimulando modos criativos de mover, sentir e pensar, com uma linguagem livre de condicionamentos e referências levando ao limite as imagens gestuais, investindo num uso de zonas aleatórias, vácuos e entretempos que costumam passar despercebidos. O público aproveita a experiência como um espetáculo, um ensaio, um estudo cênico. O que cada um perceber daquilo que experimenta fica a critério próprio. Nesse jogo não existem atores apresentadores, mas forças que se apresentam/ou se expressam/ou emergem. Um jogo com o sentido do significante. O que ela representa de fato é a liberdade de ser singular. 


O público, desde o primeiro momento, é convidado a participar. Uma gravação com a explicação da apresentação é tocada e a partir daí o jogo está lançado. As cenas se compõem com o espaço e acontecimentos apresentados ao redor. Os personagens emergem na necessidade de cada momento e movimento conquistado. É uma maneira de experimentar a realidade como ela se apresenta e sentir a liberdade como ela é.


A entrada é gratuita e começa às 16h, no Centro Cultural Jabaquara, localizado à rua Arsênio Tavolieri, 45, próximo ao pátio do Metrô. Não haverá distribuição de ingressos, mas é recomendado ao público chegar cerca de 20 minutos antes da apresentação.





Teatro Real
Apresentação de Existências - Um espetáculo de improvisação
Gênero: Improvisação
Duração: 50 minutos
Classificação: Livre
Elenco: Dede Lovitch
Concepção e Criação Artística: Dede Lovitch

Instagram

>

Não deixe de conferir:

Oficina Teatral 2022 - CEU PQ Bristol

Depois de muito tempo parados por conta da pandemia de Covid-19, finalmente estamos de volta com a oficina teatral gratuita. Agora em um no...