31/12/2012

O Parturião - CEU jaçanã

por Wellington Dias

O ano de 2012 foi um ano de ótimos momentos para mim e para o grupo A Ordem do Caos de teatro, e para agradecer as pessoas que tanto nos ajudaram, vou colocar aqui a peça O Parturião, gravada no CEU Jaçanã, no dia 21 de abril de 2012 e que teve o teatro completamente lotado, com direito a cadeiras extras e até pessoas sentadas no chão. Que este 2013 seja muito bom para todos que participaram e nos prestigiaram de alguma forma. Desejo muita luz e sucesso sempre.

Quem não viu agora pode ver, e quem viu pode rever. 

*O Parturião é uma peça do autor Luiz Alberto de Abreu, que gentilmente cedeu direitos de apresentação ao grupo A Ordem do Caos.


"Tenham todos um bom espetáculo!"



Wellington Dias é diretor teatral do grupo A Ordem do Caos e professor universitário. Formado em Comunicação Social - Rádio e TV, atualmente está mestrando em Comunicação e Inovação pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul.


30/12/2012

27/12/2012

Feliz 2013!!!

Por Fabiola Linhares

Olá! Como foram de Natal, se comportaram bem? O clima natalino já está indo embora, e com isso chega um outro tempo, o de um novo ano. Como já estamos na última semana de 2012, hoje venho desejar a vocês boas festas e um 2013 melhor que 2012, afinal merecemos depois de ter passado pelo fim do mundo, não é mesmo?


Trago meus votos de felicidades com a foto de um edifício localizado na Avenida Paulista, marcando as horas em 20h13. Isso mesmo: '20 +13' = 2013! 
Uma ótima virada de ano a todos!

Fabiola Linhares é estudante de Publicidade e Propaganda e quer se especializar em fotografia. Adora música e é eclética, porém tem fã-clubes dedicados a dois artistas. Ela colabora com o AODC Notícias quinzenalmente, sempre às quintas-feiras, com seus olhares em matérias sobre foto e imagem.

Honra ao Mestre – Luiz Gonzaga

Por Junior Mattos

Neste mês de dezembro faz exatos 100 anos que o mestre Luiz Gonzaga nos deu o privilégio de ter nascido. O célebre músico e compositor, mais conhecido como o Rei do Baião, trouxe a alegria para as festas juninas e ao forró pé-de-serra. Sua influência inventiva na Música Popular Brasileira nos deu a concepção de que grandes mestres entram para a história e podem deixar sua marca de forma deslumbrante. 

O Rei soube expressar em suas canções a pobreza de parte do povo nordestino, bem como as injustiças e a tristezas do sertão. Suas músicas diziam a realidade de uma parcela esquecida de nossa população. Outra questão que é impossível de não citar é a admiração que ele tinha por grandes músicos que fazem a história do nosso Brasil. Luiz Gonzaga é considerado como o “Genial Instrumentista e Sofisticado Inventor de Melodias e Harmonias”. 

O artista nascera em uma sexta-feira 13, em uma cidade com o nome de Exú e, por ironia do destino, Gonzagão deixou história, quebrando tabus da vida cotidiana. É impossível falar dele e não citar suas obras, dentre elas, a mais tocante: Asa Branca. 

“Eu perguntei a Deus do Céu, ai
Por que tamanha judiação?” 

Este trecho não é só expresso na música do Rei, mas na história de vida do Nordeste. Luiz Gonzaga nos deixou em 2 de agosto de 1989. De 1946 a 1955, foi o cantor que mais vendeu discos no país, além de ter sido o primeiro músico a fazer turnê por todo o Brasil (antes, os artistas se concentravam apenas no eixo "Rio-São Paulo"). Até hoje, sem sombra de dúvida, é de grande influência para os músicos contemporâneos.

Junior Mattos tem 19 anos, é formado em Gestão de Recursos Humanos, é estudante de teatro, gosta de ler, escrever e participar de atividades culturais. Ele colabora com o AODC Notícias quinzenalmente, sempre às quintas-feiras, falando sobre a cultura nordestina.

25/12/2012

Olhares - Catedral da Sé

Por Sheila Borges



Essa imagem da Catedral da Sé me remete a reflexão, pois além de ser um cartão postal da nossa linda cidade me inspirou a escrever sobre a nosso cotidiano. 

Precisamos nos ajudar sempre. A vida em sociedade é bem difícil quando comparada a qualquer outra questão. Porém, devemos deixar de lado todas as vaidades e caprichos para que assim consigamos lutar em prol de um bem comum. Relações humanas são extremamente complicadas. Mas estamos aqui nesse mundo para fazer a diferença e seguirmos em frente, evoluindo e semeando o bem! 

Apreciem e agucem seu olhar! 

Que venha 2013, repleto de luz e realizações! 

Até mais galera!

Sheila Borges é fotógrafa e estudante de Produção Audiovisual, participa de projetos culturais com alguns amigos e é uma grande apreciadora do cinema em geral. Ela escreve para o AODC Notícias quinzenalmente, sempre às terças-feiras. Aprecie fotografias que captam sentimentos, cotidiano urbano e muita arte em Sheila Borges Fotógrafa

22/12/2012

Diga “olá” assim que B identificar o número de A

Por Tamires Santana
Sabe a Bina? Sim, o identificador de chamadas? Pois bem, lendo a Piauí deste mês, quase sem querer,querendo, descubro sobre a exaustiva trajetória do aparelho/serviço desde a sua inversão, até os dias de hoje.
Me deparei com a tecnologia quando ainda criança – se bem que não faz tanto tempo assim, ainda estou na fila pra tomar posse do meu direito de me tornar bicho grilo, adulto e maduro. Achei aquilo im-pres-si-o-nan-te. Em uma cabeça a serviço das “maravilhas do mundo fantástico de Bob”, o aparelho era criação dos japoneses. Acredito que ainda não perdi a mania de achar que todas as maravilhas tecnológicas que me impressionam são invenções dos japoneses.
Nãooooooooo! Esqueça os japoneses. Desta vez, a estatueta de melhor inventor vai para o mineiro: Nélio José Nicolai. Hoje ele mora na casa dos setenta anos e não se cansa em reivindicar a pequena fortuna que lhe pertence devido aos royalties (valor que se paga ao inventor para que a empresa tenha o direito - constitucional - em usar e explorar a invenção economicamente) que lhe foram negados até hoje. São 20 anos acumulando processos jurídicos. Alguém aí pague a patente, por favor?!

Bina é a sigla de "B identifica o número de A". Uau! Genial. A primeira versão foi criada e batizada em 1980 e a ideia veio em um sonho. Segundo Nélio, ele tentava resolver o problema da brincadeira (sem graça) que existe até hoje: os trotes telefônicos. E dá para acreditar que ele acertou logo no primeiro protótipo?! Pior, ao apresentar o projeto, a então empregadora Telebrasília não o incentivou a desenvolver a ideia porque a estatal achava que identificar o número de quem fazia a chamada seria uma invasão de privacidade. Hahahaha! O executivo que deu esta resposta até hoje deve se lamentar (se  é que ele já não morreu, é claro). 
Enfim, Nélio registrou a patente em 1980 e só depois de dois anos empenhou-se em colocar a ideia em prática. A Telefônica é a empresa mais divergente ao dar informações que eu conheço, agora ela se junta a Vivo (e vice versa) e o que temos: clientes descabelados e chorosos. É difícil afirmar com convicção, mas, pelo menos quando eu ligo na central, ainda hoje a Vivo-Telefônica insiste em colocar e cobrar o serviço a parte do pacote telefônico. Eu nem queria mesmo!
Tudo bem, não precisamos da Vivo-Telefônica, andamos acompanhados com a Bina todos os dias, praticamente 24h, nos celulares, tablets, smartphones e todas as parafernálias que servem para um monte de coisa, inclusive, atender e fazer ligações.
Da próxima vez que olhar para o visor do seu aparelho eletrônico, diga: “Olá, Bina”.



Tamires Santana é jornalista e designer gráfico, além de militante em prol dos movimentos culturais na cidade de Francisco Morato. Ela escreve para o AODC Noticias sobre cultura e variedades, quinzenalmente, sempre às terças-feiras. Aprecie textos melancólicos, insensatos, apaixonados e quase nunca jornalísticos em: http://ofilhoemeu.blogspot.com.br/

21/12/2012

AGENDA CULTURAL DO FIM DO MUNDO!!!

Por Daniela Pedroso

Por motivos de fim de semestre na pós..... Não deu para postar agenda da semana passada :/ Sorry! 
Eu fiquei pensado o que colocar na agenda dessa semana.... Semana??? Se o mundo acabar hoje, não vai ter semana nenhuma! Então vai rolar a AGENDA CULTURAL DO FIM DO MUNDO! 
Onde você vai passar o fim do mundo???? Se ainda não tem ideia, confira nossas dicas!

No MIS – Museu da Imagem e Som, vai rolar hoje, às 20h, o longa “2013 menos 1”. O tema central é o fim do mundo previsto para o dia 21 de dezembro deste ano, mais conhecido como HOJE (rsrs). Tudo começa quando um grupo de jovens resolve comemorar o fim dos tempos baseado do calendário Maia. Vai aparecer até zumbi! O MIS fica na Avenida Europa, 158 – Jardim Europa. Entrada gratuita!




Quer musicaaaa no fim do mundo??? Este é o lema da festa Levada da Maré Especial Fim do Mundo, que varrerá o Zé Presidente nessa sexta, 21. Para embalar a catástrofe, a banda Bicicletas de Atalaia interpreta Caetano Veloso, no projeto Caetanagem. A trilha sonora do Apocalipse é complementada pela discotecagem de Jardim Elétrico, Curadoria Sonora Dançante e Rick Madruga. A partir das 23h, R$15,00 (camisa branca ou nome na lista). O Espaço Zé Presidente fica na Cardeal Arcoverde, 1545 – Pinheiros.


Que tal um pouco de Blues??? Entre o blues e o contemporâneo, Robson Fernandes Blues Band sobe ao palco do Sesc Vila Mariana nesta sexta, 21, às 20h30. O show conta ainda com a participação especial do guitarrista argentino Danny Vincent. No repertório, canções de seus três discos “Sampa Blues”, “Gumbo Blues” e “Cool”. A banda é formada por Robson Fernandes (gaita e vocal), Danilo Simi (guitarra), Renato Limão (baixo), Vitor Busquets (bateria). Ingressos até R$12,00. O Sesc Vila Mariana fica na Rua Pelotas, 141 – Vila Mariana.

Se você preferir, pode passar o fim do mundo no teatro! O espetáculo “O Inferno Em Mim” com texto e direção de Mário Bortolotto, faz parte do projeto “Cemitério de Automóveis 30 Anos – Artes do Subterrâneo” e tem entrada no sistema “pague o quanto puder”. A montagem que narra a história de dois amigos motociclistas, avança e volta no tempo, antes do movimento ou da ação física que desencadeia toda a trama, ou seja, o assassinato do pai de um dos motociclistas pelo próprio filho. Vai rolar hoje, às 21h, no Teatro Estação Caneca, que fica na Rua Frei Caneca, 384 – Consolação. 

Se o mundo não acabar hoje, eu volto com a agenda do resto da semana :P !
Só não vale passar o fim do mundo sozinho em casa!!!


Daniela Pedroso é bióloga e pós-graduanda em Biologia Molecular, auxiliar de cenografia do grupo teatral A Ordem do Caos e colabora com o AODC Noticias semanalmente, sempre às sextas-feiras, com nossa agenda cultural

13/12/2012

A arte de Herbert Baglione

Por Fabiola Linhares

Nessa quinzena trago a vocês uma arte, ou melhor, um dos trabalhos mais bonitos de um grande artista brasileiro. Em um passeio pelo Centro de São Paulo, pude encontrar uma obra de arte fora dos museus: uma pintura, no alto de um edifício em frente ao Theatro Municipal de São Paulo, me chamou a atenção. É fácil percebê-la quando se está caminhando sem pressa. Apresento-lhe uma das obras de Herbert Baglione, um jovem que já conquistou o mundo com seu trabalho.

                  

Gostou? Herbert também tem vários outros trabalhos que valem a pena serem conferidos. Se você ficou a fim de conhecer um pouco mais sobre essas pinturas sem precisar viajar o mundo, é só acessar http://herbertbaglione.blogspot.com.br. 
Ah, ele diz que, como artista, acha super importante saber o que as pessoas pensam quando veem um desenho dele. Que tal vocês comentarem aqui o que acharam desse, hein?! 

Fabiola Linhares é estudante de Publicidade e Propaganda e deseja se especializar em fotografia. Adora música e é eclética, porém tem fã-clubes dedicados a dois artistas. Ela colabora com o AODC Notícias quinzenalmente, sempre às quintas-feiras, com seus olhares em matérias sobre foto e imagem.

Nação Nordestina

Por Junior Mattos

Acolhedores, admiráveis, simpáticos, receptíveis, extrovertidos, com o senso de humor elevadíssimo e com um aspecto cultural notado em qualquer lugar do mundo. Essas são apenas meras características do povo nordestino, o mais célebre dos povos. 

Por trás desses 1.558.196Km² de solo nordestino, muitas histórias além do chão são contadas. Diversas culturas, crenças e uma inumerável quantia que se resume em mais de 49 milhões de habitantes. Negros, pardos, brancos, mamelucos, índios, cafuzos ou qualquer outra etnia existente na região são a grande explicação para o multiculturalismo dessa terra.

Quem nunca almejou gozar férias maravilhosas e aproveitar as delícias de Fernando de Noronha? Ou aproveitar e dar uma passadinha nas praias de Salvador e Porto Seguro para saborear uma sensacional comida típica? Passar alguns dias nos Lençois Maranhenses ou desfrutar do carnaval de Olinda não seria uma boa ideia? 

Aqui, o nosso grande e magnífico Brasil teve a honra de ser descoberto, sob a chefia do navegador português e fidalgo Pedro Álvares Cabral, no Monte Pascoal. Ainda, o Nordeste foi pioneiro na sede do Governo-Geral do País, tendo como Capital nada mais, nada menos, do que Salvador, a terra de todos os santos, a maravilha da Bahia.

Deixemos de lado o contexto histórico e geográfico da região e vamos ao que realmente interessa: que tal nos deliciarmos com um magnífico acarajé, um vatapá, caruru, bobó de camarão, bolo de rolo, rapadura, cocada, beiju, baião-de-dois ou uma maravilhosa moqueca? Se pesou, temos uma receitinha mais light para os nossos amigos turistas, que abusam em passar suas férias nessa terra paradisíaca. Poderíamos, então, sugerir cupuaçu, seriguela, cajarana, umbu, pitomba, mangostim, jenipapo ou quem sabe até algumas mangabas para que sejam deliciadas, que tal? 

Não fiquemos “aperriados”, fazendo “panavueiros”, nada de coisa “labuá” e muito menos deixe que o “beré inche”, “ôxente!” Melhor parar com tudo isso e irmos logo aproveitar esse Nordeste, pois falar dessas coisas me deixou “varado de fome” e acredito que os meus amigos leitores também. 

Junior Mattos tem 19 anos, é formado em Gestão de Recursos Humanos, é estudante de teatro, gosta de ler, escrever e participar de atividades culturais. Ele colabora com o AODC Notícias quinzenalmente, sempre às quintas-feiras, falando sobre a cultura nordestina.

12/12/2012

Espetáculo Átridas

Por Bruno Marselha e Marjorie Silva



Dirigido por Maria Emilia Faganello, a Companhia [pH2] apresenta um espetáculo baseado num mito grego que conta sobre a volta de Agamêmnon da Guerra de Tróia. O palco torna-se um espaço ficcional onde todos podem ver e serem vistos. Além disso, algumas pessoas do publico podem ser chamadas pelos atores para participar.

A peça fica em cartaz até 19 de dezembro, terças e quartas, às 21h no Sesc Pinheiros (Rua Paes Leme, 195 - Pinheiros - próximo à Estação Faria Lima do Metrô. O ingresso custa R$10 (R$5 - meia-entrada)


Bruno Marselha e Marjorie Silva são integrantes do grupo teatral A Ordem do Caos e colaboram com o AODC Notícias todas as quartas-feiras, com dicas de espetáculos artísticos em cartaz na cidade.

Você sabe como descartar óleo de cozinha?

Por Daniela Pedroso


Todo mundo já sabe o mal que o consumo exagerado de óleo de cozinha faz para a saúde, mas e para o meio ambiente? Como proceder após o uso? Devemos descartar na pia?


Segundo dados da Oil World (empresa alemã especializada em oleaginosas), o Brasil produz nove bilhões de litros de óleo vegetal por ano, sendo um terço destinado aos óleos comestíveis. Em média, cada pessoa consome 20 litros por ano no país. Porém, apenas 1% do óleo usado é descartado de forma correta e coletado; o restante é despejado em rios e lagos, fato que acaba comprometendo o meio ambiente. 

Muitas pessoas não têm noção de quanto o descarte incorreto causa impactos negativos ao meio ambiente. Quando jogamos o óleo de cozinha pela pia, todo o caminho percorrido é prejudicado, já que ele gruda nas paredes das tubulações, que retêm restos de alimentos, obstruindo a passagem da água e, consequentemente, entupindo o encanamento. Sem contar que isso atrai vetores como ratos e baratas.

O maior problema é que o óleo contamina e degrada todos os locais por onde passa. Nos rios, forma uma camada impermeabilizante na superfície que impede a passagem da luz do sol, o que também diminui a quantidade de oxigênio, já que um litro de óleo é capaz de esgotar com o ar de até 20mil litros de água, causando a morte de peixes e plantas. 

Da mesma forma que separamos o lixo para reciclagem, podemos fazer o mesmo com o óleo utilizado. A ANVISA (Agencia Nacional de Vigilância Sanitária) recomenda que o resíduo seja acondicionado de forma correta e destinado a um ponto de coleta.  



No Brasil, existem algumas associações que fazem a coleta desse resíduo para produção de sabão ecológico. O Instituto Triângulo é uma delas, que recolhe o óleo de cozinha usado em grandes geradores do resíduo (mais de 40 litros por coleta) e em Pontos de Entrega Voluntária (PEV), que ficam espalhados pela cidade para que o cidadão tenha como encaminhar adequadamente seu óleo.


Os PEV´s do Instituto Triângulo ficam em escolas, empresas, feiras, equipamentos públicos e no comércio em geral. 
Confira aqui o ponto de coleta mais próximo de sua casa: http://www.triangulo.org.br/oleovegetal_popup.php
Agora, se você é um grande gerador e quer que o Instituto Triângulo colete seu óleo, acesse: http://www.triangulo.org.br/junteoleo/contato.php

Não localizou nenhum ponto de entrega perto de você e quer se aventurar a fazer seu próprio sabão? O Instituto Triângulo ensina a receita:




Ingredientes
•        2 litros de óleo de cozinha usado;
•        350 g de soda em escama;
•        350 ml de água.

Preparo
1 - Dissolva a soda cáustica na água em um balde reforçado ou em uma lata de tinta de 18 litros. Reserve.
2 - Coloque o óleo, já coado, em um recipiente e leve ao fogo até aquecer em temperatura aproximada de 60º.
3 - Apague o fogo e, em seguida, acrescente a soda, já dissolvida, e mexa até engrossar (cerca de 20 a 30 minutos).
4 - Após esse período despeje o conteúdo em recipientes e aguarde a secagem.
Importante

ATENÇÃO!!!! Cuidado no manuseio da soda cáustica, pois é um material corrosivo. Utilize luvas e óculos de proteção para evitar qualquer acidente. Deixe o sabão em descanso depois de pronto, por alguns dias antes de utilizá-lo, para que a soda cáustica se dissolva.

Imagens: http://bit.ly/XX7oNAhttp://bit.ly/TXfWRO; e Associação Comercial e Industrial de Florianópolis (ACIF) – Programa Reóleo


Daniela Pedroso é bióloga e pós-graduanda em Biologia Molecular, auxiliar de cenografia do grupo teatral A Ordem do Caos e colabora com o AODC Noticias quinzenalmente, sempre às quartas-feiras, com dicas de meio-ambiente e sustentabilidade.

11/12/2012

Música

Por Sheila Borges

Como sempre, a música se fazendo presente em nossas vidas, descrevendo momentos e sensações que, por vezes, com palavras não conseguimos expressar...


Aprecie e aguce seu olhar.
Até a próxima, pessoal!

Sheila Borges é fotógrafa e estudante de Produção Audiovisual, participa de projetos culturais com alguns amigos e é uma grande apreciadora do cinema em geral. Ela escreve para o AODC Notícias quinzenalmente, sempre às terças-feiras. Aprecie fotografias que captam sentimentos, cotidiano urbano e muita arte em Sheila Borges Fotógrafa

07/12/2012

Agenda Cultural - 8 a 14 de dezembro

Por Daniela Pedroso

E aí pessoal preparados para mais uma agenda cultural? Essa semana está mais que especial. O que você vai fazer neste domingo??? Eu te digooooo: festa de encerramento da Oficina 2012 d'A Ordem do Caos, com o espetáculo “O Fim da Eternidade”, onde três casais, nos anos 70, desenrolam entrelaces de paqueras e amores com uma boa pitada de humor, rondados pelo desejo manifestado de tirar o peso de ser adulto das costas e voltar a ter a alegria de criança. A obra conta com o texto e a direção de Wellington Dias. Todos estão convidadíssimos, inclusive para a festinha depois da peça! Yuppieee! Vamos ter até balões! Rsrs!



Vamos ocupar a criançada de férias? Você gosta da Turma da Mônica? E de Natal? Quer os dois juntos??? 
O musical de Natal "Turma da Mônica em A Fábrica de Brinquedos do Papai Noel" invadiu o Auditório Ibirapuera na ultima quinta-feira. O espetáculo tem 16 números  e tem como objetivo conscientizar os pequenos sobre o verdadeiro sentido da data comemorativa de forma alegre e lúdica. O musical tem sessões duplas na sexta (7) e no sábado (8), às 16h e 18h30. Os ingressos custam até R$ 20 e estão disponíveis no www.ingresso.com O auditório fica na Av. Pedro Alvares Cabral, s/n – Portão 2 do Parque do Ibirapuera (entrada para carros pelo Portão 3). Para mais informações, (11) 3629-1075.

Já imaginou receber um kit com diferentes peças e ter que montar uma obra de arte??? Isso acontece pela terceira vez no Museu Brasileiro da Escultura. O MuBE promove a exposição da 3ª edição do seu projeto de Mail Art, intitulada “Pandora´s Box”, onde artistas de diversas partes do mundo se inscreveram para receber um kit com diferentes peças de madeira para construírem sua própria caixa de pandora, devolvendo a obra para o Museu. A exposição rola entre os dias 8 e 30 de dezembro, com entrada gratuita. O MuBE fica na Av. Europa, 218.

Quando você pensa em dançar, logo vem à mente uma pista de dança. Mas já pensou em dançar nas alturas? Não estou falando de comissárias de bordo não! A Cia Base apresenta o espetáculo “Arranha Céu” no Sesc Pinheiros, com coreografias que desafiam a gravidade em estruturas verticais de até 50 metros de altura, onde bailarinas estudam e experimentam diversas possibilidades do corpo, buscando a fluidez, leveza e as tensões como ponto primordial. O Sesc fica na Rua Paes Leme, 195 – Pinheiros. Com entrada gratuita, o espetáculo acontece às quartas, sempre às 12h30, e quintas e sextas, às 20h. 

Roteirista com escassez criativa? O.o Isso não pode acabar bem.. Ou não! A tragicomédia “Morrer ou Não Morrer” entra em cartaz no Teatro Globe-SP, em curta temporada, de 8 a 15/12. A montagem conta a história de um roteirista que amarga um ano de escassez criativa, até que, numa madrugada, tem uma ideia brilhante: um motoqueiro se acidentaria e lhe seria dada a possibilidade de decidir: morrer ou não. A partir dessa primeira história, outras seis se encadeiam, sempre levando os personagens a determinar se têm ou não uma segunda chance. As apresentações acontecem de terça a sábado, às 20h. O teatro fica na Rua Capitão Prudente, 173 – Pinheiros. Para assistir, bastar levar 1 Kg de alimento não perecível.

Imagens: Fabio Cordeiro, http://bit.ly/YVuxQy,http://bit.ly/STaDAn e Marcelo Azevedo.


Daniela Pedroso é bióloga e pós-graduanda em Biologia Molecular, auxiliar de cenografia do grupo teatral A Ordem do Caos e colabora com o AODC Noticias semanalmente, sempre às sextas-feiras, com nossa agenda cultural

04/12/2012

ONG Brasil 2012

Por Tamires Santana



O Estado é pouco presente, quando não, completamente ausente em determinadas camadas da sociedade. Muitos ainda se iludem com o fato de que países desenvolvidos não passam necessidades. No entanto, favelas, moradores de ruas, desemprego, falta de informação, ou seja, situações de vulnerabilidade ou de risco, existem em todos os lugares do mundo.

Para suprir estas carências, as organizações, cada uma delas inserida no contexto que se propõe a ajudar, garantem e promovem trabalhos voltados às mudanças sociais e soluções de problemas no campo que atua. Algumas até ultrapassando as fronteiras. Compreendendo a importância das propostas, espalhadas pelo país e com a finalidade em juntar em um mesmo espaço as entidades sem fins lucrativos, dentre os dias 06 e 08 de dezembro ocorre a ONG Brasil 2012, evento de grande prestígio que reúne mais de 500 organizações, dando visibilidade aos trabalhos realizados.

São mais de 196 palestras gratuitas, abordando assuntos como meio ambiente, proteção aos animais, educação, esporte, defesa de direitos, geração de trabalho e renda, cultura e arte, saúde e inclusão. Para participar, é necessário apenas um cadastro e, para evitar filas, o mesmo pode ser feito no site da ONG Brasil.

Esta é uma ótima oportunidade da sociedade civil conhecer as ações que esta forma de fazer política para o bem comum atua e, quem sabe, incentiva a muitos aderirem a ideias ou a se incorporarem nas ações. O processo de um desenvolvimento real e humano em um país é árduo, fato. Já é de grande avanço, partindo de cada um, ter conhecimento do que está sendo produzido culturalmente e socialmente, colaborando, no mínimo com a divulgação destas atividades.

Serviço

ONG Brasil
Data: de 06 a 08 de dezembro 2012
Horário: Quinta e sexta-feira: 12h às 20h
Sábado: 10h às 17h
Local: Expo Center Norte, Rua José Bernardo Pinto, 333 Vila Guilherme - São Paulo / SP
Telefone: (11) 2089-8500

Tamires Santana é jornalista e designer gráfico, além de militante em prol dos movimentos culturais na cidade de Francisco Morato. Ela escreve para o AODC Noticias sobre cultura, quinzenalmente, sempre às terças-feiras. Aprecie textos melancólicos, insensatos, apaixonados e quase nunca jornalísticos em: http://ofilhoemeu.blogspot.com.br/

03/12/2012

Brigadeiro – O Doce Brasileiro


Por Ananda Dias

Hummm... Quem não gosta de um brigadeiro? E foi pensando nisso que resolvi fazer um pequeno texto para explicar a origem desse doce que alegra nossas festas e delicia nosso paladar com seu sabor.

Um doce típico brasileiro, o brigadeiro ou “negrinho” (como é chamado no Rio Grande do Sul) ficou conhecido nos anos 40, durante a campanha do brigadeiro Eduardo Gomes pelas eleições presidenciais. Dizem que o doce teria sido criado durante a primeira campanha e foi feito para arrecadar fundos. Logo, durante as festas o doce ficou conhecido como “docinho do Brigadeiro”. Sua propaganda era “Vote no Brigadeiro que é bonito e solteiro”. Dessa forma, as mulheres da campanha também distribuíam o docinho para ganhar votos.


Apesar de tanta fama, Eduardo Gomes perdeu as eleições para o então General Eurico Gaspar Dutra, mas ainda assim deixou seu legado em forma de doce. Hoje, podemos encontrar diversos tipos de brigadeiro: de chocolate branco, de Nutella, com nozes e até mesmo com licores e afins, o que vale é a criatividade. 

Curiosidade: Em outros países o brigadeiro é conhecido como Trufa Brasileira.

Imagens: http://bit.ly/11QfVRBhttp://bit.ly/TNpDyn

Ananda Dias é estudante de gastronomia e atriz do grupo teatral A Ordem do Caos. Além disso, escreve quinzenalmente sobre culinária, sempre às segundas-feiras, para o AODC Notícias.


Agenda Cultural - 1 a 7 de dezembro

Por Daniela Pedroso

A agenda cultural chega esta semana com atraso... tudo por culpa da editora do blog, que inventou de ficar sem internet! :( Brincadeiras a parte, vamos lá, pois tenho diversas opções de cultura para os próximos dias. Aproveitando, fica a pergunta: quem compareceu no CCJ no primeiro dia de apresentações de conclusão da Oficina 2012? O/ 
Se você estava por lá deve ter rido e se emocionado muito com as peças. PARABÉNS a todos os estudantes que subiram ao palco nos dois últimos domingos!
 

Uma dica para quem já terminou as provas e finalmente pode sair à noite durante a semana: “Salvo em Rascunhos” não conta uma história com começo, meio e fim, conta a vida em seus angustiantes minutos, espaçados e nunca conclusivos. No teatro Sérgio Cardoso o tempo corre, cronometrado, passo a passo. A peça aborda o universo feminino de uma maneira não convencional e expõe o que, muitas vezes, fica apenas nas entrelinhas. Todas às quartas e quintas, 21h, até 13 de dezembro. O ingresso custa R$20 e a meia-entrada R$10. A bilheteria funciona de quarta a sábado, das 15h às 19h (vendas antecipadas). O teatro fica na Rua Rui Barbosa, 153 - Bela Vista - São Paulo – SP.


A partir do dia 5/12 rola uma exposição gratuita, muito bacana, na Matilha Cultural, “Teto e Tinta” – Apolo Torres, com a participação de 200 artistas que mostram, por meio da arte urbana, a realidade de extrema pobreza que muitas pessoas enfrentam. Várias miniaturas de casas de madeira são pintadas por artistas como Mundano, Evol, Whip, Tinho e a nova-iorquina Swoon. Elas representam as moradias construídas pela ONG TETO nas comunidades carentes. As miniaturas serão colocadas à venda. Segundo a ONG, todo o valor arrecadado será revertido para a construção de novas casas. A Matilha Cultural fica na Rua Rêgo de Freitas, no Centro. A exposição pode ser conferida de terça a sexta, aos domingos, das 12h às 22h, e aos sábados, das 14h às 20h.

O Sesc Vila Mariana está com uma programação infantil imperdível durante todo o mês de dezembro. Ótima oportunidade pra levar a criançada pra gastar energia, sem desembolsar um centavo, pois todas as atrações são gratuitas! Yupieee!!! Personagens característicos do faroeste, contos típicos de povos latino-americanos, bonecos artesanais e brinquedos populares integram a programação. A Trupe Irmãos Atada sobe ao palco com o espetáculo “Bang Bang à Pastelana”. As tradições de povos latino-americanos são resgatadas na peça “Continente de Histórias”, da Fabulosa Companhia. A peça “A Batalha dos Encantados”, do grupo Caixa de Fuxico, traz bonecos artesanais e músicas compostas por cantigas de matrizes africanas e populares. Para saber mais sobre os horários acesse: http://bit.ly/UmTGye. O Sesc Vila Mariana fica na Rua Pelotas, 141 – Vila Mariana – SP.


E se você gosta do mundo da Dança, está intimado a conferir o mais novo espetáculo da Cia Corpos Nômades , “Uma Sinfonia entre a Medula Óssea e o Piscar dos Olhos” , que envolve as inspirações dos textos de Heiner Müller e das sinfonias de Gustav Mahler em uma composição de quatro movimentos/momentos. O espetáculo acontece no Espaço Cênico O Lugar, entre os dias 1 e 23 de dezembro, de quinta a sábado, às 21h30, e aos domingos, às 20h30. Os ingressos custam até R$ 10. O ambiente está localizado à Rua Augusta, 325 - Consolação 


Daniela Pedroso é bióloga e pós-graduanda em Biologia Molecular, auxiliar de cenografia do grupo teatral A Ordem do Caos e colabora com o AODC Noticias semanalmente, sempre às sextas-feiras, com nossa agenda cultural

Instagram

>

Não deixe de conferir:

Oficina Teatral 2022 - CEU PQ Bristol

Depois de muito tempo parados por conta da pandemia de Covid-19, finalmente estamos de volta com a oficina teatral gratuita. Agora em um no...