27/06/2013

ManifestAÇÃO!

Por Brenda Zapana

Não é de hoje que se houve falar nas manifestações por todo Brasil que repercutiram e muito na sociedade. A revogação do aumento da tarifa foi aceita e o povo cada vez mais começa a se dar conta de que ele faz parte desta massa e merece ter condições básicas para viver.

A onda de protestos gerou conflito no poder público e motivou ainda mais os manifestantes a irem as ruas.

Cansados do descaso  para com a população, estes que saem as ruas visam e buscam melhorias na inserção de melhorias em diversos aspectos do cotidiano brasileiro. Têm em pauta, entre outros, aspectos como a melhoria da qualidade do  transporte coletivo , educação de qualidade e saúde são quesitos que estão deixando a desejar pra a imensa maioria de brasileiros, e portanto, são tratados com prioridade. A corrupção também é um grave problema que enfrentamos , e principalmente a desigualdade social.
Uma solução para que este quadro seja revertido, sim, é ir as ruas , porém pedir por uma reforma política, onde a privatização não beneficie candidatos nas eleições, baixar os salários dos parlamentares , fazer com que o poder publico de fato esteja interessado em sua população e beneficia-la como papel principal e principalmente pedir por participação ativa do povo nos gastos do dinheiro publico.

Desde 1992 época dos ‘’caras pintadas’’,  não existia tamanha grandeza de movimento popular indo as ruas , e a ação repressiva da polícia militar também motivou a população.
O que vemos nas ondas de manifestações , é a voz do povo e o descobrimento do mesmo que tem poder de voz , porém há algo errado com este poder que está saindo do controle e perdendo o seu foco principal,  de começo rebelavam-se contra o aumento de R$ 0,20 no valor das passagens do transporte coletivo (se fosse publico gratuito), um tremendo desajuste para quem vive com um salário mínimo (ou menos) . Porém o povo reparou o panorama e, juntamente  com um ato brutal e covarde da PMSP sobre estudantes e trabalhadores, passamos pelo brutal sensacionalismo emplacado pelas grandes emissoras de TV. E como tudo neste país vira festa, estamos perdendo um ponto crucial da mudança do país.  Parte dos manifestantes vestiam-se de branco , junto a uma bandeira nacional,  gritando não a violência e aclamando por justiça (ou aclamando por uma foto no jornal).
Vândalos destruindo prédios públicos, agências bancárias e saqueando lojas sem sentido algum, acabaram presos.

 Mas eu lhes pergunto, será que, ocorrendo a ocupação da Câmara de Vereadores e a Assembleia Legislativa, como foi feito por exemplo, O Movimento Fora Arruda, dado no DF, perante vídeos dos ex-governador com dinheiro na cueca, até os aliados da “cura gay” estavam envolvidos. Tudo isso levou a uma série de protestos em Brasília, levando a ocupação da Assembleia Legislativa , sendo assim , Arruda foi o primeiro Governador preso na história do país. Ato que terminou com cadeiras quebradas, vidros, PM atingida com pedradas, enfim, uma série de vandalismos que deram certo.


Eu só espero que depois disso tudo, várias pessoas presas, feridas e até mortas, entendam um pouco mais como funciona a democracia. Se o problema são os políticos, devemos ao menos lembrar dos vereadores, deputados e senadores que votamos, lembrar que os dados de todos eles estão à disposição. Democracia não é só o ato de votar, é o ato de ir a porta do gabinete do eleito e acompanhar o que se passa em todos os lugares. Ir as ruas e botar a cara a tapa , também faz parte do que é ser BRASILEIRO.


Brenda Alessandra Loayza Zapana – Oficina 2013 AODC

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Qual sua opinião sobre o post? Comente, abra discussões, critique, elogie. O AODC Notícias é o seu espaço.

Instagram

>

Não deixe de conferir:

Oficina Teatral 2022 - CEU PQ Bristol

Depois de muito tempo parados por conta da pandemia de Covid-19, finalmente estamos de volta com a oficina teatral gratuita. Agora em um no...