21/05/2013

A Pressa...



Por Sheila Borges 

Pense nisso!


Apreciem e agucem seu olhar!

Sheila Borges é fotógrafa e estudante de Produção Audiovisual, participa de projetos culturais com alguns amigos e é uma grande apreciadora do cinema em geral. Ela escreve para o AODC Notícias quinzenalmente, sempre às terças-feiras. Aprecie fotografias que captam sentimentos, cotidiano urbano e muita arte em Sheila Borges Fotógrafa

11/05/2013

Meu Amigo, Caio Fernando Abreu


Por Denise Koszegi 

É loucura eu sei, mas é verdade !  Como descrevi no  título, quando ficamos sozinhos criando,  escrevendo e pensando na  vida. Nos apoiamos em coisas que faz muito sentido e que parece que está sendo real, mas isso é viver com a ilusão.  Eu  vivo com  essa fantasia,  Caio foi e sempre será um grande escritos,pois  apesar disse ele expressa sentimento  e suas obras são transparentes e  verdadeiras . Por isso, que em meio a minha  solidão e meu momento de “escritora” começo com a primeira frase  "O dia parece tão cinzento que não resiste à tentação de escrever um poema. Bem curtinho, bem feliz. Entre lá e cá, girando e girando sem parar, feito louca. A Terra também não resiste. De puro gosto, fica ainda mais azul – você viu?"  .
Mas deixemos minha  história, o amor e a tristeza e solidão. E vamos a esse grande homem...

Um pouco sobre Caio Fernando Loureiro de Abreu.

Nasceu em 12/09/1948, em Santiago, RS. Jornalista e escritor,reconhecido como um dos expoentes de sua geração. Ainda jovem foi morar em Porto Alegre, onde cursou Letras e Arte Dramática na UFRGS, mas abandonou tudo para ser jornalista. Trabalhou nas revistas Nova, Manchete, Veja e Pop, foi editor da revista Leia Livros e colaborou em diversos jornais: Correio do Povo, Zero Hora, O Estado de São Paulo e Folha de São Paulo. Seu primeiro livro de contos –Inventário do irremediável (Movimento, 1970) – ganhou o Prêmio Fernando Chinaglia, da União Brasileira de Escritores. O segundo foi um romance – Limite branco (Expressão e Cultura, 1971) – e já teve três edições em diferentes editoras.    Seu estilo é econômico e bem pessoal, fala de sexo,  medo, morte  e, principalmente, de angustia  e solidão. Apresenta uma visão dramática do mundo moderno e é considerado um "fotógrafo da fragmentação contemporânea".

 Em 1968 sofreu uma perseguição pelo DOPS (Departamento de Ordem Política e Social) e se refugiou no sítio de Hilda Hilst, com quem manteve uma longa e sincera amizade. Em 1973, em plena ditadura, fez como muitos jovens, “sartou” do país; viajou para a Europa. Primeiro andou pela Espanha, transferiu-se para Estocolmo, depois Amsterdã, Paris e Londres, Retornou a Porto Alegre, em fins de 1974, com os cabelos pintados de vermelho, brincos imensos nas duas orelhas e se vestia com batas de veludo cobertas de pequenos espelhos.

 Em 1978 transferiu-se para São Paulo; em 1983 passou a residir no Rio de Janeiro e em 1985 retorna a São Paulo. Recebeu vários prêmios, entre eles o Jabuti pelo romance Triângulo das águas. Seu livro de contos Morangos mofados (1982) marcou uma geração ao ser lançado na coleção Cantadas Literárias, da Editora Brasiliense, tornando-se um dos maiores sucessos editoriais da década de 1980. Vários de seus livros estão traduzidos na Alemanha, França, Inglaterra, Itália e Holanda. Em setembro de 1994, ao saber-se portador do vírus da AIDS, retorna a Porto Alegre e passa a viver com os pais no bairro Menino Deus. Costumava dizer que  “Moro no Menino Deus, do qual Porto Alegre é apenas o que há em volta”. Em 1995 é incluído na antologia de The Penguim  Book of International Gay Writing, com o conto Linda, uma história horrível. Lygia Fagundes Telles chamava-o de “escritor da paixão”. Outros destaques de sua obra: O ovo apunhalado (Globo, 1975), Triângulo das águas (Nova Fronteira, 1983), Os dragões não conhecem o paraíso (Companhia das Letras, 1988), Onde andará Dulce Veiga? (Companhia das Letras, 1990), Ovelhas negras (Sulina, 1995), Estranhos estrangeiros (Companhia das Letras, 1996). Faleceu em 25/02/1996.




Denise Koszegi  é Estudante da Oficina de Teatro 2013, do grupo A Ordem do Caos.  E colabora  com o AODC Notícias todos os sábados.


03/05/2013

CANCELADO - O Parturião vai ao CEU Guarapiranga



APRESENTAÇÃO CANCELADA
APRESENTAÇÃO CANCELADA.
APRESENTAÇÃO CANCELADA. Devido a troca de gestão neste CEU, ainda não foi nomeado um coordenador e no último dia 06/05/2013 recebemos o comunicado do cancelamento

Lamentamos.



Agora é a vez do CEU Guarapiranga receber a peça O Parturião, de Luis Alberto de Abreu do grupo A Ordem do Caos. Será no dia 11 de maio às 16h, com entrada franca.

Dois matutos empregados, cansados das explorações de seus patrões, bolam diversas armações para se livrar dos trabalhos e acabam elaborando um plano envolvendo todos os moradores das duas casas rivais, a do português Marruá que vive em guera com a do italiano Tabarone, em um desfecho pra lá de anormal.

 peça já foi apresentada trita e três vezes pelo grupo, já esteve em oito CEU's e no II ETAFRAM (Encontro de Teatro Amador de Francisco Morato). Sempre tirando muitas risadas nesta comédia para toda família, com entrada franca.
Vale a pena ir. levar a família e os amigos.

Veja como chegar no link abaixo:
https://www.facebook.com/events/371847036259823/

02/05/2013

Inscrições Abertas para a 8ª Mostra do Centro Cultural Jabaquara


Dos dias  01/05 até 30/06 20/06 estarão abertas as inscrições para a 8ª Mostra do Centro Cultural Jabaquara. Como em todos os anos poderão participar grupos de teatro, canto, dança, bandas e performáticos, mas além disto, nesta edição, também terão espaços para artes plásticas, exposição fotográfica, workshops e recital de poemas.

A mostra, que é organizada pelo grupo A Ordem do Caos,  tem o objetivo de proporcionar a população atrações com diferentes linguagens, gratuitas e em um único local, e é claro, criar uma interação entre grupos profissionais e amadores, com troca de experiências.

As apresentações acontecerão nos dias 14, 21 e 28 de julho, sempre aos domingos à partir das 14:00, com grade a ser definida conforme interesse e chegada das inscrições dos grupos inscritos.

As inscrições poderão ser realizadas nas seguintes modalidades:
   Grupos Teatrais (esquetes e espetáculos);
   Monólogos;
   Grupos de Dança;
   Performático Solo de diversas linguagens.(apresentações e intervenções);
   Stand Up;
   Grupos Musicais, Bandas e Coral;
   Grupos ou Solo de Poemas;
   Expositores de artes, artesanato e fotografia.

Todas as apresentações deverão contemplar as classificações indicativas entre LIVRE e 14 anos. 
Poderão participar grupos profissionais e amadores de qualquer região.
As peças teatrais deverão ter entre 45 e 90 minutos.
Os grupos de danças e os musicais terão entre 15 e 45 minutos para suas apresentações.
As exposições contarão com espaço específico onde o expositor poderá apresentá-las em cada abertura dos dias da mostra.

Em nenhum dos casos serão aceitos obras com intenções comerciais, como vendas de obras, cds ou qualquer outro tipo de comércio.
Não há remuneração, nem premiação. A intenção é estimular a participação popular.
Cada grupo é responsável por sua produção e autorizações legais que venham a ser necessárias.

O grupo A Ordem do Caos é responsável pela produção e organização da mostra, proporcionando as condições mínimas de produção e técnica para que os grupos aprovados possam realizar suas atividades, conforme venha a ser combinado previamente. A Organização se reserva no direito de vetar a participação de atividades que julgue causador de dano moral ou físico, ou obras que não atendam a proposta da mostra.

Todos os grupos terão divulgação dos seus trabalhos através das redes e impressos, bem como o registro das apresentações durante a mostra.

Inscrições: 
                      BAIXE AQUI O REGULAMENTO E A FICHA

Envie um e-mail para contato@aordemdocaos.com contendo:
- Um termo de responsabilização pela apresentação, com nome completo do responsável,  número de R.G., telefones, endereço e e-mails;
- Nomes dos integrantes com datas de nascimento;
- Release da apresentação;
- Mapa de palco e/ou luz;
- Duração da apresentação;
- Duração da montagem e desmontagem;
- Duas fotografias para divulgação;
- Cartaz ou flyer da apresentação (se houver).

Qualquer dúvida com relação ao evento, entre em contato com a organização pelo mesmo e-mail:

contato@aordemdocaos.com
   
   


Homem de Ferro 3 - Mais Man e Menos Iron ...

 Por Eduardo Andolini



Se a intenção fosse fechar uma trilogia, Iron Man estaria na lista das melhores, ao menos nos últimos anos. Tony Stark esta de volta de uma forma mais humanizada, a tentativa foi no alvo, pode - se ver um Iron Man digamos mais Man e menos Iron.

A parte visual do filme é impecável como os outros filmes da série, tem um roteiro que te prende mesclando bem momentos de ação, comedia, aquelas piadas que você não vê chegar e aquelas outras que estão tão na cara que você, mesmo vendo o filme pela primeira vez fala antes do ator.

Gostei das atuações de Don Cheadle que, ao menos pra mim, fez falta em Os Vingadores, e surpreendentes atuações das lindas Gwyneth Paltrow e Rebecca Hall e espetacular de Ben Kingsley, espetacular mas não surpreendente por se tratar de um grande ator.

Como é um filme que ainda esta no cinema não vamos aqui falar sobre a história, mas podem ir que é diversão garantida.

Título Original: Iron Man 3
Gênero: Ação, Aventura
Direção: Shane Black
Ano: 2013
[imagem: IMDB]


Eduardo Andolini é professor de educação física e língua inglesa, membro do grupo A Ordem do Caos e escreve sobre cinema para o AODC Notícias todas as quintas-feiras.

Selecionados para 5ª Mostra Estudantil de artes Cênicas da Cidade de Quadra


Enviado por B. Vieira( ssulivam@hotmail.com)


Saiu os selecionados para 5ª MOSTRA ESTUDANTIL DE ARTES CÊNICAS DA CIDADE DE QUADRA. 


Com o intuito de estar promovendo a troca, a busca, novas maneiras de fazer teatro juntamente com com união e mesclagem de diferentes linguagens e vivências teatrais de diferentes grupos, ocorrerá então a 5ª MOSTRA ESTUDANTIL DE ARTES CÊNICAS DA CIDADE DE QUADRA.

Contando com total apoio e incentivo da Administração Municipal do Sr. Carlos Vieira de Andrade juntamente com a Secretária Municipal de Cultura Maria Regina de Oliveira Rodrigues esse evento que já faz parte do calendário cultural da região promove duas novidades nessa edição: A primeira é a comemoração dos 10 anos da CIA TEATRAL 4 CANTOS grupo mantido através do poder publico municipal onde participa de diversos festivais na região e Estado de São Paulo. A segunda é que a partir desta, a mostra torna-se competitiva, porém uma competição saudável onde os grupos expõe suas idéias, objetivos e linguagens cênicas sendo assim os que se destacarem individualmente, técnicamente ou mesmo em grupo terão como 
estímulo prêmios que façam com que busquem ainda mais aperfeiçoamento, técnicas para aprimorar ainda mais o seu trabalho. Os grupos serão avaliados por 03 jurados (Sendo 01 com uma extensa experiencia teatral e 02 membros ativos da CIA 
TEATRAL 4 CANTOS também com uma vasta experiencia nos palcos e festivais), vale ressaltar que são propostos sugestões, meios e formas e não criticamente ofensivo opiniões sobre os trabalhos apresentados. 
Serão 07 espetáculos de 06 diferentes cidades no caráter competitivo, além de 02 espetáculos da Cia 4 Cantos e 02 espetáculos convidados que serão apresentados no projeto Escola da Família juntamente com oficinas abertas a comunidade em 
geral durante todo o evento. 

"A Mostra Estudantil vem se consolidando ainda mais a cada ano, promovendo não somente na cidade de Quadra onde ocorre um grande apoio e incentivo as artes cênicas, mas também nas outras cidades para estar se apresentando. Também o apoio das empresas, projetos e demais secretarias vem firmar ainda mais o compromisso e o comprometimento de estar levando e elevando a cultura no interior paulista como meio de socialização, emoção, diversão e reflexão ao publico que assiste. A população quadrense tem o hábito de ir ao teatro, isso é ótimo, pois a cada dia, a cada ano, temos que nos superar para trazermos o melhor para o publico. Afinal se faz teatro para o publico. Também é um ano de festa e comemorações para nossa Cia que ao decorrer do ano espera representar com o brilho e talento a nossa querida cidade. Vale destacar que a festa não é somente minha, é nossa, todos os envolvidos. Agradeço a todos que se inscreveram e também aos que foram selecionados. Quem sabe um dia não ampliamos ainda mais esse trabalho, mas um passo de cada vez, sonhar um sonho por vez. E boa sorte a todos os grupos." Finaliza o diretor e coordenador da Mostra Estudantil, Benemari Sulivam. 


 ESPETÁCULOS

25 de Maio - Abertura com o espetáculo Infantil: "A grande viagem ao coração" (Quadra-SP)
26 de Maio- Espetáculo adulto: "Dualidade" (Sorocaba-SP)
30 de Maio- Espetáculo juvenil/adulto: "A flor vermelha" (Limeira-SP)
31 de Maio- Espetáculo adulto: "Astúcia, uma ponta de Iago" (Sorocaba-SP)
01 de Junho- Espetáculo infantil: "O menino narigudo" (Salto de Pirapora-SP)
02 de Junho- Espetáculo infantil: "Os saltimbancos" (Boituva-SP)
07 de Junho- Espetáculo adulto: "Os sete gatinhos - genérico" (Quadra-SP)
08 de Junho- Espetáculo juvenil/adulto: "Terra seca, causo e poesia" (Lins-SP)
09 de Junho- Espetáculo adulto: "Sangria de uma nota só" (Santos-SPde uma nota só" (Santos-SP)

Instagram

>

Não deixe de conferir:

Oficina Teatral 2022 - CEU PQ Bristol

Depois de muito tempo parados por conta da pandemia de Covid-19, finalmente estamos de volta com a oficina teatral gratuita. Agora em um no...