14/04/2014

A Arte de ler virou “modinha” e A Culpa é das Estrelas

Por Lidy Rose

A arte de ler é um dom que nem todos nascem com ele, mas fiquem felizes, é um hábito que pode e deve ser adquirido.

Existe hoje uma revolta e indignação por parte de alguns leitores assíduos com o fato de que ler virou "modinha". A grande verdade é que tudo hoje vira modinha, e entre todas as modinhas do momento a arte de ler é a minha preferida.

Em todas as fases da literatura podemos identificar grandes transformações no número de leitores causados por um ou outro livro que vira sucesso mundial e acaba atraindo pessoas que nunca leram para esse universo fantástico, rico, divertido e fascinante.

A transformação do momento foi causada pelo livro A Culpa é das Estrelas do escritor estadunidense Johnn Green. A estória foi adaptada para o cinema e estreia no Brasil em junho de 2014. Imagino um alvoroço ainda maior com a estreia do filme e aguardo ansiosa por este dia, por um motivo bem simples: fico extremamente feliz ao ver adolescentes que nunca haviam segurado um livro nas mãos por livre e espontânea vontade, declarar à todos que leu e ama esse livro. 




Independente de modinha ou não é importante lembrar que o livro em questão é juvenil e não se pode esperar um conteúdo adulto e totalmente filosófico dele. Quando você lê um livro precisa se entregar aquele universo e senti-lo como se fosse o seu, então se permita ler um livro infantil com os olhos de uma criança e um juvenil com os de um adolescente, se você já passou dessa fase à algum tempo como eu pode se lembrar que tudo parece muito maior do que é e muito mais eterno. Deixemos então os adolescentes serem essa explosão de sentimentos que duram “para sempre” e, ao invés de criticar, vamos apoiar e incentivar.

Sempre tive vontade de ler A Culpa é das Estrelas e descobrir do que esses adolescentes tanto falam, mas ficava enrolando para comprar, até que ganhei o livro de presente de uma grande amiga, o que o tornou ainda mais especial.  

Gostei muito do livro, tem uma leitura simples, cheio de frases consideradas clichês para quem já leu muitos livros, mas de forte efeito para aqueles que nunca leram nada ou que leram pouco.

O livro conta a estória de Hazel e Gus, dois adolescentes que se conhecem em uma reunião de Grupo de Apoio Para Crianças com Câncer. Ela não conhece outra vida que não seja a de estar prestes a morrer. Ele é um ex-jogador de basquete que perdeu uma perna para a osteosarcoma. Brincando com os clichês da vida e a todo tempo mostrando os efeitos colaterais de estar no fim da vida, eis que dois adolescentes nada comuns se apaixonam enquanto a doença vai drenando suas vidas e mostrando que o “Para Sempre” de alguns é muito mais curto que o de outros.




John Green se tornou o queridinho dos adolescentes. Hoje temos seis livros dele lançados aqui no Brasil e vejo aí uma grande esperança para que surjam mais leitores, pois essa é uma estatística que gostaria de ver mudar.

A última pesquisa de que tive notícias sobre o leitor brasileiro indicava que o brasileiro lê uma média de 2 livros por ano, claro que existe uma grande maioria que não lê nenhum e aqueles que leem vários.

Acredito nos benefícios da leitura para todas as idades. Que os adolescentes comecem a mudar essa realidade e busquem cada vez mais esse mundo fantástico da literatura onde tudo é possível se você imaginar. Comecemos então uma campanha, não critique aquele que vê este ou aquele livro como o melhor do mundo, indique um livro e incentive a leitura. 

Deixo aqui a minha indicação de alguns livros para adolescentes: Descanse em paz, meu amor, Pedro Bandeira; Depois daquela viagem, Valéria Piassa Polizzi; Marina, Carlos Ruiz Zafón; e O céu está em todo lugar, Jandy Nelson. 

Aqui você encontra a sinopse dos livros citados:

http://www.skoob.com.br/livro/247555
http://www.skoob.com.br/livro/931-descanse_em_paz_meu_amor
http://www.skoob.com.br/livro/1041-depois-daquela-viagem
http://www.skoob.com.br/livro/180646-o-ceu-esta-em-todo-lugar






Fontes:
http://www.educacional.com.br/noticias/noticiaseduc.asp?Id=524164
http://www.walloza.com/tat_uploads/468-free-2014-the-fault-in-our-stars.jpg
http://i.imgur.com/DeP8xKt.jpg?1
http://www.skoob.com.br/autor/2775-john-green


Lidy Rose é Designer de Interiores. Trabalha com decoração de festas, onde consegue realizar seu desejo de unir o mundo dos contos de fadas com o mundo real. Viciada em livros e apaixonada por todos os tipos de artes, teatro, música, cinema... É estudante da Oficina Teatral do grupo A Ordem do Caos 2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Qual sua opinião sobre o post? Comente, abra discussões, critique, elogie. O AODC Notícias é o seu espaço.

Instagram

>

Não deixe de conferir:

Oficina Teatral 2022 - CEU PQ Bristol

Depois de muito tempo parados por conta da pandemia de Covid-19, finalmente estamos de volta com a oficina teatral gratuita. Agora em um no...