31/01/2014

Uma pitada de moda

                                                                                                          Por Lígia Mendes



A moda é muito antiga, havia uma concepção diferente da atual - pode considerar efetivamente o termo Moda apenas a partir da idade média. Em outros tempos nós, profissionais de moda, consideramos apenas indumentária.

Desde a época pré-histórica as pessoas se preocupavam com a aparência. Elas usavam vestimentas quentes como modo de proteção, mas também como status. Quanto mais chamativa e bonita fosse a pele usada pelo homem, por exemplo, significava que ele merecia respeito e era a autoridade do bando.

Ao passar dos anos, as simples vestimentas passaram a ser alvo de preocupação com a aparência, com a evolução artesanal de estampas, costuras, tinturas, além das referências para a criação da moda popular (a imitação com matérias-primas mais baratas do que as utilizadas pela classe dominante). Claro que as imitações não eram muito parecidas, mas deixavam a camada pobre se sentindo mais próximo e parecido com as classes ricas.

Além da conotação de status, as roupas também começaram a se distinguir nos modelos femininos e masculinos, o que até então eram praticamente iguais. As mulheres tinham as vestimentas mais justas (famosa forma x) e os homens mais estruturados (famosa forma T).

A atenção das mulheres se voltava também aos cabelos que quanto mais enfeitado e volumoso mais bonito era. Teve uma época que até os homens aderiram a essa vaidade juntamente com roupas com bordados e enfeites.



De alguns anos para cá, as roupas foram ficando mais simples, tanto para os homens quanto para as mulheres. Sendo as roupas masculinas sempre sóbrias e mudando apenas a modelagem ou alguns botões do blazer (como no caso das roupas sociais que eram usadas predominantemente).

Atualmente a moda se desenvolve em cortes, modelagens, roupas assimétricas e conceituais e sempre se renova com base no passado. Um dos itens mais importantes para entender a moda é saber todo o seu histórico. Assim, você reconhece o conceito e a tendência (que é outro assunto) além de ter várias inspirações. Esse foi o artigo relacionando um pequeno resumo do histórico da moda, há muitos marcos históricos que eu poderia escrever a tarde toda.

A moda abrange inúmeros assuntos além da roupa, que na próxima oportunidade escreverei para vocês.



Ligia Mendes é modelo, técnica em administração e  design de moda no SENAC, está cursando administração na Universidade Ítalo Brasileira e colabora com o AODC Notícias quinzenalmente às sextas-feiras, com matérias sobre moda e beleza.

28/01/2014

Coragem Insana

Por Sheila Borges





Como definir a sua coragem?

Não tem nem receita e nem fórmula perfeita.
O segredo é aproveitar todos os momentos por mais simples que sejam.
Corra atrás do que te faz bem acreditando nos seus ideais!

Porque 20 segundos de coragem insana. 
Podem valer muito!






Apreciem e agucem seu olhar!



Sheila Borges é fotógrafa e estudante de Produção Audiovisual, participa de projetos culturais com alguns amigos e é uma grande apreciadora do cinema em geral. Ela escreve para o AODC Notícias quinzenalmente, sempre às terças-feiras. Aprecie fotografias que captam sentimentos, cotidiano urbano e muita arte em Sheila Borges Fotógrafa

27/01/2014

OFICINA DE TECIDO AÉREO – FORÇA, POSTURA E QUEDA


A oficina volta a partir do dia 04 de fevereiro


A oficina é voltada para iniciantes a partir dos 10 anos, os alunos exercitarão a força, a flexibilidade e a resistência valorizando a expressão corporal e a arte do circo. As aulas serão praticas e feitas em tecidos com o objetivo de desenvolver artisticamente a expressividade ampliando o conhecimento corporal e a prática da resistência física.

As aulas ocorrem de terça e quinta das 19:30 as 21:30.

Para a inscrição é necessário preencher um termo de compromisso que está disponível no Universo Cultural da Matilde nos dias e horários das aulas.

Menores de idade precisam fazer a inscrição com um responsável.

A mensalidade custa R$ 70,00 com vencimento sempre na primeira semana do mês.

A oficina dura o ano todo.





Rua Senador Vergueiro 551 - Centro - São Caetano do Sul (atras do Hipermercado Extra da av. Goias)

Informações (11) 2759-1756


25/01/2014

Será que já cruzamos a Ipiranga com a Avenida São João?

Por Carol Zanola

"A função de São Paulo é ligar o Brasil ao resto do mundo" 
-  Ugo Giorgetti


A cidade de São Paulo comemora hoje, dia 25 de janeiro de 2014, 460 de anos de história, de trabalho árduo e de uma miscelânea incrível de culturas e povos.

Somos hoje, a maior fatia da "pizza" deste país. O Brasil tem mais de 200 milhões de habitantes, nosso estado 43 milhões e a cidade de São Paulo tem cerca de 12 milhões de pessoas.

A nossa cidade é uma grande mistura de tradições e povos. Quer comida oriental? Passa na Liberdade. Deu vontade de comer a macarronada da Mamma? Passa no Bixiga, no Brás ou na Mocca (orra, meu). Há tanto para conhecer na "aniversariante do dia" que nem sabemos por onde começar. Faça uma lista de tudo que ainda não viu e vá. São Paulo, tem atrações para todos os gostos, quer um passeio cultura? Faça uma caminhada no Centro, nos museus, nos teatros ou nas casas de cultura. Quer badalação? Esse é uma das cidades mais noturnas do mundo.

Somos tantos, para explorar cada parte dessa cidade que abriga sonhos, desilusões e esperança. A metrópole abriga todos e tudo. E você será que conhece a sua cidade? Já a viu de verdade? Percebeu suas peculiaridades? Participou de movimentos culturais?
Sai e vá comemorar a data dela.

Parabéns, Sampa!


*Cidade em 24 horas

Timelapse mostra o céu de São Paulo, do amanhecer ao anoitecer, a partir de 10 pontos turísticos. A capital paulista completa 460 anos de história no sábado, 25 de janeiro.





Cinemateca

Avenida Paulista



Fontes:
http://spcuriosos.com.br/pergunta-curiosa-qual-e-o-museu-mais-antigo-de-sao-paulo/
http://www.cidadedesaopaulo.com/sp/br/sao-paulo-em-numeros


Carol Zanola é assistente de arte. Tem formação superior em Produção Multimídia. Apaixonou-se logo cedo pelo cheirinho de jornais e revistas e nunca dispensa um belo café. Estudante da Oficina de Teatro 2013, do grupo A Ordem do Caos.

14/01/2014

Feirinha da Liberdade

Por Ananda Dias


Ainda falando de comida que rua, não podia deixar de mencionar uma das minhas feiras preferidas em São Paulo, hoje vamos mostrar um pouco da feira da Liberdade.

 Ela acontece todos os Sábados e Domingos, das 9h às 18h na Praça da Liberdade próxima ao metrô Liberdade. A feira recebe variados grupos de visitantes que possuem em comum a busca pelos prazeres da culinária japonesa e chinesa. Lá você pode encontrar pratos como: o tradicional yakissoba, yakimeshi, guioza, tempurá, sushi, sashimi, e também espetinhos de camarão, bolinhas de carne e queijo, etc.


 A feira é bem cheia, principalmente no horário de almoço e por ter preços bem acessíveis. Além da culinária, lá também se encontram artigos japoneses e chineses. Visitá-la é uma ótima oportunidade de conhecer um pouco da culinária oriental, as barraquinhas dão pequenas amostras da comida para motivar os visitantes a comer e somos sempre muito bem atendidos com agilidade. Foi uma das feiras que mais gostei de visitar, pois os alimentos são bem diversificados e a experiência gastronômica foi ótima e com muitos aprendizados, valeu muito a pena conhecer.  








Fotos: Ananda Dias


Ananda Dias é estudante de gastronomia e atriz do grupo teatral A Ordem do Caos. Além disso, escreve sobre culinária para o AODC Notícias.

Oficina Teatral 2014 - Viva Teatro (ENCERRADAS)

Por Wellington Dias

Sentir-se vivo é o que muitos estudantes de uma oficina de teatro relatam quando são questionados do que sentem ao subir no palco. Muitas pessoas procuram uma oficina de teatro não para serem atores ou atrizes mas sim para buscar algo que perderam, o seu eu. Uma oficina de teatro tem essa possibilidade, a de mostrar o caminho que possa levar a este re-encontro. 

Em 2014 o grupo A Ordem do Caos continuará com uma das oficinas teatrais livres mas procurada de São Paulo. Este ano com o tema Viva Teatro, que é a continuidade dos trabalhos de 2013 com o Teatro de Alma, a oficina esta voltada para o encontro com o lado humano de cada um, e o começo já tem data marcada.


O enfoque ainda é o primeiro contato com o teatro, trabalhando desinibição, voz, criação de personagens e, como sempre, não é necessária experiência anterior. Muitas pessoas procuram a atividades apenas para poder trabalhar a timidez, porém também ocorre a busca por quem já tem experiência teatral, até porque o grupo seleciona seus atores na oficina e indica para testes em outros grupos, agências e produtoras. No entanto, o que vem sendo o seu diferencial são as aulas de produção, colocadas em prática durante as apresentações de conclusão da oficina. Aulas de iluminação, cenografia, maquiagem e figurino são passadas por profissionais ou formados no meio.


O desenvolvimento da oficina em 2014 será o "Teatro de Alma", que é o teatro existente em cada um. O lado humano, o reencontro com o seu eu e a descoberta de novos sentidos. As atividades acontecem sempre aos domingos às 14h, no Centro Cultural do Jabaquara.


Cada oficina é diferente da outra, novas pessoas, novos acontecimentos e espero que esta oficina de 2014 possa trazer novos aprendizados, amizades e principalmente, algo que faça bem para cada um que participa. Um grande abraço.

Regras para a Oficina Teatral 2014

Atividades: todos os domingos, sempre às 14h.
- Só pode se inscrever quem tem 15 anos ou mais, sem limite máximo de idade;
- É obrigatório o uso de roupas leves, que permitam exercícios;
- Atrasos ou ausência no mês de março, perde a vaga;
- Vagas remanescentes, por qualquer razão, serão imediatamente repassadas;
- Recomendamos o uso de garrafinhas de água;
- Por falta de espaço não é permitido assistir ou acompanhar alguém durante as atividades;

Inscrições pela Internet: ENCERRADAS
Início das inscrições: 15/02 - 20h
Fim das inscrições: 22/02 - 20h - Ou até atingirem a cota.

- Só serão aceitas inscrições realizadas neste período. No início das matrículas realizaremos uma transmissão ao vivo pela AODC Rádio Web;
- Só serão aceitas inscrições realizadas pelo formulário próprio disponibilizado no site www.aordemdocaos.com . Não serão aceitas inscrições antes da data estipulada.
- As informações solicitadas no formulário deverão ser preenchidas com dados corretos e verdadeiros, que serão verificados no dia da primeira aula;
- Serão desclassificados aqueles que enviarem mais do que uma inscrição. Cada pré-inscrição receberá uma confirmação automática de recebimento, e após isso será avaliada;
- As inscrições serão aprovadas por ordem de chegada em nosso sistema;
- Os aprovados receberão um e-mail de confirmação entre os dias 24, 25 e 26 de fevereiro;
- Os aprovados deverão ir com documento de identificação com foto ao local das aulas no dia 2 de março e chegar antes das 13h. para assinar a lista de aceite. Já deverão ir com roupas leves e podem levar garrafinhas de água

Inscrições clique AQUI
ENCERRADAS PELA INTERNET. SOMENTE PESSOALMENTE.

Inscrição pessoalmente (Único dia):

Início das inscrições: 02/03 - 11h
Fim das inscrições: 02/03 - 13h

Centro Cultural Jabaquara
Rua Arsênio Tavolieri, 45 - Jabaquara - São Paulo, SP ( Portão 01) ( Portão 02)

- A fila será fechada e não serão aceitas novas entradas após o horário final.
- Serão classificados na fila por ordem de chegada.
- Não serão feitas inscrições sem o documento de identidade original.
- Quem estiver na fila e não conseguir vaga será colocado na lista de vagas remanescentes, obedecendo a mesma ordem.

Wellington Dias é diretor teatral do grupo A Ordem do Caos e é professor universitário. Formado em Comunicação Social - Rádio e TV, atualmente está mestrando em Comunicação e Inovação pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul.

11/01/2014

Mais arte em toda parte

Por Carol Zanola

"A arte existe porque a vida não basta" - 
 Ferreira Gullar, pseudônimo de José Ribamar Ferreira

Invadiram o Facebook!!! Invadiram o Facebook!!! Calma!!! Calma!!! Ocuparam com arte!!!
Esta semana, a rede social foi o canal para mais um viral, mas não foi nada engraçado, nada constrangedor e nem difamador. Nos invadiram com arte. Quadros, imagens e obras de artistas de vários estilos, países e linguagens foram postadas.

A brincadeira, começava à partir de um "curtir" e o dono da publicação indicava um artista. Com esse estopim, a pessoa iria atrás da história e das obras do nome indicado. A ideia era encher a rede social de publicações interessantes e deixar de lado as postagens clichês (Coma a sua comida, vista a sua roupa e não me irrite! rs).

- Informação a ser compartilhada junto com uma obra:
* A ideia é ocupar o Facebook com arte, quebrar a monotonia de fotos de almoços ou bichos de estimação. Quem curtir esse post receberá o nome de um/uma artista e terá, então, que publicar a foto de algum trabalho. Copie esse texto e cole junto... a imagem.


Será que precisamos saber tudo o que você pensa e faz? Será que este é o lugar para saber sobre a sua vida? Cadê o conteúdo? Cadê a informação? Essa deveria ser a reflexão que deveríamos fazer antes de postar, comentar e até mesmo curtir algo.


Eu recebi o engajado artista Di Cavalcanti, um dos principais representantes do modernismo brasileiro. Di Cavalcanti foi pintor, desenhista, ilustrador, caricaturista, escritor, jornalista e poeta. Obra: Carnaval II - óleo sobe tela - 114 x 146 cm. - 1965 - Reprod. no livro "Di Cavalcanti - 50 Anos de Pintura 1922 - 1971



Trecho da música - “Dizem (Quem me dera)” - Arnaldo Antunes / Marisa Monte / Dadi Carvalho

“temos inteligência
pra acabar com a violência, dizem
cultivamos a beleza,
arte e filosofia"



Carol Zanola é assistente de arte. Tem formação superior em Produção Multimídia. Apaixonou-se logo cedo pelo cheirinho de jornais e revistas e nunca dispensa um belo café. Estudante da Oficina de Teatro 2013, do grupo A Ordem do Caos.

10/01/2014

Você está na minha lista negra. Ops, na Preta e Branca!

Por Lígia Mendes


http://blogs.odiario.com/paicandublognews/2013/03/26/preto-e-branco-tendencia-na-moda-2013/


A tendência de moda de peças preta e branca vem fazendo sucesso há várias primaveras e nunca sai de moda. Tomou quase o lugar do pretinho básico. É uma combinação inteligente e elegante, desde que as peças conversem entre si e estejam de acordo com o seu tipo de corpo e estilo.

Várias fashionistas, personagens de novelas e famosos apostam nessa combinação coringa, fazendo muita repercussão e imitações na moda popular.
Também é tendência no SPFW, desfiles de Nova York, Paris e outros e em marcas como Dolce & Gabbana e Dior, por exemplo.

As combinações aparecem como forma de mix de estampas, tecidos inovadores, renda, listras, xadrez, formas geométricas e também com outra peça de cor vibrante que foge do preto e branco, como um sapato vermelho, por exemplo.


http://moda.atarde.uol.com.br/?p=2120

Capriche nas combinações, e se inspire nas imagens a seguir








Dicas:
  • Para um look preto e branco que chame mais atenção para a cor clara use batom vermelho destacando o visual.
  • Quebre o look preto e branco com um acessório azul royal, laranja ou quaisquer outras cores marcantes. Pode utilizar-se dessa técnica também na maquiagem, como um delineador azul por exemplo.
  • A tendência preto e branco também serve para as unhas. Use sua criatividade.




  • Combine estampas!












Ligia Mendes é modelo, técnica em administração e  design de moda no SENAC, está cursando administração na Universidade Ítalo Brasileira e colabora com o AODC Notícias quinzenalmente às sextas-feiras, com matérias sobre moda e beleza.

06/01/2014

Uma ida de ônibus

Por Ingrid Pierazzo

 
No ônibus, uma ida seria como qualquer outra. O “boa tarde” do motorista e o olho a olho entre cobrador e passageiro poupa mais descrições, por tamanha candura.

Os olhos se encontram com aqueles desejados e indiferentes a quem olha toda vez.

Os pensamentos devaneados tentavam encontrar um lugar para ficar. Sinatra entra e conforta um pouco o desalento que a mente se encontra de não conseguir se prender a um pensamento.

Um solavanco. Alguns se desequilibram, crianças caem no colo de desconhecidos, bolsas trocam de donos, celulares são quase engolidos. Morreu!



O ônibus morreu na ladeira. “Acende o carro”... Para! “Acende o carro”... Para! “Acende o carro”... Morre de novo! “Não vai subir”, “Vamos ter que ir a pé”, “Tô com criança de colo, seu ‘motô! ’”.

Caem fones de ouvido, livros são fechados e não se ouvem notificações. Devaneios antes inconscientes dão lugar ao que é consciente.

Tentando achar uma saída, os devaneios que se tornaram conscientes sofrem agora, para achar uma solução racional para a situação, tanto quanto antes, quando o único lamento, era não conseguir prender um pensamento.

A única coisa que resta a todos é esperar que o carro andasse ou quebrasse de vez. Emissão de pensamentos positivos.

Pegou! O ónibus da outro solavanco e sai com a força que nenhum outro ônibus teve numa ladeira daquelas. O caminho era pequeno até o fim da rota, mas neste meio tempo entre morre e vive deu para falar mal, esbravejar, resmungar, xingar, pensar, não pensar, avisar pelo telefone, devanear, não conseguir achar saída.

Todos nas mãos do que estaria por vir!
Crônica e imagem de Ingrid Pierazzo

Ingrid Pierazzo, 20 anos, e estudante de design, é apaixonada pelas artes e por todas as formas que a represente e escreve quinzenalmente, toda segunda-feira, para o blog AODC Noticias.


Instagram

>

Não deixe de conferir:

Oficina Teatral 2022 - CEU PQ Bristol

Depois de muito tempo parados por conta da pandemia de Covid-19, finalmente estamos de volta com a oficina teatral gratuita. Agora em um no...