21/06/2014

Slam do Corpo

                                   Por Pâmela Gomes  


“Paro e observo!
Enquanto mudos e surdos,
Dizem TANTO, tanto, tanto....
Somente com gestos, expressões e o Olhar...!”



Nesta última quarta-feira foi realizado no Sesc Pinheiros o 1º Slam de surdos e ouvintes do Brasil o SLAM DO CORPO.



Não sabe do que estou falando? Bom então vamos por partes.


Slam é o nome dado aos encontros realizados em casas, bares, ruas, teatros, onde ocorre uma espécie de batalhas de poemas. O interessante é que, por meio dos versos, as pessoas ali presentes podem expor suas opiniões diante das questões vivenciadas e suas experiências no meio em que vive. 

Em São Paulo temos como exemplo o Slam da Guilhermina, o Slam do 13 entre outros. Vale muito a pena pesquisar e visitar.



Mas voltando ao SLAM DO CORPO...


Slam do Corpo foi o resultado de três meses onde um grupo de pessoas ouvintes e surdos se reuniram assumindo a proposta de realizar um Slam diferente, onde simultaneamente ouvintes e surdos se apresentariam com poemas feitos pelos mesmos. E eu adorei fazer parte disso!



Confesso que de inicio fiquei na dúvida se daria certo, mas ao longo dos primeiros encontros nos foram apresentadas pessoas como Cibele Lucena, Joana Zatz Mussi, Roberta Estrela D’álva, Cauê Gouveia, Daniel Minchoni, Claudia Schapira e Luaa Gabanini, Amarilis Reto, Leonardo Castilho e documentação de Fernando Coster que mostraram que tudo é possível, as limitações vem de nós.

É mágico descobrir em outra língua a simplicidade das coisas. Ver, sentir o que é este mundo onde o corpo é quem fala. Descobrir que para eles a linguagem é algo simples, assim como para nós é o Falar.

E teve uma frase de um poema apresentado que me marcou muito:
“Ela não precisa falar a SUA língua para ter VOZ.”

Foi realmente uma experiência única, onde aprendi mais de mim para mim. E sei que será o primeiro de muitos.




Se interessou? 

Então curta as páginas do:
Corposinalizante: (grupo que há quase três anos estuda relações entre a Língua Brasileira de Sinais e a poesia)

Núcleo Bartolomeu de Depoimentos: (que coordena o ZAP, primeiro Slam de São Paulo)

Sarau do Burro: (um espaço diverso, coordenado pelo artista e poeta Daniel Minchoni.)


Pâmela Gomes é formada em Produção Multimídia, trabalha com edição fotográfica e de vídeo, estudante da Oficina de Teatro do grupo “A ordem do Caos” desde 2013. 

18/06/2014

Doação de medula óssea

Por Jéssica Guedes

Créditos da imagem: Portal da Aldeia


"Só passamos a ter consciência do quão importante é algo, e tomamos algum tipo de providencia, quando passamos por aquilo na própria pele, ou de alguém muito próximo".
A alguns anos uma prima muito querida foi diagnosticada com linfoma. Passou por vários tipos de tratamentos, sendo que sua melhora substancial foi devido ao transplante de medula óssea que recebeu de sua irmã (por coincidência, já inscrita como doadora há alguns anos). Hoje graças a Deus, ela está muito melhor. Apesar do tratamento que é mantido, está ativa, e agradeço a Deus por ter tido a oportunidade de se recuperar.

Infelizmente esta não é a realidade de muitas outras pessoas. Devido a miscigenação em nosso país, é muito mais difícil encontrar um doador compatível. Segundo a Abrale - Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia, por ano, 2,5 mil pessoas são indicadas para realizar o transplante de medula óssea e a chance de encontrar uma medula compatível pode chegar a 1 em 100 mil.

Além disso, é importante ressaltar que muitas pessoas "desaparecem" após se cadastrar, e quando um paciente acha um doador compatível no banco, pode acabar precisando enfrentar uma nova grande barreira. A atualização dos dados junto ao REDOME ( Registro Brasileiro de Doadores de Medula Óssea) é fundamental.

Nenhum de nós está fora de risco, e amanhã pode ser você a precisar de um doador. Se inscreva! Você pode ser o fio de esperança que faltava na vida de muitas pessoas...

Passo a passo para se tornar um doador:
Quem pode doar? Qualquer pessoa entre 18 e 54 anos com boa saúde poderá doar a medula óssea. Lembre-se que uma vez no cadastro, poderá ser chamado, se identificado como compatível com algum paciente, até os 60 anos.

Como é feita a doação? Será retirada por sua veia uma pequena quantidade de sangue (5 a 10ml) e preenchida uma ficha com informações pessoais. Seu sangue será tipificado por exame de histocompatibilidade (HLA), que é um teste de laboratório para identificar suas características genéticas que podem influenciar no transplante. Seu tipo de HLA será incluído no cadastro. Os resultados são confidenciais e servem apenas para os fins do REDOME.

Seus dados serão cruzados com os dos pacientes que precisam de transplante de medula óssea constantemente. Se você for compatível com algum paciente, outros exames de sangue serão necessários.

Se a compatibilidade for confirmada, você será consultado para confirmar que deseja realizar a doação. Seu atual estado de saúde será avaliado.

A doação é um procedimento que se faz em centro cirúrgico, sob anestesia peridural ou geral, e requer internação por um mínimo de 24 horas. Nos primeiros três dias após a doação pode haver desconforto localizado, de leve a moderado, que pode ser amenizado com o uso de analgésicos e medidas simples. Normalmente, os doadores retornam às suas atividades habituais depois da primeira semana.

Existe uma outra forma de obtenção das células-tronco da medula óssea, que utiliza uma máquina específica (aférese) para separar do sangue periférico (corrente sanguínea), as células necessárias para o transplante. Neste caso, o doador tem que receber um medicamento antes da doação (fator de crescimento), que estimula a medula óssea a liberar estas células para a corrente sanguínea. Esta técnica só é utilizada em casos específicos, sob decisão médica e com consentimento do doador.

Como se cadastrar como doador?
Procure um Hemocentro ou um de seus núcleos ou unidades de hemoterapia próximo de sua região para efetuar o seu cadastro. Neste local você será orientado e poderá tirar as suas dúvidas. Após o cadastro de seus dados (nome, filiação, etnia, endereço, entre outros), será coletada uma amostra de seu sangue para a realização da tipagem de seus glóbulos brancos (tipagem HLA). 

Lembrando que o que para você pode ser um leve desconforto, para alguém, pode ser a decisão entre a vida e a morte!

Créditos:
Inca | Abrale - Dúvidas Frequentes

Jéssica Guedes é Designer, ilustradora e blogueira. Adora as artes, animais e pequenas coisas da vida. É estudante da Oficina Teatral do grupo A Ordem do Caos desde 2014.

17/06/2014

Pequenos gestos

Por Sheila Borges






Grandes atitudes em pequenos gestos.
Valorize todos os momentos, um sorriso, um carinho, um olhar.  
Qualquer gesto que te traga gratidão.
Permita-se!



Avenida Paulista - São Paulo - SP



Apreciem e agucem seu olhar!




Sheila Borges é fotógrafa e formada em Produção Audiovisual, participa de projetos culturais com alguns amigos e é uma grande apreciadora do cinema em geral. Ela escreve para o AODC Notícias quinzenalmente, sempre às terças-feiras. Aprecie fotografias que captam sentimentos, cotidiano urbano e muita arte em Sheila Borges Fotógrafa

10/06/2014

Doce Dia dos Namorados

Por Ananda Dias

Falta pouco para o Dia dos Namorados, e você já escolheu o que vai dar para o seu parceiro/a? Não?  Então abaixo fiz uma lista de TOP 5 de “presentes gastronômicos” para facilitar e deixar esse dia muito mais especial.




1. Cupcakes decorados
Alem de estarem na moda, os cupcakes são uma ótima opção para agradar a pessoa amada de uma forma colorida, diferente e saborosa.




2. Coração de chocolate de renda
Eles são românticos e criativos, e você pode optar em coloca-los dentro de uma caixinha de presente ou com bombons dentro.






3. Brigadeiros Gourmet
Amado pela maioria, o brigadeiro gourmet é um dos doces mais apreciados por todos e, com certeza, não poderia ficar de fora. Com variedade de sabores ele é uma ótima opção de presente.




4. Morango com chocolate
A combinação perfeita do morango com chocolate é muito romântica e tradicional, nunca sai de moda e, com certeza, é uma das melhores opções e pode ser acompanhada com um bom espumante.



                                      


5. Bombons
O último e o mais conhecido da nossa lista. As caixas de bombons são as mais procuradas no dia dos namorados, alem de poder variar nos sabores elas são irresistíveis.






                        Agora é só fazer sua escolha e curtir o Dia dos Namorados! 


Imagens:
http://www.temdicas.com/wp-content/uploads/2013/01/presentes-originais-para-dia-dos-namorados-.jpg
http://acidfreeworld.files.wordpress.com/2012/06/cupcakes_namorados.png
https://jujubagourmet.files.wordpress.com/2012/05/118.jpg  
http://www.conexaoparis.com.br/wp-content/uploads/2009/01/jhevin3.jpg
http://cozinhachic.com/wp-content/uploads/2013/06/NAMORADO-3.jpg
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEj68GN10C6FhHhJRuOFfuqD2wrxfnNjT2YI97JIhAVBPgdFW61HBw76ZX3ZkT2QNFClNKoYLSYuGEAOJBL-Kqt-Mr_6KFsgtanNGJQuoptC2awSwGay7BfwLHTacGhUZurwY_QQT_v66qoE/s400/morangos-banhados-no-chocolate-1279324824115_300x360.jpg
https://www.facebook.com/MissBakeryDoces/photos/a.343221375771695.81055.341335929293573/658369314256898/?type=1&theater
http://farm4.static.flickr.com/3111/3245798197_de7384c8b8.jpg


Ananda Dias é formada em gastronomia e atriz do grupo teatral A Ordem do Caos. Além disso, escreve sobre culinária para o AODC Notícias.

08/06/2014

Cidades

Por Talita Araújo

"La civilización siempre pareció necesitar una ciudad."

- Frank Lloyd Wright, The future of architecture -
(Extraído do livro “Historia de la forma urbana”)



A cidade não é somente o que vemos ao andarmos apressados pelas ruas ou avenidas, ela está muito além da nossa vista limitada, ela é um organismo vivo.


As cidades surgiram a partir do momento que o homem deixou de ser nômade e fixou-se sobre um território. Possibilitando as oportunidades de crescimento do local.

Por ser fixa, relações se estabelecem - duradouras ou não -, elas foram proporcionadas pela cidade.


Com a correria ocasionada pela urbanização,  não paramos para dar a devida importância à nossa cidade e ao que ela produz, não somente quanto as nossas relações de trabalho, mas também, as relações sociais. Se prestássemos mais atenção a esses detalhes, assuntos como a sustentabilidade não seria algo tão difícil de ser tratado, pois se tornaria natural.



Fotos: Talita Araújo (Minas Gerais)



Talita Araújo cursa Arquitetura e Urbanismo, perfeccionista e amante das artes. Escreve quinzenalmente aos domingos para o AODC notícias.

06/06/2014

Combustão Humana Espontânea - Cuidado para não pegar fogo!

Por Pamela Gomes

Hoje venho falar de algo curioso. 


Será realmente possível o corpo humano pegar fogo espontaneamente sem que lhe seja ateado fogo ou qualquer coisa inflamável? 


Isso mesmo, pessoas que simplesmente pegam fogo.

O primeiro caso que se tem registros aconteceu e Paris em 1663, onde uma senhora pegou fogo queimando rapidamente de dentro para fora, virando cinzas em poucos minutos.



Em média até hoje fora registrados 200 casos de (CHE) Combustão Humana Espontânea, tendo entre eles características semelhantes:

  • Somente o corpo é incinerado, permanecendo as coisas ao redor intactas.
  • O tronco do corpo é a parte mais afetada, normalmente restando somente dedos e pés.
  • Sem evidências externas de algo que possa iniciar o fogo.
  • Normalmente as pessoas estão sozinhas em casa.
  • Não há sinais de luta ou que a vitima tenha tentado se defender das chamas.
  • Normalmente são idosos com quadro de obesidade.


Já tentaram explicar de todas as formas, mas ainda não chegaram a uma decisão final de porque e como esse fenômeno acontece.

A ciência dá como explicação o Efeito Pavio, entenda mais:




Poucos casos tiveram testemunhas presentes para dizer o que acontece exatamente no momento que começa a combustão, um desses casos foi o da senhora Jeannie Saffin de 61 anos que apresentava problemas mentais. Estava ela na cozinha com seu pai de 82 anos, quando ele percebeu uma luz e, ao olhar para trás, viu sua filha coberta por chamas, mas sem mostrar movimentos de relutância contra o fogo. Ela morreu uma semana depois.

Bom, difícil saber se é verdade ou não, possível ou impossível, mas achei um tema bastante interessante, espero que tenham gostado também.


Até a próxima!



Fontes:
www.culturamix.com
http://lacuevadelmisterio.blogspot.com.br
http://hypescience.com
http://inconscientecoletivo.net



Pamela Gomes é formada em Produção Multimídia, trabalha com edição fotográfica e de vídeo, estudante da Oficina de Teatro do grupo “A ordem do Caos” desde 2013. 

Liderando seu mundo interno

Por Rajiv Moura


As pessoas hoje em dia vivem com o corpo presente, mas com a mente no passado ou no futuro. Será que isso vale a pena? Se pararmos para pensar, tudo que queremos só será construído no presente. Por que vocês acham que o presente tem esse nome? O líder espiritual Eckhart Tolle diz que o motivo dos sofrimentos psicológicos que as pessoas passam é por não estarem concentrados no presente. Ele afirma que, para ter uma mente calma, essa mente precisa estar concentrada no que se está fazendo no momento. Se estiver caminhando, busque se concentrar no ato de caminhar, se está comendo, se concentre no ato de comer, se forem lavar pratos, mesma coisa. Só quando estamos inteiros no presente, é que encontramos a paz. A meditação é você se concentrar em algo. Quando estamos concentrados, não pensamos em nada e a mente se acalma. Quer parar seus pensamentos repetitivos? Esteja no presente. Começou pensar em algo que não te agrada, se volte para o presente, seja concentrando na sua respiração, seja fazendo algum trabalho manual ou mesmo só contemplando uma bela flor que acabou de desabrochar no seu jardim.


A mente é seu mundo interno, onde você é o dono supremo, mas para controlar seu mundo, é necessário que acredite nisso, por que o que você deseja e o que te incomoda, ambos são crenças. Émile Coué diz que a imaginação é a primeira faculdade do homem e que precisamos educa-la. Já pensou quanto sofrimento você passou por acreditar em vários desfechos que uma situação iria tomar em vez de ver o que aconteceria no momento presente? O mundo externo é uma projeção do mundo interno. Se você acredita que é forte, que é saudável, que é belo, que é amado, isso vai ser materializado na sua vida. O problema é que as pessoas colocam sua energia no que não querem e não mentalizam o  que querem.


Tudo que você imagina na sua mente, com detalhes, gera sentimentos e emoções que acabarão em ações. Então, em vez de colocar sua energia no problema, coloque a sua energia para encontrar a solução desse problema, mas tem que acreditar que consegue. Pensem que tudo o que fazemos no dia a dia, primeiro nós imaginamos aquilo. Use a sua imaginação para conquistar o impossível, muitas vezes a maior limitação está só na crença da incapacidade que você pensa que tem. Imagine você sendo a pessoa que sempre quis ser e acredite nisso, mentalize todos os dias e verá como sua vida vai mudar. Somos uma antena que está emitindo e recebendo constantemente vibrações para o universo. Se sua vida está indo em um caminho que você não quer, veja os tipos de pensamentos que você está tendo perante a sua vida.  O sucesso começa primeiro no fantástico mundo interno de cada um de nós.
   


Bibliografia:

- TOLLE, Eckhart. O poder do agora: um guia para a iluminação espiritual. 1º ed. Rio de Janeiro: Sextante,2002.
- COUÉ, Émile. O domínio de si mesmo pela auto sugestão consciente. 1º ed. São Paulo: Martin Claret,2002.

Fontes das imagens:




Rajiv Moura é graduado em Administração de Empresas e integrante do grupo A Ordem do Caos.

03/06/2014

Arte sublime



Por Sheila Borges






Quanto vale acreditar que a arte pode romper barreiras, entrelaçar culturas, tribos e opiniões, utilizando a liberdade de expressão e a criatividade para um bem comum?
Aprecie a arte pelo simples fato de nos fazer refletir, acreditar que se pode ir além, expressando a essência da arte de viver!


Modelo: Luana Lourenço - Supervisão: José Marcos Carvalho



Apreciem e agucem seu olhar!




Sheila Borges é fotógrafa e estudante de Produção Audiovisual, participa de projetos culturais com alguns amigos e é uma grande apreciadora do cinema em geral. Ela escreve para o AODC Notícias quinzenalmente, sempre às terças-feiras. Aprecie fotografias que captam sentimentos, cotidiano urbano e muita arte em Sheila Borges Fotógrafa

Instagram

>

Não deixe de conferir:

Oficina Teatral 2022 - CEU PQ Bristol

Depois de muito tempo parados por conta da pandemia de Covid-19, finalmente estamos de volta com a oficina teatral gratuita. Agora em um no...