20/11/2014

Maldita procrastinação

Por Gi Olmedo

Mais um dia de trabalho. Preguiça. Distração. Cansaço. Que saudade do fim de semana! “Não quero fazer nada”, pensa. Uma pilha de tarefas o espera e você mal sabe por onde começar. Pior: nem se organizou para tal. Sonzzzzzzzzzzzzz.
"Ah, tudo isso aí dá tempo de fazer mais tarde", sussurra para si mesmo.

Abre o Facebook, passa mais de uma hora acompanhando as atualizações dos amigos... Clica naquele link pra ficar bem informado, passa minutinhos procurando noticias relacionadas. Abre o vídeo que o colega te marcou. Assiste. Responde ao Whatsapp, dá bom dia para os 50 membros de cada um dos seus trocentos grupos... e, assim, já são onze e meia da manhã. O chefe liga no ramal cobrando aquele relatório que era pra ontem. De concreto, ainda nada foi feito.

Em uma tradução livre, "Eu não sou um procrastinador. Eu prefiro fazer
todo o meu trabalho em um prazo induzido pelo pânico"
 
Essa maldita procrastinação! Como mandar ela pro espaço e aumentar a produtividade? De que forma criar ânimo e foco? Como parar de deixar as tarefas mais importantes para depois? No fim das contas, a solução para esse probleminha é certa: pare de enrolar!

Ok, ok... Fato é que, sem um empurrãozinho, naturalmente o ser humano não consegue se dedicar àquilo que realmente deve ser feito. Muitas pessoas que conheço só conseguem cumprir seus prazos sob pressão, o que tem seu lado bom – o de se sentir bem ao notar que o trabalho está rendendo – mas ao mesmo tempo ruim: num curto período para execução, algo sempre fica pendente e o serviço nunca sai com qualidade e/ou como o esperado.

Porééééééém, existe uma salvação: na própria internet (ô maldita internet!) há algumas ferramentas que podem auxiliar você a se policiar melhor, organizar-se e evitar gastar seu tempo só com distração. Confira a lista abaixo com as principais. 

1. Para os adeptos do MAC, o Self Control é uma excelente dica. O programa permite que você escolha os sites que devem ser bloqueados por determinado tempo – basta programá-lo de acordo com o período em que você realizará sua tarefa. Além disso, ele não permite a reinicialização do computador e nem que você o desinstale (mas calma, isso somente durante o tempo que você o programou para funcionar).

2. O Freedom bloqueia aqueles malditos sites que tiram seu foco do trabalho, auxiliando na sua produtividade. 

3. O Calendário Google auxilia na organização das tarefas e compromissos, sendo o mais prático para você anotar e programar lembretes. 

4. Pocket é um aplicativo que salva paginas para que seja possível que você as leia mais tarde (assim como um dos mais recentes recursos do Facebook).

5. O aplicativo TeuxDeux ajuda a administrar sua lista de tarefas para cada dia. 

6. Trello é um aplicativo que permite montar diversas fichas de atividades, com um adendo: destacar cada um dos seus projetos e mostra o desenvolvimento de cada um deles. 

7. Já o IfThisThenThat (IFTTT) pode parecer um pouco complicado inicialmente, mas é bastante simples: ele ajuda a cumprir pequenas tarefas que parecem insignificantes, mas muito necessárias e que tomam tempo. É completamente personalizável para que se encaixe àquilo que você mais precisa. 

8. O Dragon Dictate é um baita aplicativo para os "preguiçosos": se você não quer ou não tem como escrever naquele instante, basta falar em seu celular que ele registrará os textos em um documento ou até mesmo manda um e-mail por você. 

9. Obtract é um app que identifica as suas principais distrações. Assim que alguma delas é acessada, ele automaticamente cria um desafio para que o site possa ser visitado. Mas é aí que mora o perigo: charadas podem ser viciantes e aí seu tempo útil vai embora...

10. O Stop Disctrations bloqueia todas as páginas que você desejar.

11. Extensão do Google Chrome, o Procrastinator é uma simples e excelente ferramenta para otimizar seu tempo no trabalho. 

12. O Anti-Social é certeiro: bloqueia todas as páginas de redes sociais. E ainda é jogo-duro: quando der aquela coceirinha nos dedos para acessá-las, será necessário reiniciar seu PC.

13. O foco é a principal função de aplicativos que escondem tudo da sua tela, menos a janela que você está trabalhando. Os principais dessa categoria são o Iawriter, para Mac, e o Isolator, disponível gratuitamente para Windows.

14. Productivity Owl evita completamente a procrastinação. Nele, você delimita quais sites devem ser bloqueados. Funciona da seguinte forma: assim que ele "nota" que você está improdutivo, fecha todas as janelas das distrações. 

15. O Rescue Time é um dedo-duro do bem, apontando tudo o que você faz online durante o expediente. O resultado pode ser surpreender seu utilizador. É possível definir metas e obter relatórios precisos de toda sua navegação.

E você? Tem mais alguma dica para agregar à lista? Aproveite para compartilhar sua experiência nos comentários!

Com informações do Universia Online (http://goo.gl/KA8I9Lhttp://goo.gl/cW0iLp) e do Inomics.

Gi Olmedo é jornalista e atua na área editorial como revisora e preparadora de textos. Ela escreve para o blog AODC Notícias quinzenalmente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Qual sua opinião sobre o post? Comente, abra discussões, critique, elogie. O AODC Notícias é o seu espaço.

Instagram

>

Não deixe de conferir:

Oficina Teatral 2022 - CEU PQ Bristol

Depois de muito tempo parados por conta da pandemia de Covid-19, finalmente estamos de volta com a oficina teatral gratuita. Agora em um no...