19/11/2013

Fast Food x Junk Food




Por Ananda Dias



Qual a diferença entre fast food e junk food? Será que todo fast é um junk? Ou devemos tomar cuidado para não confundir? Quando se trata do ramo de alimentação alguns termos são dados e hoje eu vou falar um pouco sobre o Fast Food e o Junk Food.





O termo Fast food, que em português significa “comida rápida” é um termo utilizado para nos referimos a alimentos que são preparados e servidos em um curto espaço de tempo, onde por sua maioria é procurado por pessoas que querem se alimentar de uma forma rápida. É um serviço que visa a rapidez, padronização e possui formas mecanizadas de se trabalhar. Nos anos 40 os drive-in eram famosos e foi aí que as “lanchonetes fast food” surgiram; como uma forma de evolução dos drive-in, e foram os irmão McDonald que apostaram nessa ideia e fizeram da cozinha uma grande “linha de produção”, assim tendo seu patrimônio multiplicado rapidamente.  Hoje esse método é mundialmente conhecido e já virou um estilo de vida para muitos, algo que vem sendo criticado já que a maioria das produções industrializadas consiste de sanduíches, pizzas e salgados, ou seja, alimentos considerados “não saudáveis”. Atualmente estão entre as redes de fast foods mais conhecidas do Brasil Subway, McDonald’s, Bob’s, Giraffas,  Habib’s , Burger King entre outros.  




Já a Junk Food, que em português significa “comida lixo” é um termo utilizado para nos referimos as comidas que são consideradas calóricas, alimentos esses onde não encontramos muitos nutrientes, proteínas, vitaminas, justamente ao contrário, encontramos altos níveis de gordura, açúcar, sal e etc. Acredita-se que esse termo foi criado pelo cientista e defensor nutricional Michael Jacobson que era diretor do Center for Science in the Public Interest em Washington. Hoje os Junk Food se tornar muito comuns devido a facilidade de serem encontrados em supermercados e lojas, não são necessários muitos preparos, podem ser ou não congelados, são armazenados por um longo espaço de tempo e são relativamente baratos, além de serem considerados “comida não saudável”. Alguns médicos atribuem casos de diabetes, obesidade, hipertensão entre outros, a este estilo de alimentação.


Será que todo fast é um junk? É natural que devido a correria do dia-a-dia as pessoas tendem a se alimentarem com mais rapidez, mas isso não significa que não possa ser de uma forma saudável. E existem hoje em dia várias lanchonetes e restaurantes especializadas em fast food saudável, portanto as pessoas podem sim ter mais opções e conciliarem alimentação rápida com qualidade. 

Imagens
http://www.cadim.com.br/adm/uploads/noticias/a0888fontegoogle112.jpg
http://www.deltadentaliablog.com/wp-content/uploads/2013/06/junk-food.jpghttp://www.senhorsabor.com.br/wp-content/uploads/2012/11/Foto_111-Caesar-Salad-menor.jpg

Ananda Dias é estudante de gastronomia e atriz do grupo teatral A Ordem do Caos. Além disso, escreve sobre culinária para o AODC Notícias.

Um comentário:


  1. Are you looking for a good dental clinic near you, yes we are based in many locations in Massachusetts and Connecticut. We provide family and emergency dental services for all ages. We offer orthodontist services, cosmetic dental services, General and emergency dental services.
    Dental appointment

    ResponderExcluir

Qual sua opinião sobre o post? Comente, abra discussões, critique, elogie. O AODC Notícias é o seu espaço.

Instagram

>

Não deixe de conferir:

Oficina Teatral 2019 - Persistir é Preciso

Em 2018, a oficina de teatro A Ordem do Caos, ministrada pelo diretor Wellington Dias, teve de ser realizada em praças e ruas, isso por co...