26/06/2015

Festa junina? Ainda dá tempo!

Confira algumas dicas de arraiais espalhados pela cidade para aproveitar neste final de semana

Por Danilo Moreira

Virada Cultural, Parada LGBT, shows e tantas outras atrações já agitaram a capital paulista em junho. Mas você é daqueles que ainda não curtiu a principal festa do mês, a de São João? Então aproveite essas dicas selecionadas de arraiais e outros eventos temáticos juninos com entrada gratuita em vários pontos da cidade. Alguns acontecem até a primeira semana de julho. Aproveite! 



1º Festival Junino da Vila Madalena
O conhecido bairro boêmio da zona oeste da cidade recebe o seu 1º Festival Junino. Cerca de 30 estabelecimentos comerciais irão promover comidas, bebidas típicas, descontos em produtos, atividades lúdicas como pescaria, pintura em rosto, jogo de argolas, boca do palhaço e outras brincadeiras. Para animar a festa, um trio de sanfoneiros irá circular pelas ruas do bairro. O evento acontece nas ruas Aspicuelta, Girassol, Harmonia, Wisard, Fidalga e Medeiros de Albuquerque, próximo ao Beco do Batman. Para facilitar o deslocamento do público, as vias estarão decoradas com bandeirinhas e um mapa com a localização de cada loja participante.
E tem mais: aqueles que efetuarem compras em 10 estabelecimentos durante o período do festival e comprovarem, por meio do carimbo no folheto, terão desconto de 5% em qualquer loja participante, à sua escolha, durante o mês de julho.

Data: até 5 de julho, sempre aos finais de semana.
Endereço: Beco do Batman - Rua Gonçalo Afonso, 90 – Vila Madalena.


São João de Nóis Tudim
O Centro de Tradições Nordestinas (CTN) exibe uma série de atrações gratuitas que incluem apresentações de conjuntos musicais de forró, grupos folclóricos, festival de quadrilhas e espetáculos teatrais, tendo como principais destaques as bandas Bicho de Pé, Rastapé e a dupla de repentistas Caju e Castanha.
Quem estiver por lá também poderá saborear os pratos típicos dos nove estados do Nordeste. As crianças poderão se divertir em um parque de diversões com brinquedos como pau de sebo, pescaria, dardos, argolas, entre outras brincadeiras. Também serão realizadas missas para os três santos de junho (Santo Antônio, São João e São Pedro). 

Data: até 28 de junho.
Local: Centro de Tradições Nordestinas (CTN) - Rua Jacofer, 615 - bairro do Limão.


Quermesse do Santíssimo Sacramento
O tradicional evento conta com barracas de decoração temática, quitutes como macarrão, nhoque, lasanha, hambúrguer, cachorro-quente, lasanha, linguiça, bolinho de bacalhau, entre outras comidas. 
Os participantes podem se divertir em diversas brincadeiras como pescaria, bingo e piscina de bolinhas. Quem gosta de dançar quadrilha, terá este domingo para se esbaldar.

Data: 27 e 28 de junho. 
Local: Paróquia do Santíssimo Sacramento - Rua Tutóia, 1125 - Vila Mariana


Arraiá de San Gennaro
O bairro da Mooca é agitado pelo Arraiá de San Gennaro, promovido pela igreja de mesmo nome. O evento contará com as quadrilhas Asa Branca e da Comunidade, que já são marca registrada nas edições da festa. 
Quem quiser saborear as delícias servidas no local, contará com diversas comidas típicas como arroz doce, caldo verde, tapioca, cachorro-quente, espetinho, pastel, pipoca, quentão e vinho quente. 

Data: 27 de junho
Local: Igreja de San Gennaro - Rua da Mooca, 950 – Mooca 


Festa Junina da Paróquia São Miguel Arcanjo
Também localizada na Mooca, a tradicional festa junina oferece deliciosos petiscos como sanduíche de pernil, cuscuz, canjica, churrasco e crepe. Quem gosta de doces tem à disposição frutas no chocolate e maçã do amor, além de poder curtir um vinho quente e refrigerantes. Para animar a quermesse, os participantes podem se divertir em diversas brincadeiras clássicas espalhadas pelo evento, como pescaria e boca do palhaço. 

Data: 27 de junho.
Local: Paróquia São Miguel Arcanjo - Rua Taquari, 1.100 - Mooca


3ª Festa Junina no Minhocão
Vem aí a terceira edição da Festa Junina no Minhocão, no centro de São Paulo. Comidas típicas, contação de histórias, teatro, oficinas e apresentações artísticas vão animar a festa, que neste ano homenageia o centenário de Sérgia Ribeiro da Silva, conhecida como Dadá, a única mulher a pegar em armas no bando de Lampião

Data: até 5 de julho, sempre aos finais de semana.
Local: Elevado Presidente Costa e Silva


Festa Junina da Igreja da Consolação
Neste ano, a festa terá apresentações da cantora Marlene Andrade, Trio Marquês e Trio Cristalino. Barracas de comidas típicas como churrasco, cachorro quente, doces, salgados e pasteis e bebidas como vinho quente e quentão também marcarão presença no evento. Brincadeiras como pescaria e correio elegante também prometem fazer a alegria dos participantes. 

Data: até 5 de julho, sempre aos sábados e domingos. 
Local: Paróquia Nossa Senhora da Consolação - Rua da Consolação, 585 – Consolação. 


Quermesse de São João Batista do Brás
Promovida pela paróquia de mesmo nome, a quermesse já é tradicional no bairro e oferece um delicioso churrasco de pernil, além de outras comidas típicas como pipoca, milho e quentão. A festa também contará com bingo, quadrilha e apresentações musicais. 

Data: até 5 de julho, sempre aos finais de semana.
Endereço: Av. Celso Garcia - Brás

**Com informações dos portais Oba Oba, Guia da Semana, Catraca Livre e G1

Danilo Moreira é jornalista e escritor. Além de gostar de observar e delirar sobre as entrelinhas do cotidiano, atua no jornalismo empresarial e também produz conteúdos voltados à Criatividade. Trabalhou no teatro por três anos com atuação e criação de roteiros. Escreve mensalmente para o AODC Notícias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Qual sua opinião sobre o post? Comente, abra discussões, critique, elogie. O AODC Notícias é o seu espaço.

Instagram

>

Não deixe de conferir:

Oficina Teatral 2022 - CEU PQ Bristol

Depois de muito tempo parados por conta da pandemia de Covid-19, finalmente estamos de volta com a oficina teatral gratuita. Agora em um no...