15/04/2011

Agenda cultural de abril





        Na agenda cultural desse mês, indico pra vocês a peça Rosa Vermelha, que conta vida, obra e morte de Rosa Luxemburgo (filosofa e revolucionaria polonesa que foi assassinada por paramilitares). O drama tem a direção de Roberto Ascar e Dulce Muniz. Está em cartaz até o dia 26 de julho, aos sábados e domingos às 20h, no Teatro Estúdio 184, que fica na Praça Franklin Roosevelt, 184 (Próximo ao metrô Consolação). O evento é gratuito e de censura livre. Para garantir seu lugar, o público deve chegar uma hora antes para retirar os ingressos.

        A Trupe Olho da Rua traz o espetáculo Bufonarias II, baseado em pesquisas sobre gags tradicionais de picadeiro e números realizados por artistas populares nas praças. Os palhaços Fusquinha, Tangará, Farofa, Fofa e Plocki comandam o espetáculo com muito improviso e interatividade. Entre muitas confusões, o quarteto ressalta, por meio da incoerência, a importância da amizade nos dias de hoje. O espetáculo rola amanhã, dia 16, no SESC Vila Mariana: Rua Pelotas, 141. Esta é outra dica gratuita.

       Outra dica muito bacana é um clássico de Shakespeare, Sonho de uma noite de verão. Teseu, um conde Ateniense, está prestes a se casar com Hipólita e, para comemorar, quer um lindo festejo. Assim, incumbe seu fiel empregado Filóstrato para cuidar dos detalhes da comemoração. Os preparativos são interrompidos com a visita de Egeu, Pai de Hérmia que, contra a vontade do pai e por ser apaixonada por Lisandro, recusa-se a casar com Demétrio. Inconformado, Egeu exige que a lei ateniense seja aplicada à própria filha. Para fugir da punição, o casal Hérmia e Lisandro foge para uma floresta, universo mágico onde vivem fadas, o Rei Oberon, a Rainha Titânia e Puck, um elfo muito travesso. O texto é adaptado por Leonardo Cortez e Ruth Salles, com a direção de Cortez .A peça entra em cartaz no dia 19 de abril no Teatro Popular do SESI da Avenida Paulista. A distribuição de ingressos será feita ao meio-dia, na mesma data da apresentação.

        Para finalizar, não poderíamos esquecer da Virada Cultural, que acontece por toda a São Paulo nos dias 16 e 17 de abril. Com quase mil atrações, este ano o evento promete surpreender e agradar todos os públicos. Entre suas principais novidades, a edição 2011 traz um palco dedicado à comédia stand-up, no Viaduto do Chá, e um ringue de luta livre, com lutadores mexicanos e brasileiros, no vale do Anhangabaú. Novamente com as atrações concentradas na região central da cidade, a Virada terá shows de Skatalites e U-Roy, da Jamaica, e da banda Misfits, dos Estados Unidos.
      
       E fica um convite: às 18h de domingo, no Centro Cultural Jabaquara, ocorre a última apresentação da temporada do grupo A Ordem do Caos com o espetáculo "O Parturião", de Luis Alberto de Abreu. Sucesso de público, este final de semana de Virada Cultural pode ser fechado com chave de ouro com uma visita à rua Arsenio Tavollieri, 45, próximo a estação do metrô. Nesta comédia, o riso é garantido e a entrada é franca.

12/04/2011

Público prestigia "O Parturião" e lota mais uma vez o CCJ

Por Giselle Olmedo e Rafael Frade


E o espetáculo continua!





        Faltaram cadeiras para quem compareceu na tarde do último domingo ao Centro Cultural Jabaquara e conferiu a segunda apresentação da curta temporada da peça "O Parturião", com o grupo A Ordem do Caos. A comédia, direcionada a todas as idades, atraiu neste final de semana uma plateia variada que se divertiu muito com as peripécias dos protagonistas, João Teité (Wellington Dias) e Matias Cão (Rodrigo Mettal). O riso foi garantido num dia chuvoso: nem isso foi capaz de afastar crianças, jovens, adultos e idosos, que lotaram o local.



Segundo os espectadores, esta apresentação foi a que mais arrancou gargalhadas. Já quem nunca havia assistido aprovou o que viu e, de forma unânime, recomenda. Pedro, 17, estudante, saiu da peça sem fazer uma só crítica. "Achei tudo muito criativo, o grupo é formado por atores muito bons", elogia.  


     
    Sandra, empregada doméstica, nunca havia assistido e diz ter gostado muito. "Me diverti bastante. A peça prende muito a atenção da gente. Gostei muito", conta, empolgada.



Também presente ao espetáculo, o publicitário César afirma ter gostado muito das interpretações, do som e da iluminação, além de ressaltar que o figurino lhe chamou muito a atenção: "As roupas utilizadas pelos personagens e a maquiagem ficaram muito bacanas. Recomendo a peça a todos", conclui.










Domingo, 17 de abril, é a última apresentação desta curta temporada. A peça começa às 18 horas e vale ressaltar que a entrada é gratuita.

04/04/2011

O Parturião retorna aos palcos em grande estilo

Por Daniel Vilar


O grupo teatral A Ordem do Caos mostra que não é só por causa da oficina de teatro que se destaca e dá show no palco



         Com casa cheia, A Ordem do Caos começa o ano de apresentações no Centro Cultural Jabaquara com espetáculo O Parturião. A peça, adaptação da obra de Luiz Alberto de Abreu, inicia a curta temporada 2011. Com uma comédia cheia de amores proibidos, brigas entre famílias somadas às confusões de dois empregados matutos, Matias Cão e João Teité. 

            







A história é engraçada e envolvente. Ambientada num contexto recheado de tiradas atuais,  a comédia no estilo Dell’art deixa as feições dos atores ainda mais cômicas. O Parturião é uma peça para todos os públicos, que se destaca pela interação entre personagens e plateia. Até as possíveis falhas cênicas arrancaram risos do público presente ao local neste domingo, 3 de abril. O resultado são 90 minutos de muitas gargalhadas e diversão garantida para quem prestigia o espetáculo.

          
  As apresentações ocorrem ainda nos próximos domingos, dias 10 e 17 de abril, no Centro Cultural Jacob Salvador, conhecido como Centro Cultural Jabaquara. O início é às 18 horas e o CCJ fica na rua Arsênio Tavolieri, 45, bem perto da estação do metrô. A entrada é franca.
Fotos: Lex Santos, Gi Olmedo e Daniel Vilar

Instagram

>

Não deixe de conferir:

Oficina Teatral 2022 - CEU PQ Bristol

Depois de muito tempo parados por conta da pandemia de Covid-19, finalmente estamos de volta com a oficina teatral gratuita. Agora em um no...