07/10/2011

CEU Parque Anhanguera recebe o grupo A Ordem do Caos



A temporada 2011 da AODC, com o espetáculo O Parturião, de Luiz Alberto de Abreu, agora sobe aos palcos da zona oeste de São Paulo. Dia 15 de outubro, às 16h, é a vez do público do CEU Parque Anhanguera conferir de perto esta comédia que faz sucesso por onde passa.

Depois das apresentações no já tradicional Centro Cultural Jabaquara, “lar” da AODC,  e na Casa de Cultura Palhaço Carequinha, no Grajaú, o elenco chega ao CEU motivado, até pelo fato de o mesmo palco já ter recebido grandes nomes da cena nacional, como Paulo Betti, Julia Lemmertz e Débora Evelyn. A estrutura do local em nada deixa a desejar a dos grandes teatros. A população dos bairros próximos tem, neste espaço, a oportunidade de participar de grandes eventos e ter acesso a diversas programações culturais de qualidade.

Portanto, aproveite o sábado do feriado do dia das crianças para assistir uma comédia que encanta à toda a família! A peça, adaptação da obra de Luiz Alberto de Abreu, aborda as brigas entre duas famílias rivais, somadas às confusões de seus dois funcionários matutos, Matias Cão e João Teité, que armam todas contra seus patrões muquiranas. O resultado vem com boas risadas e diversão garantida ao público.

Elenco: Ananda Dias, Antonio Kisters, Daniel da Silva, Gi Barboli, Joel Icarus, Marjorie Silva, Litcia Orellana, Mettal Rodrigo, Tallison Oliveira e Wellington Dias.
Direção: Wellington Dias
Duração: 90 min
Classificação: 12 anos



Serviço

CEU Parque Anhanguera
Rua Pedro José de Lima, 1020 - Morro Doce (KM 23,5 da Via Anhanguera)
Tel: 3911-2183




03/10/2011

Um pouco sobre futebol: esquema tático x sistema tático


Por Eduardo Andolini

4-4-2, 4-3-3, 3-5-2, e o novíssimo 4-2-3-1 são só exemplos dos números que ouvimos os comentaristas, técnicos e "especialistas" em futebol dizer o tempo todo na TV ou no rádio, mas nem todo mundo entende o que significam. Na verdade, até mesmo alguns dos tais comentaristas especializados não sabem diferenciar o "sistema tático" do "esquema tático".

Sistema Tático nada mais é do que a forma como seu time joga: se é com contra-ataque, com jogadas pelas pontas ou com passes curtos pelo meio, por exemplo. O melhor dos exemplos no momento é o Barcelona da Espanha, que joga com um sistema tático arriscado, de manter a posse de bola e pressionar o adversário, encurralando-o no seu campo de defesa. Qualquer erro de passe faria com que o time fosse contra-atacado, mas a qualidade técnica do elenco atual  faz com que esses erros não sejam freqüentes. O mesmo sistema tático foi utilizado na ultima copa do mundo pela campeã Espanha.

Esquema Tático são aqueles números que os comentaristas gostam de falar, aquela história de "mudou do 4-4-2 pro 3-5-2". Mas o esquema é irrelevante quanto à forma de jogar: um time pode ir à campo no 4-4-2 contra  outra equipe no 3-5-2 e os dois terem o mesmo sistema tático de contra-ataque, por exemplo.
Esses números indicam só a forma em que os jogadores começam o jogo e suas funções, representando um número pra cada jogador, menos o goleiro. O primeiro número indica quantos jogadores estão na linha de defesa, o segundo, o meio-campo e, o terceiro, o ataque. Hoje em dia, alguns já dividem o número de meio-campo em meio-campo defensivo e ofensivo; isso depois que apareceu o tal do sistema 4-2-3-1 com muita força na Copa do Mundo de 2006.

Tudo isso é irrelevante, pois se você gosta de futebol você só tem que entender uma coisa: se você tem a bola, você ataca. Se você não tem a bola, você defende. E ganha quem faz mais gols.

Instagram

>

Não deixe de conferir:

Oficina Teatral 2022 - CEU PQ Bristol

Depois de muito tempo parados por conta da pandemia de Covid-19, finalmente estamos de volta com a oficina teatral gratuita. Agora em um no...