03/10/2011

Um pouco sobre futebol: esquema tático x sistema tático


Por Eduardo Andolini

4-4-2, 4-3-3, 3-5-2, e o novíssimo 4-2-3-1 são só exemplos dos números que ouvimos os comentaristas, técnicos e "especialistas" em futebol dizer o tempo todo na TV ou no rádio, mas nem todo mundo entende o que significam. Na verdade, até mesmo alguns dos tais comentaristas especializados não sabem diferenciar o "sistema tático" do "esquema tático".

Sistema Tático nada mais é do que a forma como seu time joga: se é com contra-ataque, com jogadas pelas pontas ou com passes curtos pelo meio, por exemplo. O melhor dos exemplos no momento é o Barcelona da Espanha, que joga com um sistema tático arriscado, de manter a posse de bola e pressionar o adversário, encurralando-o no seu campo de defesa. Qualquer erro de passe faria com que o time fosse contra-atacado, mas a qualidade técnica do elenco atual  faz com que esses erros não sejam freqüentes. O mesmo sistema tático foi utilizado na ultima copa do mundo pela campeã Espanha.

Esquema Tático são aqueles números que os comentaristas gostam de falar, aquela história de "mudou do 4-4-2 pro 3-5-2". Mas o esquema é irrelevante quanto à forma de jogar: um time pode ir à campo no 4-4-2 contra  outra equipe no 3-5-2 e os dois terem o mesmo sistema tático de contra-ataque, por exemplo.
Esses números indicam só a forma em que os jogadores começam o jogo e suas funções, representando um número pra cada jogador, menos o goleiro. O primeiro número indica quantos jogadores estão na linha de defesa, o segundo, o meio-campo e, o terceiro, o ataque. Hoje em dia, alguns já dividem o número de meio-campo em meio-campo defensivo e ofensivo; isso depois que apareceu o tal do sistema 4-2-3-1 com muita força na Copa do Mundo de 2006.

Tudo isso é irrelevante, pois se você gosta de futebol você só tem que entender uma coisa: se você tem a bola, você ataca. Se você não tem a bola, você defende. E ganha quem faz mais gols.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Qual sua opinião sobre o post? Comente, abra discussões, critique, elogie. O AODC Notícias é o seu espaço.

Instagram

>

Não deixe de conferir:

Oficina Teatral 2022 - CEU PQ Bristol

Depois de muito tempo parados por conta da pandemia de Covid-19, finalmente estamos de volta com a oficina teatral gratuita. Agora em um no...