25/08/2011

Terra em Transe


Glauber Rocha sempre deixou claro que usava sua arte para a política e, em Terra em Transe, talvez o mais famoso e premiado de seus filmes, ele chegou a um ponto tão alto que era difícil não reconhecer que se tratava realmente de um revolucionário.
Terra em Transe se passa em Eldorado, um país da America do Sul onde o senador Porfírio Diaz - ninguém menos que Paulo Autran -  detesta seu povo e almeja ser imperador do país. Claro que não será uma tarefa fácil, pois muitos outros desejam esse posto.
Na produção do filme aconteceram coisas marcantes. A forma como foi feito o convite a Paulo Autran para fazer parte do elenco foi inusitada. Na época, o ator fazia parte do Teatro de Arena e Glauber foi assistir suas apresentações diversas vezes, chegando até a incomodar o publico e os demais atores  pelo fato de buscar os melhores ângulos para conseguir se aproximar e convidá-lo a participar do filme.

A história chegou a ser proibida em 1967, pois diziam que era subversiva e irreverente com a Igreja. Tempos depois, foi liberada, sob a condição de que fosse dado um nome ao padre.
Em 1967, recebeu os prêmios Luis Buñuel e Fipresci em Cannes, na França; o Prêmio da Crítica e o de melhor filme do Festival de Havana; o prêmio Grand Prix, no Festival de Locarno, na Suiça, e muitos outros prêmios no Brasil.

Título Original: Terra em Transe
Gênero: Drama, Nacional
Direção: Glauber Rocha
Roteiro: Clóvis Bornay, Glauber Rocha, Guilherme Guimarães, Luiz Carlos Barreto, Paulo Gil Soares

Assista aqui o filme online

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Qual sua opinião sobre o post? Comente, abra discussões, critique, elogie. O AODC Notícias é o seu espaço.

Instagram

>

Não deixe de conferir:

Oficina Teatral 2022 - CEU PQ Bristol

Depois de muito tempo parados por conta da pandemia de Covid-19, finalmente estamos de volta com a oficina teatral gratuita. Agora em um no...