13/04/2012

Personas


Por Helerson Oliveira

Segundo a Wikipédia:

Martin Luther King , Jr. (Atlanta, 15 de janeiro de 1929  Memphis, 4 de abril de1968) foi um pastor protestante e ativista político estadunidense. Tornou-se um dos mais importantes líderes do movimento dos direitos civis dos negros nos Estados Unidos, e no mundo, com uma campanha de não violência e de amor ao próximo. Ele foi a pessoa mais jovem a receber o Prémio Nobel da Paz em 1964, pouco antes de seu assassinato. Seu discurso mais famoso e lembrado é "Eu Tenho Um Sonho". 
Em 1955, Rosa Parks, uma mulher negra, se negou a dar seu lugar em um ônibus para uma mulher branca e foi presa. Os líderes negros da cidade organizaram um boicote aos ônibus de Montgomery para protestar contra a segregação racial em vigor no transporte. Durante a campanha de um ano e dezesseis dias, co-liderada por Martin Luther King, muitas ameaças foram feitas contra a sua vida, foi preso e viu sua casa ser atacada. O boicote foi encerrado com a decisão da Suprema Corte Americana em tornar ilegal a discriminação racial em transporte público. (http://pt.wikipedia.org/wiki/Martin_Luther_King_Jr.)



Não faço apologia ao tema: “arte de rua”. Tanto faz um grafite, pichação, colagem ou até um simples adesivo: sem autorização do proprietário será crime contra o patrimônio privado ou público. E entendo que nenhuma mensagem será mais importante do que infringir uma lei, sempre existirá outra forma de fazê-la. O fato é que elas existem. E estão aí nos “provocando”.
A fotografia do Martin está na Rua Augusta, próximo ao Centro. Inseri os balões e o texto nas fotografias realimentando e transformando o processo artístico.



Helerson Oliveira, 28, é fotógrafo há mais de 10 anos. Estudante de administração, considera-se um documentarista. Acredita que o conhecimento e a arte transformam nossa existência. É colaborador do AODC Notícias todas as sextas-feiras, falando sobre fotografia, imagens e as sensações que elas nos causam. As imagens publicadas em seus posts são de sua autoria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Qual sua opinião sobre o post? Comente, abra discussões, critique, elogie. O AODC Notícias é o seu espaço.

Instagram

>

Não deixe de conferir:

Oficina Teatral 2022 - CEU PQ Bristol

Depois de muito tempo parados por conta da pandemia de Covid-19, finalmente estamos de volta com a oficina teatral gratuita. Agora em um no...