03/05/2012

Os Incríveis Hulks

Por Eduardo Andolini

Os Vingadores é sucesso de bilheteria, e um dos personagens que mais chamava atenção, mesmo antes de o filme estrear, era o Hulk. Edward Norton, que iria interpretar o Homem Verde, acabou sendo "demitido" pela produção, por achá-lo muito individualista. Particularmente, eu acho Norton um dos melhores atores da sua geração, mas ele não foi tão bem assim no personagem pra que a gente fique triste com a troca até porque, Mark Ruffalo, apesar de não ter em sua carreira nenhum personagem parecido, seria capaz de fazer algo no mínimo com a mesma, digamos, classe, dos seus antecessores.

Vários herois, tanto Marvel quanto DC Comics, já foram pros cinemas. Muitas adaptações boas e ruins para todos os lados, mas certamente o personagem mais complicado de se recriar era o de Bruce Banner. Desde os primeiros, lá no final da década de 80, era complicado fazer um cientista sem nenhum tipo de traje especial se transformar em um monstro verde com roupas rasgadas. Mesmo assim, o ator e diretor Bill Bixby tentou, não só uma, mas três vezes, tirar o personagem de Stan Lee dos quadrinhos e levá-lo às telonas. Até uma série de TV foi produzida.


Em "O Julgamento do Incrível Hulk" de 1989, além do próprio, a história ainda contava com aparição de outros personagens que anos depois ganhariam seus longas, como O Demolidor. Muitos anos depois, em 2003, Eric Bana assumia a condição de Hulk em um filme muito "digitalizado" que, em alguns momentos, parecia mais um misto de desenho com filme, no melhor estilo "Uma Cilada Para Roger Habbit". Além da atuação pouco convincente e do roteiro fraco, o filme pecava por efeitos primários, o que nos faz ter saudades da versão de Bixby.

Em 2008 foi lançado "O Incrível Hulk". Já ensaiando a intenção de ligar os heróis em um longa, o resultado é melhor do que a versão de 2003, o que não é la grande mérito. Com um ator em seu auge, Edward Norton, o filme era ao menos pouco melhor em atuações e produção, o que também não é um grande elogio, pois a atuação de Norton não é tão convincente e por ser um ator tão bom esperava-se um pouco mais.


Com o projeto "Os Vingadores" em andamento, ligando sempre um com o outro (Iron Man, Thor, Capitão América) era necessário um inovar no intérprete do personagem. O escolhido, então, foi Ruffalo, famoso por filmes do gênero dramático. Sua atuação é muito elogiada, e a produção ajudou bastante na transformação. Claro que a "boa vontade" dos fãs com o "novo Hulk" ajudou. Um ator com mais "cara de Hulk" que Norton e Bana ajuda muito, mas, no fim das contas, o fato é que, em Os Vingadores, temos finalmente um Hulk apresentável.

Ficha Técnica


Título Original: The Trial of the Incredible Hulk - 1989
Gênero:Ação, Fantasia, Ficção
Direção:Bill Bixby
Quem fez o Hulk? Bill Bixby (David Banner) Lou Ferrigno (Hulk)


Título Original: Hulk - 2003
Gênero:Ação, Drama, Fantasia, Ficção Científica , Suspense
Direção:Ang Lee
Roteiro:Jack Kirby, James Schamus, John Turman (I), Michael France, Stan Lee
Quem fez o Hulk? Eric Bana


Título Original: Incredible Hulk, The - 2008
Gênero:Ação, Fantasia, Ficção Científica
Direção:Louis Leterrier
Roteiro:Edward Norton, Zak Penn
Quem Fez o Hulk? Edward Norton


Título Original: The Avengers - 2012
Gênero:Ação, Aventura, Ficção, Ficção Científica
Direção:Joss Whedon
Roteiro:Jack Kirby, Joss Whedon, Stan Lee, Zak Penn
Quem fez o Hulk? Mark Ruffalo


Imagens - IMDB
Eduardo Andolini é professor de educação física e língua inglesa, membro do grupo A Ordem do Caos e escreve sobre cinema para o AODC Notícias todas as quintas-feiras.

Um comentário:

  1. Esses dias eu li um comentário na tv do metrô que dizia que Hulk é que nem paixão de cristo: em todo filme é um ator diferente hahahaha

    ResponderExcluir

Qual sua opinião sobre o post? Comente, abra discussões, critique, elogie. O AODC Notícias é o seu espaço.

Instagram

>

Não deixe de conferir:

Oficina Teatral 2022 - CEU PQ Bristol

Depois de muito tempo parados por conta da pandemia de Covid-19, finalmente estamos de volta com a oficina teatral gratuita. Agora em um no...