22/06/2012

Biografia - David Ives

Por Mettal Rodrigo

David Ives (11/07/1950) nasceu em Chicago e trabalhou por três anos na revista Foreign Affairs antes de cursar a Faculdade de Artes Cênicas da Universidade de Yale, uma das mais famosas dos Estados Unidos, onde graduou-se em dramaturgia. Em meados dos anos 90, escreveu algumas colunas de humor para o The New York Times. Nesse mesmo período, foi eleito um dos cem cidadãos mais inteligentes de Nova York.

Sua primeira peça foi Canvas, em cartaz na Circle Repertory Company no ano de 1972. Em seguida, emplacou Saint Freud em 1975, no mesmo teatro. Nos anos 80, suas comédias em um ato eram apresentadas anualmente em um festival em Manhattan. Seu livro mais famoso, All in the Timing, originou-se em uma noite de apresentação de esquetes. Em 1993, tornou-se fixo no John Houseman Theatre, onde foram feitas mais de 600 apresentações de suas peças.

            As suas peças e esquetes até 2005 podem ser encontradas no livro Polish Joke And Other Plays. Nos anos 90, David também começou a escrever musicais, como o texto da ópera baseada no livro The Secret Garden (O Jardim Secreto) de Francis Hodgson Burnett. Também foi o responsável por fazer a adaptação para o teatro do musical My Fair Lady (Minha Bela Dama).

Peças principais contidas no livro All In The Timing:




Palavras, Palavras, Palavras: A peça gira em torno da pergunta: sobre o que falam três macacos enquanto escrevem. Isso acontece durante um experimento onde três macacos são colocados em uma sala, e ficam datilografando, até que teoricamente, acabariam por escrever Hamlet.


Claro/Com Certeza: Duas pessoas se encontram em um café e vão se conhecendo através de perguntas e respostas, entretanto as cenas são interrompidas por um sinal a cada gafe, falhas ou mentiras.

A Linguagem Universal: Conta a história de Victória, uma jovem com problemas de gaguez e Viktor, de uma linguagem cômica, que leva-os a uma histeria verbal.

Variações Sobre A Morte De Trotsky: Mostra o fundador do exército vermelho no dia de sua morte no México, tentando entender por que está com uma picareta cravada em sua cabeça.

A Filadélfia: Apresenta um homem que vai para um restaurante, mas acaba indo parar em uma “Filadélfia”, termo que David Ives usa para definir um “buraco” onde seus pedidos e desejos são completamente distorcidos.

Philip Glass Compra Um Pão De Forma: É um musical, no estilo do compositor Philip Glass, que trata de uma crise existencial vivida pelo compositor em uma padaria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Qual sua opinião sobre o post? Comente, abra discussões, critique, elogie. O AODC Notícias é o seu espaço.

Instagram

>

Não deixe de conferir:

Oficina Teatral 2022 - CEU PQ Bristol

Depois de muito tempo parados por conta da pandemia de Covid-19, finalmente estamos de volta com a oficina teatral gratuita. Agora em um no...