21/11/2012

O que você sabe sobre anime e mangá?

Por Natsuo Zone

Em algum momento da sua vida você já deve ter ouvido falar sobre anime e mangá. Talvez tenha pensado que animes são desenhos de criança e mangás, aqueles gibis. É quase isso, mas eles não são voltados SÓ para crianças e nem apenas histórias em quadrinhos. Ambos contém traços da cultura japonesa, como o fato de ler as revistas em mangá "de trás para frente" (em relação às ocidentais) e, quadrinhos, da direita para a esquerda.



Os mangás começaram a surgir no século 8 D.C em rolos de pinturas japonesas que junto aos textos contavam uma história enquanto eram desenrolados. Porém eles ainda não pareciam com seu formato atual, que aparece no século 20 com a influência de revistas ocidentais comerciais. Atualmente, seu conteúdo é de 200 páginas, ou seja, é muita informação detalhada. O objetivo é transparecer as emoções dos mangakás (os autores) e tornar a história algo cativante para o leitor.


Já os animes surgiram no século 20, e depois da 2°Guerra Mundial começaram a ficar mais modernos. Para os japoneses, anime significa qualquer desenho animado, seja do próprio Japão ou no ocidente. Já para nós, o termo quer dizer "qualquer desenho japonês". Com muitos gêneros, são feitos para todos os gostos e idades. Existem animes de aventura, ação, ficção científica, comédia, desporto, drama, fantasia e romance, com temas como colegiais, demônios, artes marciais, magia, terror, mitologia etc. Ainda, há tipos específicos como o Shounen, que tem como público-alvo meninos jovens, e o Shoujo, que é para garotas adolescentes.

Há muito mais coisa sobre anime e mangá e a cultura oriental para se falar! O meu maior sonho é ir para o Japão e lançar minha história lá, afinal o Brasil não oferece recursos para quem deseja se tornar um mangaká. Por isso, antes de ter um 'pré-conceito' com esses estilos, é importante saber para qual finalidade desenhamos e escrevemos histórias.

Quer conhecer algum mangá? No site da Comix você pode encontrar muitos títulos para ler. O que estou colecionando é o do D.Gray Man, que é Shounen e fala sobre um garotinho que vira um exorcista (de akumas - ou demônios, mas não desses que a gente costuma ver na tv). A história tem muita comédia e um pouquinho de romance...

D.Gray Man
Conta a história de um garoto chamado Allen Walker, que ao perder o pai adotivo, percebe que o que ele realmente quer é destruir os Akumas, que são armas criadas pelo Conde do Milênio com o objetivo de destruir a humanidade. Junto com outros exorcistas e cientistas da Ordem Negra, ele vai atrás de fragmentos da Inocência de Deus, capazes de gerar armas anti-Akuma, usadas para matá-los e proteger os humanos.



O anime que estou vendo é esse da foto, o Toradora:


Ryuuji Takasu é um jovem que vive com a vergonha de ser confundido com um delinquente por ter um olhar maligno herdado de seu pai. Na verdade, ele é apenas um garoto educado com uma mania de limpeza que apenas o seu melhor amigo conhece. No primeiro dia de aula, Ryuuji se encontra com a temida palmtop Taiga, uma garota baixinha e extremamente mal-humorada que ninguém tem coragem de chegar perto, a não ser sua melhor amiga, Minori Kushieda. Devido a uma confusão entre as bolsas na sala, Taiga coloca uma carta de amor por engano na bolsa de Ryuuji e, assim, ele descobre que ela está apaixonada pelo seu melhor amigo, Yuusaku Kitamura. Da mesma forma, Taiga fica sabendo que Ryuuji está apaixonado pela melhor amiga dela. À medida que eles vão se conhecendo, Ryuuji vê que Taiga mora em um apartamento sozinha e que, na verdade, não gosta de ser tratada como se fosse valentona. Então, eles viram amigos que ajudam um ao outro a alcançar seus objetivos, que é o de declarar seu amor para seus respectivos melhores amigos.


Fonte das sinopses: http://bit.ly/9Oa57c e http://bit.ly/QZya5I

Natsuo Zone tem 18 anos, é estudante do 2° semestre de Publicidade e Propaganda, ajuda sua mãe num pet shop e curte rock'n'roll. Além disso, gosta de escrever e desenhar, e colabora com o AODC Notícias quinzenalmente, sempre às quartas-feiras, com matérias sobre Anime e Mangá

3 comentários:

  1. Pra quem gosta de música o anime Sakamichi no Apollon é o melhor. Eis alguém que já é fã de jazz e que fica tentando tocar Moanin só por causa da série. É bem curtinha, tem poucos episódios, mas vale a pena

    ResponderExcluir

Qual sua opinião sobre o post? Comente, abra discussões, critique, elogie. O AODC Notícias é o seu espaço.

Instagram

>

Não deixe de conferir:

Oficina Teatral 2022 - CEU PQ Bristol

Depois de muito tempo parados por conta da pandemia de Covid-19, finalmente estamos de volta com a oficina teatral gratuita. Agora em um no...