24/01/2013

Garanhuns - Muito mais que a terra da "coxinha humana"

Por Junior Mattos


Que tal se você conhecesse um pouco mais desse município pernambucano? Garanhuns não é somente a terra dos canibais: o que transparece do local é muito mais do que a mídia noticia. A Suíça Pernambucana, como é conhecida devido ao seu clima, é uma cidade que leva muitas outras alcunhas, como a Cidade das Flores ou Cidade da Garoa. É importante ressaltar que Garanhuns é maior que São Paulo em relação à frequência da garoa, o que a faz mais digna de tal título - que ambas possuem.

Que tal darmos uma volta pelo bairro de Boa Vista e notificarmos se a vista é boa mesmo? Ou beber uma cerveja no bairro da Brahma? Ver se tem caju no povoado do Cajueiro seria uma boa ideia, não? Essas são algumas das peculiaridades que a nossa “Suíça” possui. Além das "coxinhas", Garanhuns tem o seu comércio e indústria muito diversificados, a maior bacia leiteira de Pernambuco (haja leite para tomarmos no café da manhã!), além de tantas outras especiarias. 

Como a maioria das cidades nordestinas, Garanhuns leva o turismo como fator de muita importância. Lugares exuberantes, clima agradabilíssimo, estrutura hoteleira invejável. Eu acho melhor nem comentar dos festivais e dos excelentes restaurantes típicos da cidade! 

Contradizendo-me em relação ao parágrafo anterior, é inevitável afirmar que o clima de Garanhuns atrai muitos turistas, tanto no verão quanto no inverno. O Festival de Inverno de Garanhuns é bastante tradicional e conhecido em boa parte do país, atraindo beldades e oferecendo shows gratuitos. Pontos turísticos como o Relógio das Flores, o Parque dos Eucaliptos, o Castelo de João Capão, o Cristo do Magano ou o Monumento do Ipiranga são muito visitados por quem passeia por essa terra divina. Outra curiosidade é que a cidade possui o maior cristo do Brasil em altitude.

Para os festeiros, existem também diversas programações, como o Festival de Música e Arte, Festival da Jovem Guarda, Jazz Festival, Moto Fest, o famoso “Forrock”, a Vaquejada do Parque, entre outros. Então, depois desses breves relatos, não lembre-se mais de Garanhuns como a terra da salgadeira canibal: esse fato é dispensável. Considere todas as qualidades que esse maravilhoso destino turístico possui e que a mídia não reproduz.

Junior Mattos tem 19 anos, é formado em Gestão de Recursos Humanos, é estudante de teatro, gosta de ler, escrever e participar de atividades culturais. Ele colabora com o AODC Notícias quinzenalmente, sempre às quintas-feiras, falando sobre a cultura nordestina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Qual sua opinião sobre o post? Comente, abra discussões, critique, elogie. O AODC Notícias é o seu espaço.

Instagram

>

Não deixe de conferir:

Oficina Teatral 2022 - CEU PQ Bristol

Depois de muito tempo parados por conta da pandemia de Covid-19, finalmente estamos de volta com a oficina teatral gratuita. Agora em um no...