22/06/2013

Figurinos

Por Jéssica Eliana

 O figurino é mais que uma simples veste, mais que uma roupa, pois ele possui uma carga, um depoimento, uma lista de mensagens implícitas visíveis e subliminares sobre todo o panorama do espetáculo e possui funções específicas dentro do contexto e perante o público, ora com grau maior ora menor. (Cunningham, 1984:01)

Figurinos, acessórios, maquiagens e penteados, não servem apenas para enfeitar uma cena, mas para caracterizar os atores, enfatizar sua personalidade, criando uma identidade, facilitando assim a leitura de quem o vê.

Considera-se figurino tudo que o ator carrega em cima de si. Classificamos como indumentárias roupas que representam épocas e culturas e figurino seria o traje usado pelo personagem criado. Os acessórios seriam jóias, chapéus, relógios, etc. Alguns acessórios são tão característicos que não podem ser abonados, como por exemplo, um guarda-chuva usado pelas mulheres nos anos 20 para demonstrar superioridade.

Às vezes um simples acessório pode alterar todo um contexto. Precisamos ter uma visão aberta, observar as pessoas, seu contexto de vida, afinal o teatro é a representação do real, uma realidade que atinge a ilusão.

O traje possui um impacto imediato, pois as imagens são a primeira impressão captada e para isso será necessário uma boa pesquisa onde você pode desenhar os croquis, fazer recortes, não importa o meio de exibição desde que possua clareza e as seguintes observações e elementos:

O figurinista não cria sozinho esse processo precisa ser dialogado com os atores, iluminadores, o diretor, toda a equipe envolvida. É necessária que você trace um perfil psicológico, a pessoa é rica, é pobre, qual é a sua crença, seus valores. A peça retrata uma época? Como as roupas, maquiagens e acessórios conversavam com o contexto vivido? Qual o clima? Pois se virmos um personagem entrar com roupas de verão e logo após com roupas de inverno, sabemos que o tempo mudou. Qual a região demográfica? Não podemos esquecer que os figurinos dos atores precisam conversar entre si, afinal não faz sentido alguém entrar com roupas de verão se estamos retratando um ambiente frio.


A iluminação ajuda a valorizar os detalhes, seja as tonalidades de cor, a maquiagem, ou para oculta-las.

Jéssica Eliana - Estudante de Publicidade e Propaganda - Atriz em A Ordem do Caos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Qual sua opinião sobre o post? Comente, abra discussões, critique, elogie. O AODC Notícias é o seu espaço.

Instagram

>

Não deixe de conferir:

Oficina Teatral 2022 - CEU PQ Bristol

Depois de muito tempo parados por conta da pandemia de Covid-19, finalmente estamos de volta com a oficina teatral gratuita. Agora em um no...