25/08/2013

Ben Affleck é o novo Batman.

Por Eduardo Andolini

Batman é um dos mais queridos super-heróis do mundo. Criado nos anos 30, muitas histórias foram parar nas telonas, sempre com polemicas em suas escolhas de elenco.
Batman já foi interpretado por grandes atores e, recentemente, foi anunciado que Ben Affleck seria o novo Batman, escolhido pela produção de Batman vs. Superman. Affleck já em seu anuncio foi apedrejado por todos os lados graças à ótima atuação de seu antecessor Christian Bale, "haters" do mundo todo se revoltaram contra o ator, mesmo em pré-produção do longa, talvez por a grande maioria ter a visão de Affleck em Demolidor - o homem sem medo de 2003.
Apesar desses haters, que na sua maioria só conheceu o Batman interpretado por Bale, e são os mesmos odiaram a escolha de Mark Ruffalo para o novo Hulk.

Ben Affleck em Argo, vencedor do Oscar de Melhor filme 2012
Acredito que Ben não foi uma escolha ruim. Acho que sim, ele pode interpretar Bruce Wayne muito bem, quem acompanha sua carreira sabe que nesses 10 anos entre a sua versão de Matt Murdock até os dias atuais existiu uma grande evolução. Batman não é um Herói de caras e bocas, muito pelo contrário, se você assistir alguns dos filmes mais recentes, como Intrigas de Estado e Argo, e esquecer Demolidor nem vai achar a escolha tão absurda. Só o que podemos fazer é aguardar por 2015 pra descobrir como vai ser esse novo Batman.

Outros "Batmans" nas telonas: 

Keaton e Nicholson em Batman de Tim Burton
Em 1989 estreava a versão de Tim Burton do Homem Morcego, talvez o diretor certo para a tarefa, Bruce Wayne foi interpretado por Michael Keaton que já havia trabalhado com o diretor em Os Fantasmas se divertem. O inimigo era nada mais nada menos que o Coringa genialmente interpretado por Jack Nicholson.
Keaton interpretou Batman também em 1992 em Batman o Retorno, que contava com Danny DeVito como Pinguim e Michelle Pfeiffer como mulher gato.
DeVito interpretou Pinguim em Batman o Retorno de 1992

Em 1995 Joel Schumacher foi ainda mais ousado que Burton em suas escolhas. Em Batman Eternamente o ótimo, porem nada sombrio, Val Kilmer assumiria Batman. O filme trazia no elenco os consagrados Jim Caray e Tommy Lee Jones nos papéis dos vilões Charada e Duas Caras. O filme não tinha o clima sombrio dos filmes de Burton e foi ridicularizado. Mas o pior ainda estava por vir, Joel trocou seu Bruce Wayne, George Clooney era o protagonista em Batman e Robin de 1997, o filme que tinha a revelação Chris O'Donnell (feia a coisa!) Como Robin. O filme foi o maior fiasco, e é considerado até hoje o pior de todos, foi indicado a 11 "prêmios" Framboesa de ouro, no elenco nomes como Arnold Schwarzenegger
Uma Thurman e Alicia Silverstone.
George Clooney quase afundou a franquia em Batman e Robin de 1997

Graças a Batman e Robin a Warner deixou a franquia e os projetos pra qualquer sequencia de Batman na gaveta, até que em 2005 Christopher Nolan reiniciou e podemos dizer ressuscitou o herói para os cinemas, Batman Begins trazia o a época questionado Christian Bale como Wayne, porem logo na estreia da chamada trilogia "Dark Knight" já percebia-se que Bale daria conta da responsabilidade. Além de um enredo melhor, o filme contava com um elenco de feras como Michael Caine, Liam Neeson, Gary Oldman, Jim Gordon, Tom Wilkinson e  Morgan Freeman.


Lendária atuação de Ledger como Coringa em Calaveiro das trevas
Em 2008 foi lançado Batman - O Cavaleiro das Trevas, talvez o auge cinematográfico da franquia, trazia agora um Bale inquestionável como Batman, Caine um Alfred carismático como se deveria ser, e a atuação assombrosa de Heath Ledger como Coringa.
O Coringa interpretado por Ledger conseguiu ser mais presente do que o do próprio Batman, de certa forma tomando o filme pra si. Atuação impecável que lhe rendeu Oscar, infelizmente o ator faleceu no mesmo ano do lançamento do longa.

Batman x Bane em Cavaleiro das Trevas Ressurge.
Em 2012, depois de muito disse me disse se haveria ou não continuação foi lançado o terceiro e desfecho da trilogia de Nolan, Batman - O Cavaleiro das Trevas Ressurge fecha magnificamente, apesar de um pouco diferente do enredo da HQ. O filme não conseguiu superar seu antecessor, porem foi muito elogiado e agora sim poderíamos dizer que Batman foi bem representado nas telonas.




Imagens: IMDB



Eduardo Andolini é professor de educação física e língua inglesa, membro do grupo A Ordem do Caos e escreve sobre cinema para o AODC Notícias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Qual sua opinião sobre o post? Comente, abra discussões, critique, elogie. O AODC Notícias é o seu espaço.

Instagram

>

Não deixe de conferir:

Oficina Teatral 2022 - CEU PQ Bristol

Depois de muito tempo parados por conta da pandemia de Covid-19, finalmente estamos de volta com a oficina teatral gratuita. Agora em um no...