12/11/2013

CUIDADO! Sua casa pode esconder vários perigos

Por Emerson Ramone


As férias de verão estão chegando e todos os pais tem aquele mesmo pensamento “meus filhos estão em casa, o lugar mais seguro do mundo”,  mas essa imagem do “Lar superprotetor” pode ser bastante enganosa. Acidentes graves costumam ocorrer em casa, e para que isso não ocorra vai uma dica para evitar os 10 acidentes domésticos mais comuns.

1º - Proteja as tomadas elétricas: muitas crianças e até mesmo os grandinhos podem colocar objetos metálicos na tomada e ocasionar choques elétricos, até mesmo o novo modelo de tomadas brasileiro não é 100% eficaz contra aqueles mais atentados.




2º - Cuidados com as janelas: coloque sempre grades ou redes de proteção quando possível. Muitas quedas ocorrem por crianças acharem que podem voar, ou porque querem pegar o passarinho ou o avião que acabou de passar.

3º - Coloque fitas antiderrapantes nas escadas, pisos frios e nos tapetes soltos, estes são os casos mais comuns de quedas graves.



4º - Facas, tesouras, ferramentas e objetos pontiagudos longe de crianças. A imaginação de uma criança é infinita e qualquer coisa na sua mão vira um brinquedo. Esses objetos são os grandes vilões de cortes e perfurações em brincadeiras de espadas.

5º - Proteja a quina dos móveis e paredes com uma capa emborrachada.  Até mesmo nós “grandalhões” vivemos batendo o dedinho naquela quina assassina, então é melhor prevenir.

6º - Não deixe as crianças brincarem de bicicleta, skate ou patins sem capacete. De dezembro à fevereiro cresce consideravelmente o número de traumatismo ocasionado por simples quedas no quintal de casa e, até mesmo, dentro de apartamentos.

7º - Mantenha produtos químicos, remédios, materiais de limpeza, bebidas alcoólicas, cosméticos e desodorantes em locais altos e em armários trancados. A maioria desses produtos são tóxicos para os pequeninos podendo causar intoxicação se ingeridos ou pelo contato com mucosas. Além de vários princípios de incêndio que ocorrem por brincadeiras com estes produtos.

8º - Não permita que crianças com menos de 6 anos durmam em beliches. Quedas de madrugada são freqüentes, ainda mais em casos onde filhos foram dormir na casa de amiguinhos.



9º - Panelas devem ficar voltadas com o cabo para o fogão pois crianças pequenas costumam se esticar para puxar “aquele cabo estranho que elas estão vendo” e acabam ocasionando queimaduras.



10º - Não deixe crianças sozinhas no banheiro. Quedas em pisos escorregadios, choques elétricos e cortes com a laminas de barbear são acidentes mais comuns  do que se imagina.


Lembre-se, 9 dentre 10 acidentes no lar são evitáveis . Proteja quem você ama!!!



Imagens:
http://www.xobagunca.com/ferias-escolares-acidentes-domesticos/
http://pharmaderm.com.br/site/blog/bebe-e-crianca/item/2-previna-acidentes-dom%C3%A9sticos
http://passarellinews.wikispaces.com/Acidentes+Dom%C3%A9sticos
http://ciclobiologicohomem.blogspot.com.br/2010/05/casa-segura.html



Emerson Ramone é Técnico em Segurança do Trabalho, Graduando em Engenharia Civil e membro do grupo A ordem do Caos 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Qual sua opinião sobre o post? Comente, abra discussões, critique, elogie. O AODC Notícias é o seu espaço.

Instagram

>

Não deixe de conferir:

Oficina Teatral 2022 - CEU PQ Bristol

Depois de muito tempo parados por conta da pandemia de Covid-19, finalmente estamos de volta com a oficina teatral gratuita. Agora em um no...