15/11/2013

Uma dica valiosa

Por Ligia Mendes


Imagem: Cultura Mix.
Como economizar na hora de comprar roupas


No mundo da moda é muito importante nos atentarmos ao tecido seja para a confecção de uma coleção, para um catálogo de moda, para uma exposição de peças de roupa, etc.
O tecido é analisado por uma série de fatores, entre eles a fibra (animal, vegetal, sintética) e seu ligamento ao qual forma os tipos de tecido (sarja, seda, musseline) em prol da qualidade do produto, do caimento e usualidade.

Para pessoas que não trabalham com moda é importante também saber sobre tecidos, dessa forma é possível saber escolher uma peça de roupa que durará bastante tempo, que seja confortável, e preço baixo, claro. É muito comum os consumidores adquirirem peças de roupa apenas pelo preço barato ou, ao contrário, apenas por ser cara (pensando que apenas o preço diz respeito à qualidade da peça).

O preço, não é o único fator determinante de qualidade. Há muitas variáveis neste processo que envolve processos internos das empresas. Portanto, abaixo segue dicas para escolher uma peça de roupa de fato lucrativa pela qualidade em primeiro lugar, e depois o preço, que é questão de pesquisa a ser feita. Existem roupas com qualidade e barata em muitas lojas, inclusive eu tenho as minhas favoritas, ao qual sou cliente fiel.
Verifique com atenção ao comprar roupas nos seguintes aspectos:
  • O tecido é confortável ao tipo de peça escolhida? O tecido deve ter um toque macio e confortável.
  • A costura é bem feita? Vire a peça ao avesso e verifique se a costura interna é bem feita.
  • O acabamento interno e externo é bem feito? Verifique o acabamento interno e se há acabamento externo. O acabamento tanto interno quanto externo previne o desgaste de uma peça de roupa e de se desfiar ao uso e à lavagens.
  • A costura externa decorativa, por exemplo, jaqueta jeans em que sua costura é visível de cor contrastante, é bem alinhada e desenhada? Ou possui falhas e costuras tortas?
  •  Em caso de roupas cuja modelagem é justa ao corpo, como calça de academia, vestidos de festas, baby look, por exemplo, verifique se há porcentagem de elastano em sua composição alocada na etiqueta da peça. O elastano é uma substância química que permite à elasticidade e ajustamento da roupa. Se não houver essa composição, a roupa não modelará seu corpo. Sempre haverá percentagem do tecido da peça em questão e outras porcentagens (normalmente são duas composições).



Exemplo:
Vestido tomara que caia, modelo sereia.





Marca x
Composição: Algodão 80%; seda 15%; Elastano 5%.
                                                                                                                                                                                                                                                                                                                

Essas são algumas dicas valiosas na hora da compra de uma roupa. Isso garante mais qualidade e menos custo. Então, ponham em prática principalmente as mulheres e seja sinta-se confortável e bonita.


Referência: Meus conhecimentos em moda e composições de tecidos provinda de aulas da graduação em Design de Moda – habilitação em estilismo no Centro Universitário SENAC Santo Amaro.
Imagem:http://moda.culturamix.com/blog/wp-content/gallery/1_27/criterios-na-hora-da-compra-2.jpg

Ligia Mendes é modelo, técnica em administração e design de moda no SENAC, está cursando administração na Universidade Ítalo Brasileira e colabora com o AODC Notícias quinzenalmente às sextas-feiras, com matérias sobre moda e beleza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Qual sua opinião sobre o post? Comente, abra discussões, critique, elogie. O AODC Notícias é o seu espaço.

Instagram

>

Não deixe de conferir:

Oficina Teatral 2022 - CEU PQ Bristol

Depois de muito tempo parados por conta da pandemia de Covid-19, finalmente estamos de volta com a oficina teatral gratuita. Agora em um no...