Não deixe de conferir:

12ª Mostra Cultural A Ordem do Caos - Programação

Pra quem estava ansioso, este ano a tradicional Mostra Cultural do grupo A Ordem do Caos ocorre no mês de agosto! Com atrações totalme...

06/06/2014

Combustão Humana Espontânea - Cuidado para não pegar fogo!

Por Pamela Gomes

Hoje venho falar de algo curioso. 


Será realmente possível o corpo humano pegar fogo espontaneamente sem que lhe seja ateado fogo ou qualquer coisa inflamável? 


Isso mesmo, pessoas que simplesmente pegam fogo.

O primeiro caso que se tem registros aconteceu e Paris em 1663, onde uma senhora pegou fogo queimando rapidamente de dentro para fora, virando cinzas em poucos minutos.



Em média até hoje fora registrados 200 casos de (CHE) Combustão Humana Espontânea, tendo entre eles características semelhantes:

  • Somente o corpo é incinerado, permanecendo as coisas ao redor intactas.
  • O tronco do corpo é a parte mais afetada, normalmente restando somente dedos e pés.
  • Sem evidências externas de algo que possa iniciar o fogo.
  • Normalmente as pessoas estão sozinhas em casa.
  • Não há sinais de luta ou que a vitima tenha tentado se defender das chamas.
  • Normalmente são idosos com quadro de obesidade.


Já tentaram explicar de todas as formas, mas ainda não chegaram a uma decisão final de porque e como esse fenômeno acontece.

A ciência dá como explicação o Efeito Pavio, entenda mais:




Poucos casos tiveram testemunhas presentes para dizer o que acontece exatamente no momento que começa a combustão, um desses casos foi o da senhora Jeannie Saffin de 61 anos que apresentava problemas mentais. Estava ela na cozinha com seu pai de 82 anos, quando ele percebeu uma luz e, ao olhar para trás, viu sua filha coberta por chamas, mas sem mostrar movimentos de relutância contra o fogo. Ela morreu uma semana depois.

Bom, difícil saber se é verdade ou não, possível ou impossível, mas achei um tema bastante interessante, espero que tenham gostado também.


Até a próxima!



Fontes:
www.culturamix.com
http://lacuevadelmisterio.blogspot.com.br
http://hypescience.com
http://inconscientecoletivo.net



Pamela Gomes é formada em Produção Multimídia, trabalha com edição fotográfica e de vídeo, estudante da Oficina de Teatro do grupo “A ordem do Caos” desde 2013.