14/09/2014

A ÁREA DE DESIGN DE MODA: parâmetros iniciais

Por Lígia Mendes
Olá, quanto tempo! 

Hoje vou explicar em suma como funciona a área de moda para quem tem interesse,  seja por curiosidade ou porque  queira seguir esta carreira no futuro. A área de moda é uma carreira lucrativa para quem se entrega de corpo e alma, ao contrário do pensamento de muitas pessoas que acham que moda não gera “Money”. 


Ressalvo que é necessário se entregar de corpo e alma a essa carreira em primeiro lugar porque todo emprego ou carreira a se atuar, quando não gosta do que faz, o resultado deste esforço é um trabalho não qualificado e sem reconhecimento. Ter sucesso e dinheiro é resultado de um ótimo trabalho em que a prática de trabalhar significa se realizar, trazer mudanças e qualidade se torna uma missão e o dinheiro é consequência disso. 

Em segundo lugar, a área de moda é um ramo que necessita de pessoas sempre atualizadas em tendências, empreendedoras e sensíveis a perceber inovações seja em qualquer área da moda. O mercado é muito competitivo e o Brasil necessita de profissionais que mudem o cenário nacional. Atualmente, e desde sempre, a moda no Brasil copia tendências internacionais. Temos matérias-primas e tecnologia (mesmo vindas de outros países) além da criatividade do povo brasileiro que apoiam este movimento inovador. 

O profissional que trazer esse “Q” a mais ao nosso país será uma das pessoas mais importantes deste ramo além de introduzir a tendência de inovação partindo de novos profissionais brasileiros desta área. Pois, o problema de nossa população é simplesmente esperar que alguém traga a mudança para então todas as pessoas seguirem o que foi implantado. Todos devem impor nossas ideias e mudanças, isso é o que precisamos. 

Para quem tem interesse em seguir esta área, uma dica: pesquise um pouco a história da moda, a evolução desta área, a importância da moda na economia, as áreas de atuação da moda e o cenário brasileiro em relação a este ramo. Após essa pesquisa você terá uma prévia sobre esses assuntos que trará um conhecimento resumido sobre a área, ambição de ser uma mudança neste ramo e saber se você se identifica com alguma área a princípio. 

Um dos problemas enfrentados por novos universitários, em especial em moda, é que eles ingressam na faculdade com uma expectativa superficial sobre o que estão se propondo a estudar e atuar. Isso gera perda de tempo, desmotivação e baixa qualidade profissional quando o aluno não se identifica com o que está cursando. Fazer o que você é apaixonado, conhecer os requisitos do profissional do ramo de atuação, buscar ser o melhor são as competências necessárias para ter um bom dinheiro. Trabalhar para o dinheiro não é a chave para o sucesso, pense nisso! A área de moda abrange as áreas de comunicação, modelagem, desfiles e estilismo. Talvez eu traga uma prévia de cada área, porém esta etapa inicialmente fica para vocês! Pois, deixarei esse artigo muito prolixo, e este não é nosso intuito. Espero que eu tenha deixando claro algumas informações sobre esta área. 

Até o próximo artigo!

Imagem:http://www.facebook.com/l.php?u=http%3A%2F%2Fwww.centroeuropeu.com.br%2Fportal%2Fwp-content%2Fuploads%2F2013%2F01%2Fshutterstock_86331535-600x398.jpg&h=QAQGlbOQ-

Ligia Mendes é modelo, técnica em administração e  design de moda no SENAC, está cursando administração na Universidade Ítalo Brasileira e colabora com o AODC Notícias quinzenalmente às sextas-feiras, com matérias sobre moda e beleza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Qual sua opinião sobre o post? Comente, abra discussões, critique, elogie. O AODC Notícias é o seu espaço.

Instagram

>

Não deixe de conferir:

Oficina Teatral 2022 - CEU PQ Bristol

Depois de muito tempo parados por conta da pandemia de Covid-19, finalmente estamos de volta com a oficina teatral gratuita. Agora em um no...