16/09/2015

Agenda Cultural

Com um setembro agitado na cidade que já teve feriado, chuva intensa, sol de rachar e em breve trará a primavera, o cenário cultural paulistano não poderia deixar por menos. Você pode aproveitar de ponta a ponta diversas atividades - e o melhor, a maioria com entrada gratuita! Confira algumas das principais atrações deste mês em uma agenda que preparamos especialmente para você, leitor do portal A Ordem do Caos.

Exposição 'Anjos 80'

Quem é apaixonado por fotografia não pode perder de forma alguma a mostra que a Galeria Nikon, na Vila Madalena, recebe até amanhã, 18 de setembro. Ícones da cultura norte-americana clicados pelas lentes do fotógrafo brasileiro Renato dos Anjos dão as caras por lá em imagens incríveis. Entre as principais personalidades fotografadas, estão Frank Sinatra, Diana Ross, Sting, Farrah Fawcett, Mick Jagger, Luciano Pavarotti, Roger Moore, entre outros. Ainda é possível conferir um mural brasileiro, que traz imagens de Roberto Carlos, Baby Consuelo, Sônia Braga e Luiza Brunet.
Você pode conferir toda a obra do artista das 10h às 19, com entrada franca. A Galeria Nikon fica na Rua Aspicuelta, 153, Vila Madalena.


Setembro: mês da cultura independente em SP

Buscando trazer aos olhos do grande público diversos artistas independentes de várias áreas culturais, o MCI (Mês da Cultura Independente) realiza sua 9ª edição na capital, com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura.

Com horários variados e atrações para todos os gostos, o festival rola até o dia 30 de setembro e possui entrada gratuita. No site oficial do evento (http://culturaindependente.org/2015/) é possível conferir a programação completa dessa festa que inclui dança, literatura, cinema, teatro e música. O objetivo principal é popularizar estes artistas que vêm de coletivos culturais e buscam espaço para mostrar seu talento, levando suas influências a diversas plateias.

Ellen Oléria no Sesc Campo Limpo

Conhecida do grande público ao vencer a primeira edição do reality show musical "The Voice Brasil", no próximo sábado a cantora Ellen Oléria apresenta, com entrada gratuita, seu show “Afrofuturista” no Sesc Campo Limpo. O repertório da intérprete, que vai do hip-hop, passando pelo samba e chegando até o forró promete agitar o público da zona sul e empolgar a todos os presentes. O Sesc fica na Rua Nossa Senhora do Bom Conselho, 120, e você pode conhecer as canções da artista a partir das 20h30.

Kandinsky : tudo começa num ponto


Uma das exposições mais visitadas nos últimos meses em Sampa, quem ainda não foi visitá-la não pode mais perder tempo: a mostra fica no Centro Cultural Banco do Brasil somente até o dia 28 de setembro. Lá, é possível conferir todas as obras do artista e se encantar ainda mais por seus quadros. É necessário agendar horário pelo site do Centro Cultural Banco do Brasil (www.bb.com.br/cultura) e chegar ao local com pelo menos 15 minutos de antecedência. 
O CBBB fica no centro, na  Rua Álvares Penteado, 112, (próximo às estações Sé e São Bento do Metrô). A visitação ocorre de terça a domingo, das 9h às 20h.

1ª Mostra Grajau 

No extremo sul da cidade ocorre a 1ª Mostra Grajaú, organizada pela Cia Teatral Humbalada, que festeja seus 10 anos de história. Até o dia 31 de outubro, peças de teatro, palestras, dança, entre outras manifestações serão apresentadas no palco da Cia, que fica na Avenida Grande São Paulo, 282, Parque Brasil – Grajaú. Neste final de semana, é possível assistir ao trabalho da Cia Diversidança, que apresenta coreografias formadas por relatos e pensamentos dos integrantes, propondo um desabafar da alma. Seu espetáculo, intitulado Ao Cair das Pétalas, tem 50 minutos de duração, censura 10 anos e se inicia às 21h. No sábado, também às 21h, o Núcleo Pele estará no local com seu Experimento Cênico do Trabalho, que busca abordar com a linguagem do teatro de rua as condições e relações de trabalho. A censura é livre. 

Oficinas de cultura hip hop

O Centro Cultural da Juventude, na zona norte de SP, recebe até o dia 23 de setembro as Oficinas AudioGroove Festival, que pretendem preparar o público para sua mostra que ocorre em novembro e reforçar a difusão da cultura Hip Hop.

Gratuitas, serão realizadas quatro oficinas sobre grafite, break, DJ e MC, que buscam a valorização e a desmistificação do gênero na esfera cultural. O CCJ (http://ccjuve.prefeitura.sp.gov.br/) fica na Avenida Deputado Emílio Carlos, 3641, próximo ao terminal de ônibus Vila Nova Cachoeirinha.

Confira a programação:
Oficinas de Grafite - 8, 10, 15, 17 e 22 (Início às 14h30)
Oficinas de Break - 8, 10, 15, 17 e 22 (Início às 17h)
Oficinas de DJ - 9, 11, 16, 18 e 23 (Início às 14h30)
Oficinas de MC - 9, 11, 16, 18 e 23 (Início às 17h)


80 anos de Maurício de Souza

Para comemorar o aniversário do pai da Turma da Mônica, o Centro Cultural São Paulo abre suas portas com uma exposição na Gibiteca Henfil, de 15 de setembro a 15 de dezembro, totalmente grátis. A mostra conta com todas as transformações de seus personagens, desde sua criação até os desenhos atuais de Maurício de Souza, como forma de homenagear o ilustrador. O CCSP abre de terça a sexta, das 10h às 20h; sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h, e fica na Rua Vergueiro, 1000.

*Com informações de Catraca Livre e Guia da Semana.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Qual sua opinião sobre o post? Comente, abra discussões, critique, elogie. O AODC Notícias é o seu espaço.

Instagram

>

Não deixe de conferir:

Oficina Teatral 2022 - CEU PQ Bristol

Depois de muito tempo parados por conta da pandemia de Covid-19, finalmente estamos de volta com a oficina teatral gratuita. Agora em um no...