Não deixe de conferir:

12ª Mostra Cultural A Ordem do Caos - Programação

Pra quem estava ansioso, este ano a tradicional Mostra Cultural do grupo A Ordem do Caos ocorre no mês de agosto! Com atrações totalm...

19/03/2012

Aula de Ontem - Olhos Recém Nascidos

Por Wellington Dias


Estudantes 2012, bem-vindos ao nosso novo espaço aqui no AODC Notícias, o "Aula de Ontem".
Aqui vamos comentar o que rolou na aula anterior, o que foi passado e os exercícios para a semana.


Neste último domingo, 18/03, tivemos uma atividade onde foram trabalhados exercícios de improviso e observação. Aliás, observação é a palavra de ordem na oficina do A Ordem do Caos e notar os detalhes é o que diferencia o olhar comum de um olhar observador. Os mínimos gestos indicam muito de uma pessoa e ajudam a compor uma personagem. A narrativa corporal sem palavras é a pantomima, usada muito nos filmes mudos e mímicas.


Pensando nesta forma de expressão, recomendei que fizessem uma pesquisa sobre a dramaturga, atriz e encenadora Denise Stoklos (Irati, Paraná, 14 de julho de 1950), quem tive o prazer de ver pela primeira vez no próprio Centro Cultural Jabaquara, em 2002. Esta apresentação solo fez a diferença em todo o trabalho que realizo até hoje. Entendi uma forma de fazer teatro que não era a do estrelismo ou a da fama, mas sim a da poética. Mais do que isso: vi uma pessoa apenas no palco conduzir um espetáculo sem perder a atenção de seu público um único instante.

Em 2004, no teatro do SESI, presenciei outro espetáculo que superou toda a linguagem corporal e pantomímica que eu já conhecia desta atriz. A peça "Olhos Recém Nascidos" foi, além de comovente, uma lição de capacidade de controle corporal.
Não vou comentar mais senão entrego toda a pesquisa, mas para esta semana todos os estudantes devem procurar muitas informações sobre, não só as obras, mas a técnica de Denise Stoklos.

Espero que tenham curtido a aula anterior. Podem comentar à vontade aqui no blog, e tenham um ótimo estudo.


Imagens: Helerson Oliveira