Não deixe de conferir:

Olha como vem: 12ª Mostra Cultural A Ordem do Caos abre inscrições

Demoramos mas estamos aqui, porque 2017 não poderia passar em branco sem a 12ª edição da nossa mostra cultural! Há doze anos criamos essa ...

02/04/2012

Aula de Ontem - 4º poder

Por Wellington Dias


Olá, estudantes da Oficina 2012!


Ontem, tivemos um dia bem interessante. O "zip-zap-zup" está ficando cada vez mais dinâmico, o que refletirá muito nas ações daqui pra frente. Mas acho que o mais comentado ainda é o exercício "correr". Quais foram as sensações na hora?

Como eu disse, não basta pensar em teatro apenas no palco, tem que ter um diferencial, e é isso que buscamos em nossa oficina. Entender o teatro é o básico de todas as atividades, e por isso passei os trabalhos que estão no post anterior, mas vamos dar um passo adiante. Afinal, comunicação está presente em tudo e se entendermos algumas de suas teorias, conseguiremos delinear porque algumas linguagens cênicas foram criadas.

Na última aula, falei sobre o que alguns autores de comunicação chamam de "quarto poder", que é o que a mídia exerce sobre seus espectadores. Mauro Wolf (2001), cita em suas obras que o poder se restringiu aos veículos de comunicação, exercendo poder de comando e persuasão sobre as pessoas. Em cima disso, indiquei um polêmico documentário para que assistissem, chamado "Muito Além do Cidadão Kane". 

Já adianto que não é um documentário muito fácil de achar, por isso, essa busca faz parte do exercício. Na próxima atividade conversaremos mais sobre este tema, que servirá de partida para outras discussões que começarão em comunicação, passando por marketing e finalizando em teatro.

Abraços e ótima semana!