02/04/2012

Aula de Ontem - 4º poder

Por Wellington Dias


Olá, estudantes da Oficina 2012!


Ontem, tivemos um dia bem interessante. O "zip-zap-zup" está ficando cada vez mais dinâmico, o que refletirá muito nas ações daqui pra frente. Mas acho que o mais comentado ainda é o exercício "correr". Quais foram as sensações na hora?

Como eu disse, não basta pensar em teatro apenas no palco, tem que ter um diferencial, e é isso que buscamos em nossa oficina. Entender o teatro é o básico de todas as atividades, e por isso passei os trabalhos que estão no post anterior, mas vamos dar um passo adiante. Afinal, comunicação está presente em tudo e se entendermos algumas de suas teorias, conseguiremos delinear porque algumas linguagens cênicas foram criadas.

Na última aula, falei sobre o que alguns autores de comunicação chamam de "quarto poder", que é o que a mídia exerce sobre seus espectadores. Mauro Wolf (2001), cita em suas obras que o poder se restringiu aos veículos de comunicação, exercendo poder de comando e persuasão sobre as pessoas. Em cima disso, indiquei um polêmico documentário para que assistissem, chamado "Muito Além do Cidadão Kane". 

Já adianto que não é um documentário muito fácil de achar, por isso, essa busca faz parte do exercício. Na próxima atividade conversaremos mais sobre este tema, que servirá de partida para outras discussões que começarão em comunicação, passando por marketing e finalizando em teatro.

Abraços e ótima semana!

6 comentários:

  1. http://laranjapsicodelicafilmes.blogspot.com.br/2011/10/muito-alem-do-cidadao-kane-1993.html


    Nesse blog tem tudo quanto é tipo de filme! Se não me engano esse documentário tem no google tb! =D

    ResponderExcluir
  2. Aliás, no google não, no youtube hahaha!

    ResponderExcluir
  3. É notável o desenvolvimento de muitos alunos da oficina,eu mesma percebi uma diferença já nessa 4ª aula. esta todo mundo mais atento nos exercícios, mais seguros. Falo isso por mim, principalmente por causa do exercício de correr de olhos fechados. Tenho problemas sérios com a ausência de luz,não é só medo normal, é pior que isso. Na primeira vez eu estava sentindo um pouco de falta de ar enquanto estava na fila, morrendo de medo, corri mas não cheguei no final. Dessa vez, consegui chegar até o final e o medo foi menor. Há um aumento na confiança, confiar que alguém vai te segurar, confiar em si mesmo. Esta sendo muito bom!!!

    ResponderExcluir
  4. Por ser um documentário antigo, a maioria dos links para download foram "ENSOPADOS", mas quem quiser ver o documentário e não acha-lo, pode assitir pelo YouTube.

    ResponderExcluir
  5. A pratica leva ao caminho do exito e da perfeiçao conhecimento e a unica coisa que nao podem tirar de vc.
    Espero que estejam gostando das aulas =)

    ResponderExcluir
  6. Amei a 4ª aula, meu sonho sempre foi fazer Teatro. Quando pequena meu Pai sempre me levava ao Teatro, fiz uma peça aos 7 anos, pois meu Pai era o diretor do Teatro no SESI - Osasco, mas depois que ele faleceu nunca mais voltei e hoje que tenho essa oportunidade abraçarei com muita dedicação, vontade e toda minha força. Adorei fazer o exercício de olhos fechados, onde me senti segura sempre e senti muita adrenalina e pude chegar até o fim. A parte de levar alguém para a MINHA NAVE também adorei é nesse momente que podemos ser criativo e nos soltamos mais... Estou anciosa para chegar na próxima aula... =)

    ResponderExcluir

Qual sua opinião sobre o post? Comente, abra discussões, critique, elogie. O AODC Notícias é o seu espaço.

Instagram

>

Não deixe de conferir:

Oficina Teatral 2022 - CEU PQ Bristol

Depois de muito tempo parados por conta da pandemia de Covid-19, finalmente estamos de volta com a oficina teatral gratuita. Agora em um no...