Não deixe de conferir:

Olha como vem: 12ª Mostra Cultural A Ordem do Caos abre inscrições

Demoramos mas estamos aqui, porque 2017 não poderia passar em branco sem a 12ª edição da nossa mostra cultural! Há doze anos criamos essa ...

11/06/2013

Qual extintor eu uso?

Por Emerson Ramone

Com as recentes tragédias que ocorreram em Santa Maria - RS no início do ano, o Corpo de Bombeiros e todos os órgãos responsáveis intensificaram a fiscalização dos equipamentos de combate a incêndio dos estabelecimentos comercias de todo o  Brasil.
Mas, caso ocorra um princípio de incêndio você sabe utilizar um extintor?
Segue algumas dicas de como utilizar um extintor, assim, quem sabe você pode ser um herói e evitar uma tragédia com um simples ato.
Primeiro você deve saber qual o material em combustão, pois existem 05 tipos de extintores que são separados por classes e cada tipo de extintor age de uma forma. Parece complicado, mas é bem simples:
   Classe A: materiais sólidos como madeira, papel, tecidos e seus derivados;
   Classe B: líquidos inflamáveis como gasolina, álcool, tinta, óleo diesel, etc.;
   Classe C: redes elétricas e fiações, como em motores elétricos, geradores, equipamentos elétricos e eletrônicos, etc.
   Classe D - metais inflamáveis.
   Classe K: Óleos e fogos de graxa. (Nunca use água sobre um incêndio de gordura – que fará com que as chamas explodam e espalhem-se)
Complicou ainda mais? Então se preocupe apenas com os de água (classe A) e os de Pó Químico (Classes B e C), que  são extintores mais comuns e você encontra em qualquer prédio residencial, bares, baladas, lojas, etc.
Agora segue Sete Passos para utilização de um Extintor
1° Passo - Identifique a origem do fogo para escolher o extintor mais indicado. Na dúvida, utilize o extintor de PQS, cujos riscos ao usuário são menores;
2° Passo - Corte o lacre de plástico, torcendo-o;
3° Passo - Retire o pino de segurança;
4° Passo - Faça um teste rápido, pressionando o gatilho ou abrindo a válvula;
5° Passo - Posicione-se a uma distância segura do foco. Se estiver ventando, coloque-se de uma forma que o fogo não venha na sua direção;
6° Passo - Dirija o jato para a base das chamas e faça movimentos de um lado para o outro, como se você estivesse “varrendo” o fogo;
7° Passo - Se o fogo estiver se propagando verticalmente, mire na base das chamas e faça um movimento ascendente e lento (de baixo para cima).
Se você leu tudo e agora já não lembra de mais nada, fique tranquilo, na hora basta manter a calma e seguir as instruções que estão no verso do extintor.
Ah, nunca deixe de chamar os bombeiros (193), mesmo que já tenha controlado a situação, pois você não sabe a origem exata que se inicio o princípio de incêndio, vai que ele volta!
E lembre-se, extintores são para combater princípios de incêndio, quando ainda estão pequenos, se você perceber que o fogo aumenta, evacue o prédio e corra para um local a céu aberto o mais rápido possível, e claro, DISQUE 193 E CHAME OS BOMBEIROS.


 Emerson Ramone é Técnico em Segurança do Trabalho, Graduando em Engenharia Civil, Membro do grupo A ordem do Caos ( Sou bonito pra caramba também além de ser um sem vergonha enrrolão que deixa a matéria pra ultima hora).