23/08/2013

As vezes uma foto vale mais do que mil palavras

Por Pamela Gomes

Diga Xiiiiss....



No ultimo dia 19 de agosto foi o Dia Mundial da Fotografia, isto ocorreu pois em 1839 foi apresentado ao mundo o primeiro dispositivo fotográfico da história por Louis M. Daguérre em Paris.

Em 1937 Daguérre guardou em seu armário uma placa revestida com uma substancia de iodeto de prata sem saber que no dia seguinte encontraria na placa uma imagem revelada, após muitos estudos e aperfeiçoamentos foi criado o método daguerreotipo.
Mas engana-se quem acha que o inventor da fotografia foi Louis. Na verdade foi todo um processo que teve incio no fim do século XVIII com Joseph Niépce e em 1826 ele conseguiu registrar a primeira fotografia oficial do mundo por meio de uma câmera escura gravando a imagem em uma placa de  metal coberta por substância química sensível a luz do sol, o processo para registro durou em média 8 horas e sua técnica recebeu o nome de heliografia.




Após veio Daguérre com seu método gravando as imagens em placas de prata ou bronze, tornando o processo caro e não tinha como fazer cópias.

E quase na mesma época Henry Fox desenvolveu a imagem em negativo, papel especial que recebe várias substâncias químicas para fixa-la, tendo a imagem coloração invertida e assim também permitindo fazer diversas cópias. 




E logo em seguida surgiu a fotografia colorida e muito tempo depois a conhecida fotografia digital, mas esta é a continuação da próxima matéria... fique ligado! E enquanto isso continue registrando os momentos de sua vida e os tornando eternos, parando o tempo em uma simples imagem.

Até a próxima semana....



Pamela Gomes é formada em Produção Multimídia, trabalha com edição fotográfica e de vídeo, estudante da Oficina de Teatro do grupo “A ordem do Caos” 2013. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Qual sua opinião sobre o post? Comente, abra discussões, critique, elogie. O AODC Notícias é o seu espaço.

Instagram

>

Não deixe de conferir:

Oficina Teatral 2022 - CEU PQ Bristol

Depois de muito tempo parados por conta da pandemia de Covid-19, finalmente estamos de volta com a oficina teatral gratuita. Agora em um no...