Por Carol Zanola
A paisagem da cidade de São Paulo se divide entre pontos importantes como o Marco Zero, o Theatro Municipal, a Ponte Octávio Frias de Oliveira (Estaiada) e as imensas filas de carros que são formadas todos os dias nas principais vias que nos levam aos pontos de maior circulação da nossa cidade.
![]() |
Congestionamento na Avenida Engenheiro Luís Carlos Berrini, às 9:40 da manhã – crédito Carol Zanola |
O congestionamento da capital paulistana é o segundo maior problema, perdendo somente para a saúde, na cidade de São Paulo. Pouco se faz para a resolução da situação, pois deveríamos construir cerca de oito "Avenidas Faria Lima" por ano para tentar amenizar esse grande problema.
Assim, o paulistano perde tanto tempo no trânsito que já começou a calcular o seu tempo não mais pela distância, mas sim, pelo horário que está saindo e pelas vias que irá utilizar para chegar ao seu destino. Em números se torna ainda mais assustador, pois se calcula que cerca de 2 horas e 49 minutos são perdidos só na parte da manhã, por diversos trabalhadores, no trajeto de casa para o trabalho. No mês, são cerca de 2 a 3 dias e se calcularmos isso no ano perdemos cerca de 20 a 30 dias somente nos congestionamentos. Todo esse tempo perdido poderia ser usado para outros fins como, por exemplo, lazer e cultura, ou seja, mais qualidade de vida.
A conscientização do uso da bicicleta é outra forma de tentar amenizar esse problema que só tende a crescer. Há duas novas tendências que podem tentar conscientizar e driblar esse caos que enfrentamos cotidianamente: o compartilhamento de veículos e o uso de um serviço de "caronas".
Pensando em uma empresa que tenha cerca de quatro funcionários morando na Zona Sul da capital, se eles utilizarem o serviço de carona já retiramos das ruas três veículos e se todos se alternarem todo mundo ganha.
O tempo roubado da população poderia ser de alguma forma devolvido, pois com a alternância de motoristas todos conseguiriam começar o seu dia antes do previsto, seja lendo um jornal, livro ou até mesmo descansando para começar a sua longa jornada de trabalho.
Para pequenos trechos não se esqueçam das nossas “magrelas” ou optem por uma bela e saudável caminhada (lembre sempre de se hidratar e usar um calçado adequado).
Eu quero mais tempo, todo dia.
Trecho da música “Rua da Passagem” - Arnaldo Antunes / Lenine
Todo mundo tem direito à vida
Todo mundo tem direito igual
Boa noite, tudo bem, bom dia,
Gentileza é fundamental
Carol Zanola é assistente de arte. Tem formação superior em Produção Multimídia. Apaixonou-se logo cedo pelo cheirinho de jornais e revistas e nunca dispensa um belo café. Estudante da Oficina de Teatro 2013, do grupo A Ordem do Caos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Qual sua opinião sobre o post? Comente, abra discussões, critique, elogie. O AODC Notícias é o seu espaço.