Por Carol Zanola
“As pessoas não compram produtos, mas
sim significados”
Roberto Verganti
Estudar quem realmente irá usufruir
todas as inovações que estamos vendo é o principal argumento dos novos
"criativos". O usuário é um fator de grande importância no momento da
criação de algum produto.
Nem sempre o melhor designer é aquele
que inventa algo, mas sim, aquele que adapta algo existente para novas necessidades,
pois isso é colocar o usuário em primeiro lugar. É realmente humanizar um
determinado produto.
Há todo o momento temos que pensar que
o produto que está sendo desenvolvido tem que abranger determinado público,
questionamento, necessidade ou até mesmo entreter quem está o utilizando. Com
tanta competição neste mercado, cada passo do processo deve ser repensado, da
pesquisa até o produto, passando por vários processos que só enriquecem a
equipe e o produto final. Segundo o consultor em Design e Inovação, Érico
Fileno "Eu adoro trabalhar com UX, pois gosto de ver meu trabalho fazer
sentido na vida das pessoas. Eu me sinto realizado quando vejo as pessoas
utilizando algo que ajudei a desenvolver. Talvez por isso, procuro me envolver
em todas as fases dos projetos, desde a prospecção, passando pelo planejamento,
pesquisas de campo, prototipação e indo até a entrega final do serviço. Fico
contente também quando vejo que meu trabalho é reconhecido pelas empresas como
algo estratégico, contribuindo para o crescimento do seu negócio."
O designer deve romper todas as
barreiras impostas pela sociedade, mas sem se esquecer de seus valores
culturais, sociais e éticos, pois assim agregará para o sua equipe, produto e
para a nossa sociedade.
Participação de Érico Fileno no ISA (interaction
south america)
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