17/09/2013

Arte e filosofia: Juntas? – Parte I

Por Ingrid Pierazzo

É claro que a arte tem muito haver com a filosofia... Elas se fundem em muitos períodos.
A métrica é inegável, tanto na poesia quanto na pintura.  Os períodos sempre influenciaram pensamentos artísticos. A filosofia foi o que fez da arte ser arte.
A arte, para ser a arte que derruba tabus e conservadorismo precisa estar fora do contexto geral, fora da mesmice, antidogmática. O pensamento precisa, necessariamente, se esquivar de qualquer comprometimento com a visão infantil do mundo. Precisa se perguntar sobre a existência do mundo. Precisa se questionar junto a Descartes e Aristóteles.
A mesma coisa acontece com a filosofia. Ela é, de fato, aquela que foge a mesmices e pensamentos pré-programados.
Alguns dizem que a filosofia se encaixa a arte, no sentido de que ela deveria ser uma. A arte que faz isso é muito próxima da filosofia, que sempre põe a dúvida antes de estabelecer um novo olhar. Está sempre relacionada ao sentido de reflexão e dúvida. Esta “arte” que busca fundamentar temas e questionar valores impostos por um padrão pré-definidos.
No entanto, é admitido que a filosofia não está em tudo na arte. Como, por exemplo, no teatro. Lá há bastante questionamento de valores, no sentido de funções morais. “Não matar”, “ Não roubar”... Ainda que nas entrelinhas.

O que se pode concluir, grosseiramente, é que as duas sempre andam alinhavadas, porém com seus pontos de desencontro. O que as tornas ainda mais interessantes de estudar juntas, já que tem dois lados da mesma moeda.


Contestação por parte de Tarsila do Amaral, no período da Revolução Russa.  






Ingrid Pierazzo, 20 anos, e estudante de design, é apaixonada pelas artes e por todas as formas que a represente e escreve quinzenalmente, toda segunda-feira, para o blog AODC Noticias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Qual sua opinião sobre o post? Comente, abra discussões, critique, elogie. O AODC Notícias é o seu espaço.

Instagram

>

Não deixe de conferir:

Oficina Teatral 2022 - CEU PQ Bristol

Depois de muito tempo parados por conta da pandemia de Covid-19, finalmente estamos de volta com a oficina teatral gratuita. Agora em um no...