Não deixe de conferir:

12ª Mostra Cultural A Ordem do Caos - Programação

Pra quem estava ansioso, este ano a tradicional Mostra Cultural do grupo A Ordem do Caos ocorre no mês de agosto! Com atrações totalm...

17/09/2013

Arte e filosofia: Juntas? – Parte I

Por Ingrid Pierazzo

É claro que a arte tem muito haver com a filosofia... Elas se fundem em muitos períodos.
A métrica é inegável, tanto na poesia quanto na pintura.  Os períodos sempre influenciaram pensamentos artísticos. A filosofia foi o que fez da arte ser arte.
A arte, para ser a arte que derruba tabus e conservadorismo precisa estar fora do contexto geral, fora da mesmice, antidogmática. O pensamento precisa, necessariamente, se esquivar de qualquer comprometimento com a visão infantil do mundo. Precisa se perguntar sobre a existência do mundo. Precisa se questionar junto a Descartes e Aristóteles.
A mesma coisa acontece com a filosofia. Ela é, de fato, aquela que foge a mesmices e pensamentos pré-programados.
Alguns dizem que a filosofia se encaixa a arte, no sentido de que ela deveria ser uma. A arte que faz isso é muito próxima da filosofia, que sempre põe a dúvida antes de estabelecer um novo olhar. Está sempre relacionada ao sentido de reflexão e dúvida. Esta “arte” que busca fundamentar temas e questionar valores impostos por um padrão pré-definidos.
No entanto, é admitido que a filosofia não está em tudo na arte. Como, por exemplo, no teatro. Lá há bastante questionamento de valores, no sentido de funções morais. “Não matar”, “ Não roubar”... Ainda que nas entrelinhas.

O que se pode concluir, grosseiramente, é que as duas sempre andam alinhavadas, porém com seus pontos de desencontro. O que as tornas ainda mais interessantes de estudar juntas, já que tem dois lados da mesma moeda.


Contestação por parte de Tarsila do Amaral, no período da Revolução Russa.  






Ingrid Pierazzo, 20 anos, e estudante de design, é apaixonada pelas artes e por todas as formas que a represente e escreve quinzenalmente, toda segunda-feira, para o blog AODC Noticias.