06/09/2013

As vezes uma foto vale mais do que mil palavras - Parte II

Por Pamela Gomes

Alô... a cor chegou \0/



Após toda a novidade da criação da fotografia ainda veio muito mais pelo caminho, com os avanços tecnológicos podemos melhorar a resolução das fotos, tempo, custo e muito mais. A primeira fotografia oficial colorida foi reproduzida em 1861 pelo físico James Clerk Maxwell.




Este feito foi possível graças ao sistema onde ao misturar 3 cores, sendo elas vermelho, verde e azul desenvolveriam-se as demais, ou seja, no processo era fotografada três vezes a mesma coisa, sendo cada imagem submetidas à um filtro de cor diferente, como resultado se obtinha três imagens em preto e branco com graduações diferentes de cinza. Essas imagens eram projetadas em uma superfície branca, cada uma era sobreposta por seu respectivo filtro, assim as três cores se juntavam e misturavam reproduzindo na superfície branca a imagem colorida.
Uffa, que inteligencia não é mesmo???





 Em 1907 foi produzido o primeiro filme fotográfico colorido porém as fotos coloridas só se tornaram populares em 1930, quando a Kodak lançou o primeiro filme 35mm colorido, o conhecido como Kodachorme.
Este filme possuía três camadas de emulsão sendo cada uma com uma cor. Depois de usado o filme tinha que ser encaminhado para a fábrica que lhe enviava as fotos reveladas.




O fotografo que se destacou nesta época foi Willian Eggleston. Ele influenciou muito a fotografia contemporânea, dando maior valor na cor como principal linguagem para uma foto. Willian rompeu barreiras quando resolveu fotografar cenas do dia a dia, detalhes que passavam despercebidos às pessoas sempre tendo como foco a cor e seu contraste.





E vamos fotografar galera, o que há dentro de nós, pois com uma câmera nas mãos podemos nos expressar pelas fotos. Uma câmera fotográfica é uma verdadeira caixinha de surpresas basta você revelar o que tem no coração!!!




Até a próxima semana....
Beijos.



Pamela Gomes é formada em Produção Multimídia, trabalha com edição fotográfica e de vídeo, estudante da Oficina de Teatro do grupo “A ordem do Caos” 2013. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Qual sua opinião sobre o post? Comente, abra discussões, critique, elogie. O AODC Notícias é o seu espaço.

Instagram

>

Não deixe de conferir:

Oficina Teatral 2022 - CEU PQ Bristol

Depois de muito tempo parados por conta da pandemia de Covid-19, finalmente estamos de volta com a oficina teatral gratuita. Agora em um no...