25/10/2013

A fotografia digital

Por Pamela Gomes

Após falarmos um pouco sobre o surgimento da fotografia na nossa história vamos saber como surgiu a fotografia digital que revolucionou a história da foto no mundo, pulando etapas e facilitando muito a vida das captações de imagem, armazenamentos e revelações.


A primeira imagem digital registrada foi de responsabilidade do programa espacial americano, onde a superfície de Marte foi captada em 1965,  pela sonda Mariner4





A RCA criou em seu laboratório o circuito CMOS em 1964.
Em 1969 a Bell Labs desenvolve o primeiro CCD. Sua primeira versão comercial veio em 1973, onde capturava imagens de 0,01 megapixel.


O primeiro protótipo da câmera digital foi criado pela Kodak por volta de 1975, pesando 4kg e gravava suas imagens em uma fita K7. Como a câmera não possuía tela, era preciso reproduzir a fita em um reprodutor portátil ligado a um computador que exibia a imagem em uma tela de TV.


O projeto foi mostrado com o nome de “Fotografia sem Filme” para executivos da Kodak em 1976, mas eles não se interessaram pela novidade, afinal eram os maiores produtores de filmes e produtos químicos do ramo fotográfico.
Acredito que devem ter se arrependido, pois hoje em dia a marca luta para se reinventar justamente por conta do mercado digital.



Mas quem não perdeu tempo foi a Sony que, em 1981, revolucionou o mercado com a câmera digital Mavica, que capturava superes 0,3 megapixels, armazenava 50 fotos em disquetes de 2 polegadas custando em média 12 mil dólares.


Os primeiros modelos populares chegaram no mercado por volta de 1990 e é a sensação até hoje, sendo facilitado a captação de imagens tanto por câmeras digitais como por aparelhos celulares. E as novidades não vão parar por ai, com certeza logo teremos novidades consideráveis nessa era digital que não para de evoluir.


 
Pamela Gomes é formada em Produção Multimídia, trabalha com edição fotográfica e de vídeo, estudante da Oficina de Teatro do grupo “A ordem do Caos” 2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Qual sua opinião sobre o post? Comente, abra discussões, critique, elogie. O AODC Notícias é o seu espaço.

Instagram

>

Não deixe de conferir:

Oficina Teatral 2022 - CEU PQ Bristol

Depois de muito tempo parados por conta da pandemia de Covid-19, finalmente estamos de volta com a oficina teatral gratuita. Agora em um no...