13/12/2013

Fórmulas? Pra que?

Por Emerson Ramone

É teorema de Pitágoras, Heron e Euler. Fórmulas de Torricelli, Laplace, Gauss, Arquimedes, Fermat e a fórmula mais famosa, a pedra do sapato de todos os estudantes do ensino médio inteiro, a fórmula de Bhaskara!

São tantos cálculos, formulas e contas que aprendemos na escola, mas ao acabar o 3º ano muitos se perguntam “a onde eu vou usar essas fórmulas na minha vida”.

Há algum tempo atrás e até mesmo hoje é comum algum amigo postar uma imagem da fórmula de Bhaskara com a legenda “Professores, ainda estou esperando pelo dia em que irei usar essa merda na minha vida?”



Bhaskara foi simplesmente o mais importante matemático do século XII, além de professor, astrólogo e astrônomo. A sua fórmula mais famosa e que leva o seu nome serve para calcular as raízes ou zeros (valor de x) da equação do 2º grau, porém ele realizou vários outros cálculos e fórmulas importantíssimas.

Você ainda esta esperando pelo o dia que vai usar esses cálculos em sua vida, néh??? Pois bem, sem a matemática não existiria o computador, a internet, carros, casas, prédios, pontes, eletrodomésticos, aliás, você já viu uma antena parabólica? Ela é a representação mais comum da equação do 2º grau no seu dia a dia, não é a toa que o gráfico da equação de 2º grau chama-se parábola. Então a formula de Bhaskara está presente até na novela das 8.



Então vamos parar de questionar os ensinamentos de matemática que aprendemos na escola, porque tudo o que aprendemos é útil pára a nossa vida, não é só porque você não enxerga a matemática que existe ao seu redor não quer dizer que ela não existe. 

Emerson Ramone é Técnico em Segurança do Trabalho, Graduando em Engenharia Civil e membro do grupo A ordem do Caos 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Qual sua opinião sobre o post? Comente, abra discussões, critique, elogie. O AODC Notícias é o seu espaço.

Instagram

>

Não deixe de conferir:

Oficina Teatral 2022 - CEU PQ Bristol

Depois de muito tempo parados por conta da pandemia de Covid-19, finalmente estamos de volta com a oficina teatral gratuita. Agora em um no...