Não deixe de conferir:

Temporada do espetáculo teatral "O Rouxinol e a Rosa"

O grupo teatral A Ordem do Caos convida você para assistir à temporada do espetáculo O Rouxinol e a Rosa, no CEU Caminho do Mar. Com ...

18/12/2013

Feliz Natal

Por Ananda Dias

Ahhhhh o Natal é época de confraternizar, ficar com a família, com boas conversas, risadas, felicidade e muita comida. Então resolvi mostrar a importância dessa data em alguns países e falar sobre suas mesas natalinas.


EUA

É uma data muito importante para os americanos já que a maioria da população é cristã. Eles comemoram o Natal somente no dia 25 de Dezembro diferente dos brasileiros que fazem jantares na véspera do dia. Sua ceia é muito parecida com o jantar de Ação de Graças (Thanksgiving Day) com o peru, legumes e tortas.  Mas assim como os brasileiros, também montam árvores de Natal, as casas são iluminadas e a imagem do Papai Noel é muito presente.
                        

                                    
ITÁLIA

Já os italianos não economizam na hora de montar a ceia, eles fazem do Natal uma verdadeira festa e um enorme banquete para comemorar. Os pratos são bem diversificados como: Peixe, massas, saladas, queijo, frutas, chocolates, lentilhas, pudins e, é claro, o panetone.  Em suas tradições eles acreditam que comer nozes ajuda na fertilidade da terra e cria laços de família, por isso seus doces geralmente contêm nozes. Além disso, eles possuem uma forte tradição de enfeitar a noite de Natal com presépios.



ÁFRICA DO SUL

Com uma gastronomia rica, bonita e diversificada, a África do Sul tem influências inglesas com torta de carne, legumes, pudim, arroz com passas e, é claro, o Peru de Natal. Por ser um país que comemora a data durante o verão, os africanos costumam fazer sua ceia de Natal em mesas do lado de fora das casas, em jardins ou no quintal dos familiares. Além disso, para eles a árvore de natal com presentes é indispensável.



RÚSSIA

Já na Rússia o Natal é um pouco diferente, a celebração acontece no dia 7 de Janeiro. Eles têm o costume de celebrar com toda a família e, em algumas casas, lugares especiais são colocados para entes queridos que já faleceram.  Sua ceia é basicamente composta por frutas, grãos e ausência de carne, a comida varia de região para região. Para eles os grãos simbolizam a esperança, sementes a paz e o mel a felicidade. Em seu cardápio também aparecem: mel, peixes, nozes, arroz, ervilhas, batatas e Kutya (um pudim de grãos, passas, mel, nozes e sementes de papoila) etc...



                   




Fontes fotos:  
1- http://blog.efacil.com.br/wp-content/uploads/2011/12/eFacil_DiadoSamba2.jpg
2- http://4.bp.blogspot.com/-OziQ_DawvJw/TuOxtDy9QHI/AAAAAAAAWlQ/yYSP0xtbA0k/s1600/PANETONE-de- NATAL.jpg
3- http://p2.trrsf.com/image/fget/cf/619/464/img.terra.com.br/i/2012/11/07/2632162-2034-rec.jpg
4- http://3.bp.blogspot.com/_T6_1mdo7FfE/TSUR8SQg2YI/AAAAAAAAGJM/bJvHT91RDFs/s1600/kutia_naco.jpg

Fontes textos: 
1- http://port.pravda.ru/russa/06-01-2011/31011-natal_russia-0/
2- http://www.petitgastro.com.br/a-ceia-de-natal-e-seus-diferentes-costumes-no-mundo/
3- http://correiogourmand.com.br/info_01_cultura_gastronomica_15_grandes_datas_festivas_natal_03_ceias.htm


Ananda Dias é estudante de gastronomia e atriz do grupo teatral A Ordem do Caos. Além disso, escreve sobre culinária para o AODC Notícias.