Não deixe de conferir:

12ª Mostra Cultural A Ordem do Caos - Programação

Pra quem estava ansioso, este ano a tradicional Mostra Cultural do grupo A Ordem do Caos ocorre no mês de agosto! Com atrações totalm...

02/12/2013

Movimento Indie

Por Vitória Ceni

Quantas vezes você já ouviu falar que um cantor ou uma banda é “alternativa” ou “underground”? São palavras bem conhecidas e usadas no mundo da musica, mas são poucas as pessoas que sabem mesmo da onde surgiram essas denominações pra tais bandas ou cantores. A resposta, na verdade, não vem nem de um estilo, mas sim de um movimento. O Movimento Indie.


Nos anos 80 na Grã-Bretanha e nos Estados Unidos, começaram a surgir algumas bandas que emergiram do Grunge e do Hardcore com produtoras independentesque passaram a ser chamadas de Indie Rock, como: Sonic Youth e Big Black. Já na década de 90 o movimento estourou na Inglaterra com as bandas Pavement, Oasis, Blur e Placebo e nos Estados Unidos Nirvana e Pearl Jam atingiram um enorme sucesso o que fez com que acabassem sendo musicas comercializadas e atraíssem grandes produtoras, então o que antes era Indie Rock, passou a ser as conhecidas bandas alternativas e aquelas que continuaram seguindo o movimento ficaram como underground.
O movimento segue até os dias de hoje, não só como um estilo musical, mas também com aspectos de moda, comportamento, mito e lugar, conhecidos por se interessarem pela Cultura, pelas Artes e por outros campos intelectuais, sendo um tipo particular de contracultura onde cada pessoa cria sua própria tendência sempre seguindo o desejo de independência.

Escutar um pouco de Snow Patrol, The Killers e Bloc Party pode te fazer conhecer um pouquinho melhor desse movimento, ou até mesmo dar um pulo na Blitz Haus de sexta-feira que trás uma temática bastante focada no Indie.


Fonte da foto: Página do fã clube da banda Cansei de Ser Sexy


Vitória Ceni é integrante do grupo teatral A Ordem do Caos e escreve para o AODC Notícias toda sexta-feira.