21/04/2014

Senna - 20 anos de Saudade

Por Armando Ribeiro



Para muitos, o dia 1º de Maio não significa somente o feriado do dia do trabalho, mas também, representa uma data bastante triste. Há exatos 20 anos, o Brasil e o mundo perdiam Ayrton Senna em um trágico acidente na sétima volta do Grande Prêmio de San Marino na curva Tamburello.

A imagem vitoriosa deste grande herói nacional é lembrada não só no Brasil, mas em várias partes do mundo. Senna ficou famoso por sua dedicação e perseverança no que fazia.

Ayrton Senna da Silva nasceu em 21 de Março de 1960 na cidade de São Paulo. Desde criança Senna já demonstrava interesse pela velocidade. Senna estreou na Fórmula 1 em 1984, passou por quatro equipes na categoria (Toleman, Lotus, McLaren e Williams) e ganhou 3 títulos mundiais em seus 10 anos de carreira (1988, 1990 e 1991, todos pela McLaren) e foi o piloto brasileiro que mais venceu corridas (41).

A morte de Ayrton Senna foi uma comoção mundial. No funeral recebeu as honras que são prestadas somente a chefes de Estado e o Governo Federal decretou três dias de luto oficial no país, uma demonstração de carinho e devoção que o povo brasileiro tem pelo piloto e uma forma de agradecimento pelas alegrias que ele trazia aos brasileiros com suas vitórias.

Os maiores legados do piloto foram as melhorias na segurança dos carros e autódromos da Fórmula 1, que desde o acidente de Ayrton, nunca mais houve mortes em decorrência de acidentes, e o Instituto Ayrton Senna que, comandado por sua irmã Viviane, ajuda milhares de crianças carentes pelo Brasil. Infelizmente Senna não viveu tempo suficiente para ver o Instituto ser criado, mas o brasileiro já havia pensado na criação da instituição para ajudar as crianças, já que fazia anonimamente doações para instituições de caridade.

Nesses vinte anos que Ayrton Senna se foi, a memória desse grande campeão continua mais viva do que nunca em todos os brasileiros de todas as idades. Senna será sempre lembrado por sua garra nas pistas, por sua determinação em ser o melhor e pelo seu exemplo e humildade e humanidade que passou a todos nós.

Obrigado Ayrton Senna da Silva, obrigado Ayrton Senna do Brasil!



"Se você quer ser bem sucedido tem que ter dedicação total, buscar o seu último limite e dar o melhor de si mesmo." 
Ayrton Senna


Armando Ribeiro é estudante da oficina A Ordem do Caos 2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Qual sua opinião sobre o post? Comente, abra discussões, critique, elogie. O AODC Notícias é o seu espaço.

Instagram

>

Não deixe de conferir:

Oficina Teatral 2022 - CEU PQ Bristol

Depois de muito tempo parados por conta da pandemia de Covid-19, finalmente estamos de volta com a oficina teatral gratuita. Agora em um no...