12/05/2014

A sétima arte

Por Fernanda Franca



CINEMA, do grego κίνημα - kinema quer dizer "movimento".  Sétima manifestação artística estabelecida por Ricciotto Canudo no "Manifesto das Sete Artes".

O cinema existe graças à invenção do cinematógrafo, inventado pelos Irmãos Lumière no fim do século XIX. Em 28 de dezembro de 1895, na cave do Grand Café, em Paris, os dois realizaram a primeira exibição pública e paga na história do cinema: uma série de dez filmes, com duração média de 40 a 50 segundos cada (os primeiros rolos de película tinham apenas quinze metros de comprimento).

Durante muitos anos os filmes eram exibidos em preto e branco e em silêncio, tendo em alguns música ao vivo, efeitos ou diálogos escritos que são muito famosos e, até hoje, usados como referência para descrever e caracterizar o cinema das décadas anteriores. Charles Chaplin é o maior exemplo que temos, mestre desta arte é conhecido mundialmente pelo excelente trabalho.
  

  

Com o passar do tempo, à duração dos filmes foram aumentando, cores aparecendo e finalmente o uso da voz, exigindo ainda mais dos atoresO filme australiano "The Story of the Kelly Gang" de 1906 é conhecido como o primeiro longa-metragem da história tendo a duração de 70 minutos.



FORMAS DE CINEMA:

- Cinema Mudo
- Longa-metragem
- Curta-metragem
- Documentário
- Cinema de Animação
- 3D



Como não amar essa arte?! Arte que envolve e emociona. Sempre vem a memória um filme, uma história que nos encantou e nos levou a lugares onde nunca imaginamos. Para o espaço, para o mais profundo do mar, ver pessoas, culturas... É realmente uma viagem. Ficamos ansiosos com uma estreia, com a possibilidade de estar no escurinho e curtir uma pipoca na frente da telona e de estar nas inesquecíveis poltronas vermelhas.

Fonte:
http://cinedraive-in.yolasite.com/hist%C3%B3ria.php ///// FOTO
http://pt.wikipedia.org/wiki/Cinema
http://pt.wikipedia.org/wiki/Hist%C3%B3ria_do_cinema
http://lueniatavares.blogspot.com.br/2012/08/um-pouco-da-poesia-de-charles-chaplin.html //// FOTO

Fernanda Franca é estudante da Oficina Teatral A Ordem do Caos 2014. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Qual sua opinião sobre o post? Comente, abra discussões, critique, elogie. O AODC Notícias é o seu espaço.

Instagram

>

Não deixe de conferir:

Oficina Teatral 2022 - CEU PQ Bristol

Depois de muito tempo parados por conta da pandemia de Covid-19, finalmente estamos de volta com a oficina teatral gratuita. Agora em um no...