Não deixe de conferir:

12ª Mostra Cultural A Ordem do Caos - Programação

Pra quem estava ansioso, este ano a tradicional Mostra Cultural do grupo A Ordem do Caos ocorre no mês de agosto! Com atrações totalme...

15/05/2014

O Cinza Predomina…

Por Bianca Mota



Quem nunca notou a presença de grafites nas ruas, prédios e muros de São Paulo? Bem, eles não passam despercebidos, até porque são os grafites que deixam a cidade mais colorida, alegre e reflexiva. Se você é um apreciador das artes de rua, vai entender como é triste e frustrante descobrir que essas obras foram apagadas como se não fossem nada de importante para a nossa cultura.

Recentemente,  alguns grafiteiros se reuniram na Nova Radial Leste de Itaquera para pintar um muro com a autorização da Subprefeitura. O trabalho realizado deixou a avenida mais interessante, mas o que realmente chamava atenção era o fato de, alguns dos grafites, terem como referência críticas em relação a copa. Depois de uma semana que essas obras foram concluídas a Subprefeitura mandou remover os grafites sem qualquer tipo de explicação. Isso não só deixou os grafiteiros indignados, como também afetou o humor de quem passa por lá.   





Não é a primeira e nem a última vez que isso irá acontecer, temos como exemplo uma das obras da dupla “OsGemeos” que também foi apagada na Vila Mariana, mas que nesse caso, não faz nenhum tipo de crítica.




O artigo 5º, inciso IX, da Constituição Federal em vigor, garante a liberdade artística independente de qualquer censura ou licença. ”É livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença;”, diz o artigo do capítulo dos Direitos e Deveres Individuais e Coletivos.


Grafitar é uma liberdade artística e não há motivos para que ela seja censurada. O grafite é cultura, apagar essas obras do mapa significa apagar a nossa identidade. É deixar apenas o cinza predominar…





“Amanhece! E na cidade é possível ver e sentir a presença de novas cores
Cores que deixam a cidade com toque de novo. Um toque com vários sabores
As paredes já não estão mais tão vazias… Sem almas
Agora elas representam amores, com flores e calmas

Desperta a atenção da mais jovem à mais idosa. E todos arriscam palpites.
Mal imaginam que quem fez aquelas artes são os discriminados ‘heróis do grafite’
Em questão de tempo aquela obra já não pode ser mais vista
É como um amor não correspondido. Não tem nem tempo de despedida

Vem então o conflito. “Mas foi autorizado pela prefeitura, senhor juiz.”
Isso não importa, no fundo o que eles querem realmente é uma cidade infeliz
Mas a arte não pode parar, tem muita parede vazia precisando se alegrar
Enraizada nas almas os grafites ficarão, e para sempre será de muitos a eterna paixão.”
-
Caetano Araújo


Referências:
Subprefeitura permite grafites em Itaquera e depois apaga trabalho: http://www.itaimpaulista.com.br/portal/index.php?secao=news&subsecao=5&id_noticia=2433
Imagens:
2 - Tirada por Bianca Mota na Av. José Pinheiro Borges (Nova Radial Leste). Grafite feito por Todyone.



Bianca Mota tem 17 anos e é estudante da Oficina Teatral A Ordem Do Caos de 2014.