20/01/2015

Metas de Fim de Ano

Por Rúbia Domingues

É natural usar o fim de ano como um momento para repensar nossas escolhas e reavaliar nossos atos. Aproveitamos também para estabelecer o que queremos pra o nosso próximo ano. Muitas pessoas criam listas de metas que não conseguem cumprir ao longo do ano mas, segundo uma pesquisa liderada pelo professor britânico Richard Wiseman, apenas 12% das 3 mil pessoas que participaram conseguiram manter as promessas e alcançaram os objetivos que haviam definido.

A pesquisa é de 2007, mas é verdade que a maior parte das listas de fim de ano, assim como outras listas de metas feitas no decorrer do mesmo, acabam esquecidas. Veja algumas dicas pra conseguir cumprir sua lista de metas:

1 - Escreva suas metas: Segundo o coaching Sulivan França em reportagem ao G1, “o nosso cérebro não diferencia o real do imaginário”. Dessa forma, o ideal é que suas metas sejam escritas: “Se você ficar com as suas metas ou suas ações não escritas, só no plano mental, certamente você vai esquecer e procrastinar essas ações. Se você materializar, certamente você terá algo ali que vai te lembrar o tempo todo das suas ações e das suas metas, o que faz com que você acabe as concretizando de uma maneira até muito mais rápida e tranqüila.”

2 – Faça listas curtas: Fica mais fácil cumprir uma lista com cinco metas do que uma lista com cinquenta. Quando se faz uma lista de metas muito grande, a possibilidade de perder o foco das coisas que se quer cumprir é muito grande. Filtre sua lista e só deixe o que for mais relevante. 

3 - Trace objetivos que dependam apenas de você: Quando os objetivos dependem de você, fica mais fácil se cobrar pra que as metas sejam cumpridas. Além disso, quando você fica dependente de outro pra realizar um objetivo, o risco de sair decepcionado é grande.

4 - Deixe as metas onde você possa visualizá-las diariamente: É importante ter contato diário com as metas. Leia esta lista sempre que você puder. Risque o que já cumpriu e foque no que falta cumprir.

5 - Seja realista: você está motivado a cumprir a meta estipulada? Essa meta (e o que precisa fazer pra cumpri-la) está dentro da sua realidade?
Avalie não só o que você deseja, mas também o que terá que fazer pra conseguir. Muitas metas deixam de ser cumpridas assim que aparece o primeiro obstáculo. Então, é bem mais fácil cumprir um objetivo “alcançável” que não imponha muitas privações para quem o estipulou. O coaching Sulivan França ressalta: “Avalie seus limites, sua realidade. Veja se a meta que você impôs está dentro do seu contexto social, profissional e pessoal”.

6 - Estabeleça prazos realistas para cumprimento das metas: Em quanto tempo você consegue emagrecer, organizar seus livros, ou organizar sua vida financeira? Contabilize, se organize e detalhe suas metas escritas: coloque tudo no papel, inclusive quanto tempo você tem pra cumpri-las. E respeite esse tempo. Não deixe que a ansiedade por um resultado atrapalhe o tempo que você estipulou.

7 - Faça avaliações constantes: Com a tentativa de realização das metas obstáculos surgirão. Em dado momento, algumas metas podem se tornar menos importantes se comparadas ao momento em que foi estipulada. Não tenha medo de modificar uma meta ou mesmo de refazer sua lista por completo.

Não desista, mas também não deixe que as promessas se transformem em obsessão. No decorrer do ano é provável que sua visão quanto a determinadas situações mudem, assim como seus objetivos. E se seus objetivos são os mesmos mas você não conseguiu cumprir uma meta, tudo bem! Você ainda pode cumpri-la no próximo ano.

Sua meta é guardar dinheiro? Conheça o “Cofrinho Progressivo”

Trata-se de um desafio conhecido como Cofrinho Progressivo Semanal. Funciona assim: 
Durante todo o ano, você vai guardar em um cofrinho o valor correspondente à semana. Por exemplo: 

- Na primeira semana você coloca no cofrinho um real.
- Na segunda semana você coloca no cofrinho mais dois reais, totalizando três reais.
- Na terceira semana você coloca no cofrinho três reais, totalizando seis reais. 

Assim sucessivamente. Abaixo, uma tabela retirada do Blog Juízo na Cachola, pra facilitar o controle ao guardar dinheiro dessa forma:



O blog Juízo na Cachola dá três dicas interessantes:
Imprima a tabela e coloque em um lugar visível pra acompanhar os depósitos
Use um cofrinho lacrado, pra evitar recaída.
Outra dica é não comprar um cofrinho. Assim, você vai acabar gastando, e a idéia é economizar. Então use a criatividade e faça seu próprio cofre.




Fontes: http://maisequilibrio.com.br/bem-estar/metas-de-fim-de-ano-7-1-6-845.html
http://maisequilibrio.com.br/bem-estar/estabelecendo-metas-em-sete-passos-7-1-6-106.html
http://maisequilibrio.com.br/bem-estar/metas-de-final-de-ano-7-1-6-595-e-28.html
http://vilamulher.com.br/bem-estar/motivacao/apenas-12-cumprem-metas-de-fim-de-ano-11-1-71-157.html
https://www.sbcoaching.com.br/sbc-imprensa/sbc-nos-jornais/metas-de-fim-de-ano-nao-desista
http://atrevida.uol.com.br/arrasa/tudo-de-bom/metas-reais-para-o-ano-novo/144
http://www2.uol.com.br/vyaestelar/eu_ano_novo.htm
http://g1.globo.com/sao-paulo/noticia/2014/12/veja-historias-de-promessas-de-ano-novo-que-deram-certo-e-errado.html
http://www.bbc.co.uk/portuguese/reporterbbc/story/2007/12/071228_promessafimdeano_np.shtml
http://super.abril.com.br/cotidiano/segunda-eu-comeco-626242.shtml

Imagens:
http://www.juizonacachola.com.br/2015/01/desafio-cofrinho-progressivo.html
http://www.anachamilete.com/2014/12/como-definir-as-metas-de-ano-novo.html



Rúbia Domingues é estudante de gastronomia e integrante do grupo A Ordem do Caos. Gosta de Artes Plásticas, Artesanato e Cinema. Escreve eventualmente para o BlogAbrasileirando e quinzenalmente para AODC Notícias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Qual sua opinião sobre o post? Comente, abra discussões, critique, elogie. O AODC Notícias é o seu espaço.

Instagram

>

Não deixe de conferir:

Oficina Teatral 2022 - CEU PQ Bristol

Depois de muito tempo parados por conta da pandemia de Covid-19, finalmente estamos de volta com a oficina teatral gratuita. Agora em um no...