03/02/2015

Oficina Teatral 2015 - #CulturaTeatral

Com a corrida de nosso dia-a-dia a tensão prende cada vez mais nossas ações. Os paradigmas estão presentes no cotidiano e poucos conseguem se desprender deles. A Arte, em qualquer segmento, é uma forma de abrir uma janela neste processo mas muitas vezes falta a oportunidade e coragem para dar este passo, rumo ao desprendimento.

Estamos presos em nossas culturas multimidiáticas, não que elas sejam erradas, mas a palavra em questão é "preso", e isto, não importa em qual cultura, não é algo bom, uma vez que lhe prende a uma única visão.

No teatro, devido a possibilidade de "viver vidas", conseguimos, mesmo que por poucos momentos, desprender de nossas "verdades" e entrar em mundos que podem ser diferentes ou mesmo opostos ao nossos. Por isso uma oficina ou um curso de teatro acaba sendo um bom atrativo, não só para quem quer se tornar um ator ou atriz, mas também para quem quer ter uma válvula de escape de seus paradigmas.

Em 2015 o grupo A Ordem do Caos continuará com uma das oficinas teatrais livres mais procurada de São Paulo. Este ano com o tema #CulturaTeatral, seguindo nossa filosofia do Teatro de Alma, com o objetivo de reviver hábitos que estão se perdendo como conhecer experimentar novas culturas.




O enfoque ainda é o primeiro contato com o teatro, trabalhando desinibição, voz, criação de personagens e, como sempre, não é necessária experiência anterior. Muitas pessoas procuram a atividades apenas para poder trabalhar a timidez, porém também ocorre a busca por quem já tem experiência teatral, até porque o grupo seleciona seus atores na oficina e indica para testes em outros grupos, agências e produtoras. No entanto, o que vem sendo o seu diferencial são as aulas de produção, colocadas em prática durante as apresentações de conclusão da oficina. Aulas de iluminação, cenografia, maquiagem e figurino são passadas por profissionais ou formados no meio.


A #CulturaTeatral que praticaremos este ano é o incentivo em sair da rotina, a busca por diferentes formas de vida, não como busca de uma forma que seja correta ou verdadeira, mas uma busca por repertório, conhecimento e com isso permitir que cada um encontre uma forma melhor de viver a vida e enfrentar os paradigmas.
As atividades acontecem sempre aos domingos às 14h, no Centro Cultural do Jabaquara.


Cada oficina é diferente da outra, novas pessoas, novos acontecimentos e espero que esta oficina de 2015 possa trazer novos aprendizados, amizades e principalmente, algo que faça bem para cada um que participa. Um grande abraço.

Regras para a Oficina Teatral 2015

Atividades: todos os domingos, sempre às 14h.
- Só pode se inscrever quem tem 15 anos ou mais, sem limite máximo de idade;
- É obrigatório o uso de roupas leves, que permitam exercícios;
- Atrasos ou ausência no mês de março, perde a vaga;
- Vagas remanescentes, por qualquer razão, serão imediatamente repassadas;
- Recomendamos o uso de garrafinhas de água;
- Por falta de espaço não é permitido assistir ou acompanhar alguém durante as atividades;



Pré- Inscrições pela Internet: Inscrições Encerradas
Início das inscrições: 14/02/2015 - 20h
Fim das inscrições: 21/02/2015 - 20h - Ou até atingirem a cota.

- Só serão aceitas pré-inscrições realizadas neste período. No início das matrículas realizaremos uma transmissão ao vivo pela AODC Rádio Web;
- Só serão aceitas pré-inscrições realizadas pelo formulário próprio disponibilizado no site www.aordemdocaos.com.br.
- Não serão aceitas pré-inscrições antes da data estipulada.
- As informações solicitadas no formulário deverão ser preenchidas com dados corretos e verdadeiros, que serão verificados no dia da primeira aula;
- Serão desqualificados aqueles que enviarem mais do que uma pré-inscrição.
- Cada pré-inscrição receberá uma confirmação automática de recebimento, e após isso será avaliada;
- As pré-inscrições serão aprovadas por ordem de chegada em nosso sistema,após a avaliação dos dados pela nossa equipe;
- Os aprovados receberão um e-mail de confirmação entre os dias 24, 25 e 26 de fevereiro de 2015;
- Os aprovados deverão ir com documento de identificação com foto ao local das aulas no dia 01 de março e chegar antes das 13h. para assinar a lista de aceite. O não comparecimento já caracteriza desistência da vaga.
- Já deverão ir com roupas leves e podem levar garrafinhas de água.


Inscrições pessoalmente (Único dia):

Início das inscrições: 01/03 - 11h
Fim das inscrições: 01/03 - 13h

Centro Cultural Jabaquara
Rua Arsênio Tavolieri, 45 - Jabaquara - São Paulo, SP ( Portão 01) ( Portão 02)

- A fila será fechada e não serão aceitas novas entradas após o horário final.
- Serão classificados na fila por ordem de chegada.
- Não serão feitas inscrições sem o documento de identidade original.

- Quem estiver na fila e não conseguir vaga será colocado na lista de vagas remanescentes ( vagas de desistentes ou faltantes, obedecendo a mesma ordem. O mesmo ocorrerá com qualquer outra pessoa que deseje vaga depois destes processos


Wellington Dias é diretor teatral do grupo A Ordem do Caos e é professor universitário. Mestre em comunicação, inovação e comunidades, Bacharel em Comunicação com habilitação em Rádio e TV.

Um comentário:

  1. Olá , gostaria de saber se para realizar as inscrições pessoalmente é necessário estar acompanhado com um responsável ?

    ResponderExcluir

Qual sua opinião sobre o post? Comente, abra discussões, critique, elogie. O AODC Notícias é o seu espaço.

Instagram

>

Não deixe de conferir:

Oficina Teatral 2022 - CEU PQ Bristol

Depois de muito tempo parados por conta da pandemia de Covid-19, finalmente estamos de volta com a oficina teatral gratuita. Agora em um no...