Não deixe de conferir:

12ª Mostra Cultural A Ordem do Caos - Programação

Pra quem estava ansioso, este ano a tradicional Mostra Cultural do grupo A Ordem do Caos ocorre no mês de agosto! Com atrações totalme...

16/02/2015

BOLO DE FUBÁ - Da produção da farinha a receitas

Por Rúbia Domingues

O fubá é um produto tradicional e muito consumido pelos brasileiros. É uma farinha feita a partir do milho, usada para produção de vários pratos (bolos - doces ou salgados -, polenta, broas, mingau, farofa, entre outros). A palavra fubá é de origem africana para designar farinha.

Pra quem tem interesse em saber como funciona a produção de fubá e farinha de milho, abaixo é possível ver dois tipos de produção. 

A primeira é a produção industrial, para maior escala e é a mais usada nos dias de hoje:


A segunda forma de produção está praticamente em desuso.  É uma técnica artesanal que acontece através de moinho movido a base de pressão de água. Essa técnica é interessante e ainda apreciada por alguns produtores, visto que os grãos de milho são moídos de grão em grão, o que ressalta a qualidade de fubá e mantém algumas proteínas que outras técnicas não mantêm. 

Confira através dos vídeos abaixo, a produção através de moinho com pressão de água:


Neste link, veja uma técnica parecida com a do moinho maior, mostrado anteriormente: http://goo.gl/vSC4sj


Existem muitas formas de fazer o tradicional bolo de fubá, consumido em cafés da tarde de muitos brasileiros. Confira duas receitas diferentes, fáceis e deliciosas de Bolo de Fubá!

Bolo de Fubá Cremoso








Ingrediente:

4 ovos
4 xícaras de leite
3 xícaras de açúcar
2 colheres de farinha de trigo
1 xícara e meia de fubá
2 colheres de margarina
100 g de queijo ralado
1 colher de fermento em pó


Modo de Preparo:
Coloque tudo no liquidificador e bata. Por alguns segundos coloque em forma untada e polvilhada com farinha de trigo. Asse em forno quente por 30 a 40 minutos. Quando for tirar do forno observe se ele está corado, pois ele fica meio mole. Mas só sirva bem frio. Obs: A massa fica bem molinha


Bolo de Fubá com Goiabada









Ingredientes:

1 ovo
1 copo (americano) de leite
1 copo (americano) de fubá
1 copo (americano) de açúcar
1/2 copo (americano) de óleo
1 copo (americano) farinha de trigo
1 colher de fermento em pó
Goiabada em pedaços
Erva doce (se quiser)


MODO DE PREPARO
Misturar no liquidificador, o ovo, o leite, o óleo, o açúcar, o fubá e bater bem. Depois coloque esta mistura numa tigela, e misture com a farinha e o fermento em pó, e se quiser pode misturar aqui uma pitada de erva-doce. A seguir coloque em forma untada com manteiga e farinha, ponha um pouco da massa, e camadas de goiabada, faça este processo várias vezes, até acabar com a massa por cima. Levar ao forno quente de 30 a 40 minutos.

Fontes:
https://www.youtube.com/watch?v=Wai-Hfgntjk
https://www.youtube.com/watch?v=H-FnZSKSGOo
https://www.youtube.com/watch?v=5G6rXbfO_58
http://aculinariaeaocupacaodobrasil.pbworks.com/w/page/1365155/Bolo%20de%20Fub%C3%A1


Imagens:


Rúbia Domingues é estudante de gastronomia e integrante do grupo A Ordem do Caos. Gosta de Artes Plásticas, Artesanato e Cinema. Escreve eventualmente para o BlogAbrasileirando e quinzenalmente para AODC Notícias.