23/03/2012

Sonhar é Grátis


Por Helerson Oliveira

Quando penso em sonho, tenho diversas lembranças... Nos mais variados sentidos!

Focarei na minha compreensão da frase deste “silk”.  SONHO, no sentido de inspiração, de pensamento adiante, no melhor estilo dos grandes seres inventivos, como o Henry Ford, que uma vez disse: “Se eu perguntasse a meus compradores o que eles queriam, teriam dito que era um cavalo mais rápido”. Ninguém tinha sonhado ou conseguido construir um veículo em uma linha de produção. Ford sonhou com algo relativamente novo, algo que muitas pessoas pudessem comprar, e mais uma vez imaginou que pudesse fabricar esta máquina o mais rápido possível!

Está bem, os mais céticos dirão: “É... mas o ‘Fordismo’ e a invenção do carro deram no que deram...”. Ok. Mas a idéia central não é essa. Se não evoluímos, ou evoluímos de uma forma não sustentável de lá prá cá, a culpa não foi de Ford, pois ele fez a parte dele no tempo dele. A idéia é fazer algo grande. Quando penso nisso, é inevitável a lembrança de Steve Jobs, no célebre e emblemático discurso na Universidade Stanford, em 2007: "Lembrar que você vai morrer é a melhor maneira que eu conheço para evitar a armadilha de pensar que você tem algo a perder. Você já está nu. Não há razão para não seguir seu coração".

E por falar nisso... Compartilho meu sonho através da tradução da letra de John Lennon, Imagine.

Imagine que não há paraíso
É fácil se você tentar
Nenhum inferno abaixo de nós
Acima de nós apenas o céu
Imagine todas as pessoas
Vivendo para o hoje

Imagine não existir países
Não é difícil de fazê-lo
Nada pelo que lutar ou morrer
E nenhuma religião também
Imagine todas as pessoas
Vivendo a vida em paz

Você pode dizer
Que eu sou um sonhador
Mas eu não sou o único
Eu tenho a esperança de que um dia
você se juntará a nós
E o mundo será como um só

Imagine não existir posses
Me pergunto se você consegue
Sem necessidade de ganância ou fome
Uma irmandade humana
Imagine todas as pessoas
Compartilhando todo o mundo

Você pode dizer
Que eu sou um sonhador
Mas eu não sou o único
Eu tenho a esperança de que um dia
Você se juntará a nós
E o mundo viverá como um só


O sonho será capaz de dar sentido para a sua vida. Sim, poderá ser uma quimera, algo quase incompreensível para outras pessoas, mas vá adiante, é de graça!


Helerson Oliveira, 28, é fotógrafo há mais de 10 anos. Estudante de administração, considera-se um documentarista. Acredita que o conhecimento e a arte transformam nossa existência. É colaborador do AODC Notícias todas as sextas-feiras, falando sobre fotografia, imagens e as sensações que elas nos causam. 

Um comentário:

  1. Pois é, "O homem não morre quando deixa de existir, mas sim quando deixa de sonhar".

    ResponderExcluir

Qual sua opinião sobre o post? Comente, abra discussões, critique, elogie. O AODC Notícias é o seu espaço.

Instagram

>

Não deixe de conferir:

Oficina Teatral 2022 - CEU PQ Bristol

Depois de muito tempo parados por conta da pandemia de Covid-19, finalmente estamos de volta com a oficina teatral gratuita. Agora em um no...