08/11/2012

Alternativas para um banho mais sustentável

Por Daniela Pedroso

Sempre que pensamos em economizar energia elétrica, o primeiro passo é diminuir o tempo do banho, pois sabemos que o chuveiro é um dos grandes vilões do consumo nas residências brasileiras.

Estudando uma alternativa, pesquisadores da Faculdade de Engenharia Mecânica da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), desenvolveram um sistema energético mais econômico de aquecimento da água para banho, que pode substituir os chuveiros elétricos em edifícios, onde a falta de espaço torna a utilização de energia solar inviável para o abastecimento de todos os moradores.

O sistema funciona por meio de uma bomba de calor que aquece a água constantemente. Esse dispositivo, movido à energia elétrica, retira calor do ar ambiente e o transfere para a água que segue ao reservatório. A quantidade consumida é de 30% da energia total; o restante, vem do ambiente. O reservatório estaria ligado a um encanamento exclusivo, que abasteceria os diversos apartamentos com uma tubulação de água fria, e o controle da temperatura seria feito pela mistura das águas.

De acordo com os cálculos do engenheiro Obed Alexander Córdova Lobatón, a bomba de calor aquece a água pela metade do custo de um chuveiro elétrico, que chega a 0,32 R$/kWh (reais por quilowatt-hora). O sistema esquenta a água durante o dia inteiro, evitando um consumo alto em horário de pico.

Como a maioria dos sistemas sustentáveis, o investimento inicial é um pouco salgado, mas o equipamento consome quatro vezes menos, além do fato de uma bomba de calor ter vida útil estimada de 15 anos. Essa pesquisa mostrou que é possível diminuirmos o consumo de energia elétrica com uma alternativa bem acessível, mediante parceria de grandes construtoras que queiram utilizar esse projeto em seus empreendimentos.

Dissertação: "Otimização térmica e econômica de bomba de calor para aquecimento de água, utilizando programação quadrática sequencial e simulação através do método de Substituição-Newton Raphson"
Autor: Obed Alexander Córdova Lobatón
Orientador: José Ricardo Figueiredo
Unidade: Faculdade de Engenharia Mecânica (FEM)
Financiamento: Capes
Imagens: bit.ly/QqLYWk

Daniela Pedroso é bióloga e pós-graduanda em Biologia Molecular, auxiliar de cenografia do grupo teatral A Ordem do Caos e colabora com o AODC Noticias quinzenalmente, falando sobre meio-ambiente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Qual sua opinião sobre o post? Comente, abra discussões, critique, elogie. O AODC Notícias é o seu espaço.

Instagram

>

Não deixe de conferir:

Oficina Teatral 2022 - CEU PQ Bristol

Depois de muito tempo parados por conta da pandemia de Covid-19, finalmente estamos de volta com a oficina teatral gratuita. Agora em um no...