01/11/2013

Comida De Rua

Por Ananda Dias



Foto: Sheila Oliveira
Quem nunca se alimentou na rua? Na correria do dia-a-dia, saindo do trabalho ou escola, quem nunca se deparou com carrinho de cachorro quente? Ou com uma barraca de pastel?  E não tem coisa melhor do que experimentar as iguarias servidas nas grandes metrópoles.
É difícil encontrar quem não goste de uma barraca de tapioca, milho verde, caldo de cana, cachorro quente entre outros, são alguns dos “quitutes” que podem ser tão irresistíveis quanto se alimentar em um restaurante.  Hoje a comida de rua, como são chamadas, não só invadem o paladar dos paulistanos mas, também, de todo o Brasil e fazem chefs se aperfeiçoarem a uma nova forma gastronômica com qualidade e preço acessível.

“Infelizmente ainda visto por alguns como “Não seguro”, ” Não higiênico” ou “Não saudável”, a cozinha de rua vem conquistando seu espaço pouco a pouco.  Porem é uma pena que em uma cidade tão diversificada culturalmente como São Paulo a legislação não colabore muito. Só são permitidos pela regulamentação oficial: barracas de pasteis, caldo de cana e cachorro quente.  Mas hoje corre na Câmara Municipal um projeto de lei que autoriza a venda de comidas de rua em São Paulo.                                  

Além dos costumes, história e tradições, a culinária é uma das muitas outras formas culturais de representar um povo. Quando a mesma é de qualidade, não precisa ser feita só por grandes chefs de restaurantes renomados, mas também podem ser feita pela “tia do pastel”, “o moço do yakisoba” e pelo “tio do açaí”, o que importa são seus temperos, sabores, originalidade gastronômica e que mais novas barraquinhas se espalhem pelas ruas, contagiando ainda mais o paladar de todos.





Ananda Dias é estudante de gastronomia e atriz do grupo teatral A Ordem do Caos. Além disso, escreve sobre culinária para o AODC Notícias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Qual sua opinião sobre o post? Comente, abra discussões, critique, elogie. O AODC Notícias é o seu espaço.

Instagram

>

Não deixe de conferir:

Oficina Teatral 2022 - CEU PQ Bristol

Depois de muito tempo parados por conta da pandemia de Covid-19, finalmente estamos de volta com a oficina teatral gratuita. Agora em um no...