25/04/2014

SUB. V – "Cooperativa de conteúdo independente"

Por Caio Felipe Ono


O SUB.V é uma cooperativa criada há menos de um ano, que se designa como uma plataforma de ativismo digital, com o objetivo de disseminar conteúdo independente, mídia livre e livre informação, provendo uma nova forma de repensar o mundo atual através da arte. De acordo com Carlos Dias, fundador do projeto, são bem vindas qualquer forma independente de cultura, seja dança, grafite, música, poesia, documentários, entre outros, focando na critica social. A cooperativa não é restrita a artistas independentes, ela é aberta para todos que buscam ver arte e movimentos livres.  


 Na área artística vemos como é difícil um lugar ao sol, muitas vezes é preciso aprovação de pessoas influentes para se tornar conhecido, não bastando o talento. A SUB.V vê este recurso como algo totalmente manipulador e luta contra o mesmo, pregando a liberdade. Ver o reconhecimento daquele que tem o dom de somar algo de positivo pra sociedade pela arte, sem amarras de interesses, porque interesse é o que ocorre quando há o patrocínio de empresas, apoio de políticos, etc. Em Dezembro, do ano passado, aconteceu um encontro realizado pelo SUB.V, através do facebook, onde grafiteiros se reuniram em Osasco (Grande São Paulo) e foram usados latões, cedidos por um ferro velho, e o espaço cedido pelo “Tatuagem Banana Piercing” para colocar a arte em prática. O objetivo era de promover os grafiteiros e leiloar os tambores, onde os ganhos são revertidos para os próprios grafiteiros.

“Queremos fazer outras edições e chamar mais artistas deste e de outros gêneros, mostrar conteúdo independente de arte, fazendo encontros de talentos artísticos para propagar cultura e reverter ganhos em incentivo para os próprios artistas, é algo muito gratificante, queremos ainda num futuro próximo fazer oficinas como pintura, street dance,etc” - diz Carlos Dias.  No site do SUB.V vemos divulgação de artistas independentes, distribuídos nas sessões como mídia livre, música, artes visuais, arte de rua e outros.


A parte de documentários na aba “cine” do site, é uma das mais procuradas por ter muito conteúdo, contando com vídeos sobre cantores famosos como Bob Marley, The Doors, Raul Seixas entre outros artistas, vídeos de crítica social e temas fortes, como “a legalização da maconha”, “histórias do skate” entre outros. A cooperativa tem uma página no facebook com mais de 300 seguidores e mais de mil visitas diárias em seu site. O SUB.V, como forma de se sustentar, vende bonés, camisetas e outros acessórios, com o logo da cooperativa.  Fica o convite para quem tem um grupo independente de arte, ou é um artista independente e quer divulgar seu trabalho, basta entrar com contato, através do site www.subv.ws .



Agradecimentos a Carlos Dias e Denilson Leite, que estiveram disponíveis para falar sobre o projeto.


Fonte das imagens:


Caio Felipe Ono é estudante da Oficina Teatral do grupo A Ordem do Caos desde 2013, cursa o segundo semestre de Sistemas para Internet na Fatec, é fascinado por cultura, escreve poesias e músicas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Qual sua opinião sobre o post? Comente, abra discussões, critique, elogie. O AODC Notícias é o seu espaço.

Instagram

>

Não deixe de conferir:

Oficina Teatral 2022 - CEU PQ Bristol

Depois de muito tempo parados por conta da pandemia de Covid-19, finalmente estamos de volta com a oficina teatral gratuita. Agora em um no...