Por Emerson Ramone
Ao
sair para viajar, não importa para onde vá, sempre que pego a estrada me deparo
com um banner “Parabéns, você está em
uma das 10 melhores rodovias do país” e me sinto orgulhoso de poder dirigir
naquela rodovia.
Quem
trafega pelas rodovias do Estado de São Paulo tem a oportunidade de dirigir nas
melhores estradas do país. E realmente elas possuem um ótimo asfalto, boa
sinalização, acostamento em quase todo o percurso e um excelente atendimento de
emergência (quem já ficou parado no meio de alguma dessas estradas sabe do que
eu estou falando).
Mas
esse “orgulho todo” acaba ao chegar no 1º pedágio, aí eu lembro que ninguém vai
colocar um cartaz dizendo: “Parabéns, você
está em uma das 10 mais caras rodovias do país”.
Os
trechos de rodovias administrados pela iniciativa privada tem uma ótima
qualidade, mas seus preços por Km são bem elevados, não condizendo com a
realidade econômica do brasileiro e inflacionando o passeio ou transporte de
qualquer um.
Apesar
de o Brasil ficar abaixo da média mundial de tarifas de pedágio (R$ 8,77 por 100
km contra R$9,35 por 100 km), o modelo de concessão brasileiro entrega a maior
parte das estradas prontas e só necessitam de reformas e serviços de
manutenção. Já no exterior, as empresas concessionárias costumam ser obrigadas
a investirem bem mais pesados para a construção da via, o que torna o valor do
pedágio brasileiro bem alto em relação aos serviços prestados.
Pesquisas
mostram que as vias com ótima qualidade de pavimentação, como é o caso das
paulistas, melhoram o rendimento do veículo e poupam combustível, lubrificantes
e freios, diminuindo os gastos do da viagem em 26%.
Por
outro lado, vale ressaltar que o Porto de Santos é o maior da América Latina e
boa parte da importação e exportação brasileira passa pelas rodovias paulistas,
em especial o sistema Anchieta-Imigrantes que está entre as rodovias mais caras
do Brasil, gerando grande impacto nos valores dos transportes que, por fim, são
repassados ao consumidor final.
E
eu já ouvi muitos caminhoneiros falando “vale a pena pagar 500 reais de pedágio
do que perder dois pneus por viagem”, mas e você, qual sua opinião?
As 10 melhores rodovias do
país:
1º -
Rodovia dos Bandeirantes (SP-310/SP-348), entre São Paulo e Limeira
2º -
Rodovia Anhanguera (SP-330), entre São Paulo e Uberaba
3° -
Rodovia Dom Pedro I, (SP-65), entre Campinas e Jacareí
4º -
Rodovia Castello Branco (SP-280), entre São Paulo, Itaí e Espírito Santo do
Turvo
5º -
SP-280, entre Bauru e Itirapina
6º -
SP-330 e SP-333, entre Ribeirão Preto e Borborema
7º -
Rodovias Ayrton Senna e Carvalho Pinto (SP-70), entre São Paulo e Taubaté
8º -
Rodovia Presidente Dutra (BR-116), entre São Paulo e Rio de Janeiro
9º -
SP-147, entre Piracicaba e Mogi Mirim
10º -
SP-255, SP-310, SP-318, SP-334 e SP-345, entre Araraquara, São Carlos, Franca e
Itirapuã
As 09 mais caras do país:
1º
Rio-Teresópolis (RJ) – R$ 20,49 para cada 100 km
2º
Rodovia das Colinas (SP) – R$ 19,58 para cada 100 km
3º
RS-235 e RS-115 (RS) – R$ 17,50 para cada 100 km
4º
Anhanguera-Bandeirantes (SP) – R$ 16,27 para cada 100 km
5º
Rodovia dos Lagos (RJ) – R$ 15,60 para cada 100 km
6º
Anchieta-Imigrantes (SP) – R$ 14,64 para cada 100 km
7º Dom
Pedro I (SP) – R$ 12,96 para cada 100 km
8º
Castelo Branco-Raposo Tavares (SP) – R$ 12,48 para cada 100 km
9º
Free Way (RS) – R$ 11,57 para cada 100 km
Fontes:
Pesquisa
CNT de Rodovias, Disponível em: http://pesquisarodovias.cnt.org.br/Paginas/index.aspx
http://www.transvias.com.br/5765/noticias/Confira-o-ranking-das-9-concessoes-que-cobram-mais-caro-dos-usuarios-no-Brasil
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